Tomada 12v/USB na Tenere (alguém tem fotos instalada???)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
dario.quiroz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 07 Mai 2014, 11:27
Cidade onde mora: Salvador/BA

Tomada 12v/USB na Tenere (alguém tem fotos instalada???)

Mensagem por dario.quiroz » 22 Fev 2016, 07:45

Pessoal, alguém colocou a tomada na moto?
Poderiam postar alguma foto de como ficou a instalação??
Obrigado!!!

Avatar do usuário
Campana
Moderador
Moderador
Mensagens: 432
Registrado em: 07 Fev 2014, 14:48
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: ZS - Início Rodovia Anchieta

Re: Tomada 12v/USB na Tenere (alguém tem fotos instalada???)

Mensagem por Campana » 22 Fev 2016, 09:15

Dario.quiroz,

dá uma olhada nos tópicos abaixo que fala um pouco sobre a instalação, com fotos de como ficou e o mais importante que são os cuidados na ligação dessa tomada na moto, caso contrário em poucos dias da moto parada voce estará totalmente sem bateria.

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 1&start=30" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 2&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;
viewtopic.php?f=29&t=330&start=90" onclick="window.open(this.href);return false;

boa sorte! :joinha:

Edson Campana
Ténéré 250 2013/2013 - Branca - "Frida"

Avatar do usuário
Fsanti68
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Set 2015, 14:37
Cidade onde mora: Embu/SP

Re: Tomada 12v/USB na Tenere (alguém tem fotos instalada???)

Mensagem por Fsanti68 » 09 Mai 2016, 08:22

Foto eu não fiz, mas...

Eu queria instalar na minha Ténéré 250 modelo 2016 um conector USB para alimentar o celular/GPS. Encontrei na web alguns videos e dicas de como fazer, mas nenhuma me pareceu muito completa ou segura. Portanto resolvi relatar para quem estiver interessado em “up” caseiro a receita de bolo. A primeira coisa que me incomodou nas dicas que encontrei por aí é ter o conector ligado direto na bateria. Isso significa que, se vc se descuidar, vai se aborrecer com a bateria descarregada. Alguém sugere colocar uma chave para cortar a corrente, mas aí, a solução fica meio com cara de “bacalhau-quebra-galo-nasco”. Resolvi estudar um pouco e fazer direito. Segue a lista de materiais:
- 1 conector USB com entrada 12V
- 1m fio preto
- 1m fio vermelho
- 1 rolo de fita autofusão
- um pouco de fita isolante
- 1 porta fusível
- 1 fusível 3A
- 1 terminal elétrico tipo agulha
- 1 terminal elétrico tipo anel (largo o suficiente para acomodar o parafuso que fixa o polo negativo da bateria)
- 4 ou 5 enforca-gato

Passo a passo:

- Retirar o banco
- Retirar a lateral direita (olhando a moto por trás), é por onde passam os fios sobre o motor
- desconectar o positivo da bateria
- ligar o terminal tipo anel em uma extremidade do fio preto
- ligar o terminal tipo agulha em uma extremidade do fio vermelho
- colocar o porta fusível a cerca de 15 cm do terminal agulha (fio vermelho)
- unir os fios vermelho e preto após o porta fusível com um pouco de fita adesiva e enrolar os dois fios juntos com a fita autofusão (para isolamento térmico) -- obs: esse isolante não cola no fio, de quando em quando é bom passar enrolar um pouco de fita isolante para fixar.
- ligar o terminal agulha (fio vermelho) na caixa de fusíveis:
- a caixa de fusíveis da Té 250 2016 tem duas entradas: fio vermelho e fio marrom.
- são quatro seções da caixa, duas alimentadas pelo fio vermelho e as outras duas pelo fio marrom
- plugar o conector agulha na seção vazia ao lado do fio marrom (para usar o pós-chave)
- ligar o terminal preto no parafuso do negativo da bateria
- passar o fio todo junto com o chicote da moto (sai pelo lado esquerdo da moto, sobre o motor cruza para o lado direito e sobe pela lateral direita)
- fixar o seu novo chicote encapado com enforca-gato no chicote original da moto
- fixar o conector USB onde achar mais conveniente (eu coloquei no guidão ao lado do suporte do GPS)
- eliminar o excesso de fio (testar antes o guidão para não puxar os fios)
- unir o conector USB ao seu novo chicote
- reconectar o pólo positivo

Antes de montar a lateral e o banco, sugiro testar tudo. O seu USB irá funcionar somente com a chave da moto ligada. E pronto! Servicinho profissa para a felicidade do dono.

mutucasjc
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Set 2016, 13:57
Cidade onde mora: São José dos Campos/SP

Re: Tomada 12v/USB na Tenere (alguém tem fotos instalada???)

Mensagem por mutucasjc » 06 Set 2016, 14:24

Pessoal, boa tarde!
Tenho oficina mecânica e já instalei várias dessas tomadas.
Na pagina da oficina tem algumas fotos; http://www.facebook.com/motardmotos" onclick="window.open(this.href);return false;


NÃO INSTALE tomadas que não são resistentes a água!!!
Outro detalhe, não instale tomadas com led ou luzes... elas consomem a bateria.
O ideal é uma tomada com terminais nas pontas, para não precisar descascar ou emendar fios.
Procure tomada que tenham fusível de proteção, desta forma, quando quiser deixar desligada a tomada é só retirar o fusível.

Espero ter ajudado!

Responder