Bolha Acrisul

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
lukastrauer
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 227
Registrado em: 07 Dez 2012, 12:31
Cidade onde mora: Sta. Maria/Cach. do Sul-RS
Localização: Região central do RS

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por lukastrauer » 17 Dez 2013, 14:43

bom, vendo esses relatos aqui, decidi tirar a bolha original hoje ao vir trabalhar pra ver como ficava..

só digo uma coisa, se tu não se importa com o vento no peito, fica 100000000000% melhor..não tem ruído no capacete..
acho que a única solução para todo aquele barulho no capacete é tirar a bolha..
Cano, faça o teste pra vc ver, eu não me arrependi..

só a moto fica feia, estranha com aqueles "chifres" ali sobrando..
mas que fica melhor, isso fica..
Imagem

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por CANO » 17 Dez 2013, 15:48

O pior dos chifres não é a feiura, mas o perigo em caso de acidente se o piloto voar por ali. Já caí assim com a TDM e passei direto por cima. Por isso pretendo fixar alguma coisa ali (GPS, porta-treco etc.). Mas este não é o assunto deste tópico.

Outra coisa que reparei com relação à bolha: o site fala em "ferragem em inox". Não vem ferragem nenhuma, apenas o acrílico, que encaixa perfeitamente no suporte original, com os mesmos parafusos.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por Monteverdi » 17 Dez 2013, 18:58

Olá Camaradas,

Hoje apelei e fiz como o colega Lukas e tirei a bolha. Parei no meio do caminho do trabalho e desmontei para ver o que dava e a diferença foi absurda. A moto ficou horrorosa, está parecendo uma galinha sem crista, ou, um caramujo sem o casco, de tão feia :oremos: Mas confesso que tive meus primeiros momentos de prazer com a Teneré, nunca foi tão bom sentir o vento no peito. kkk

Sô Cano, a bolha não é boa para todos os baixos não, pois tenho 1,69 e o trem tava feio...

Não vou vender a bolha, vou levar em algum lugar para cortá-la curta como se fosse aquela carenagem da XT 660 ou Falcon, como exemplo. Com o que sobrar, vou fazer um puta defletor para usar com a bolha original, que com o aumento que será de mais de 15 cm, pode fazer alguma diferença.

Vou deixar a bolha curtinha só para fazer o acabamento da carenagem mesmo. Vou ficar com o vento no peito.

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por CANO » 18 Dez 2013, 12:51

Não entendi, Monteverdi. Você vai cortar a bolha Acril Sul curta para ficar como uma carenagem. Até aí antendi, e pode ser mesmo uma ótima ideia. Depois tu vai pegar a sobra e colocar como defletor na bolha original? Explicaí...

Arrumei uma foto para o seu perfil:
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por Monteverdi » 18 Dez 2013, 14:15

CARACOLES.... :shock: Quero me mudar para esse monte verde aí!!! Gostei! :thumbup:

Bem, vou explicar. Vou cortar a bolha e aproveitar a base para fazer o acabamento da frente. Pelos meus cálculos, deve sobrar uns 15 cm que será o topo da bolha. Fazendo um defletor para prolongar a bolha original, como aqueles que usam na bolha Motovisor, acho que pode fazer alguma diferença no conforto, caso eu queira voltar com a bolha.

A Acrilsul é apenas 7 cm maior que a original que mede 36 cm. Com o acréscimo de 15 cm, ela ficaria um bolhão de 51 cm, ou seja, vai ficar aproximadamente na altura da viseira. Se vai funcionar eu não sei, pois esse anexo vai ficar realmente grande e também não sei como prendê-la de maneira segura. Se eu conseguir fazer o acabamento da frente com o recorte da base sem comprometer o "querido" vento no peito já me dou por satisfeitíssimo..!!

Ah... A ausência da bolha não alterou em nada a dirigibilidade da moto. Coloquei 130 km/h e nem sinal de alterações. Por increça que parível, a vibração do motor em alta rotação melhorou consideravelmente.

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por wtecpro » 18 Dez 2013, 18:22

Tenho uma sugestão Monteverdi: antes de cortar, coloque a bolha original na posição e utilize a furação da bolha acrilsul para fixar como defletor. Experimente a altura antes de fazer o corte. E se vc achar q fica bonito uma bolha sobre a outra, é so manter inteira e fixar definitivamente. Poste fotos para vermos como fica. Abraço
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por Monteverdi » 18 Dez 2013, 22:55

Fala Sô Wtecpro! Não entendi... Como assim usar a a furação da bolha Acrilsul? então eu faria esse defletor com a parte de baixo da bolha, é isso?!

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por wtecpro » 19 Dez 2013, 09:36

Vc vai precisar furar as duas bolhas pra prender uma na outra. Use o furo já existente. Coloque a original no local, venha com a outra bolha posicionando os dois furos do meios no limite superior da bolha original instalada. Compreendeu?
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por Monteverdi » 20 Dez 2013, 18:26

Olá gente, segue abaixo as fotos da modificação na bolha. pensei em fazer como a proposta do Wtecpro, mas acho que fazer o corte na bolha foi mais prático e mais barato... Espero que as fotos abram, pois não mexer nessas coisas de postar fotos...kkk

Quanto ao resultado, sem a bolha ainda é melhor. Mas já houve uma mudança gigantesca em relação à bolha original. Neste tamanho, tira o vento do peito e não acontece turbulência na pequena experiência que fiz até 110 km/h. No entanto, o barulho no capacete acontece bem mais que sem a bolha, mas ainda menor que usando a bolha original.

Acho que ainda dá para tirar mais um pouco. Mas acho que um corte no estilo da bola original ou como as XRE, que tem a curbbatura inversa, pode resolver de vez o problema.

Vou deixar assim por enquanto, pois vou fazer uma viagem de BH até Curitiba e depois faço o parecer final kk! Por enquanto é isso.

Inté!

http://imageshack.us/photo/my-images/196/h4z8.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://imageshack.us/photo/my-images/850/b95l.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://imageshack.us/photo/my-images/21/w36k.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://imageshack.us/photo/my-images/854/kix6.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Bolha Acrisul

Mensagem por CANO » 10 Jan 2014, 17:12

Meu primeiro post do ano. Feliz 2014 para todos!

Como essa semana tá bem quente aqui no Rio, hoje resolvi fazer o teste de andar SEM bolha. A diferença de barulho no capacete é incomparável! Parece outra moto! Só se ouve um leve vento, com vibração zero. Meu capacete é um Peels Mach 5.

Mas eu senti um aumento no arrasto. Parece que a bolha corta o vento frontal, jogando-o para os lados. Sem a bolha o vento vai todo para o peito, cuja área é bem maior do que a bolha, funcionando quase como um para-quedas retendo um pouco a moto. Senti necessidade de acelerar um pouco mais para conseguir as mesmas velocidades.

No próximo abastecimento vou medir o consumo pra ver se alterou alguma coisa.

Por ora vou deixar como está. O vento no peito dá uma boa aliviada no calor, pois eu ando de jaqueta direto.

Abraços.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Responder