Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Gilmar Prates
Visitante
Visitante

Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Gilmar Prates » 07 Mar 2011, 17:56

Já estou com a minha Tenere 250 e na dúvida se equipo a motoca com a chapa de aço - o "peito de aço"...será que isso prejudicaria a ventilação e consequentemente o resfriamento do motor?
Obrigado.
Gilmar

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por PedroPersonal » 07 Mar 2011, 19:06

Imagem

A Roncar fabrica o acessório, acredito que não prejudica o resfriamento,pois existem diversos furos que auxiliam na entrada de ar.

abraço

Rafa34
Visitante
Visitante

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Rafa34 » 07 Mar 2011, 19:53

Cara, instalei na minha, e não acho que o protetor de carter prejudica o resfriamento, ele é vazado e ao mesmo tempo ele protege toda a parte de baixo do motor, se fosse assim intão o que dizer das motos com o motor todo carenado...se vc quer instalar vai fundo protege e deixa até a moto mais bonita... :thumbup:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Helano » 08 Mar 2011, 03:22

Gilmar Prates

Primeiramente, bem vindo aê camarada!

Aí está um bom questionamento. Acho que vale a pena questionar ao Sac-Yamaha sobre isso. Vou tentar e digo no que deu...

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Sérgio Rocha
Visitante
Visitante

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Sérgio Rocha » 08 Mar 2011, 07:21

Primeiramente seja bem vindo, conterrâneo!

Fica de olho aqui no forum, que em breve iremos agilizar o primeiro passeio do Teneré Club BH.

O motor 250 2 valvulas da Yamaha tem refrigeração mista ar e oleo.

Não há na parte inferior do motor aletas de refrigeração em quantidade que justifique deixa-las expostas para receber o ar, para melhorar a refrigeração.

Não há por que a concepção do projeto não viu necessidade em resfriar o carter, ou mesmo por limitações técnicas ao se projetar uma moto que teria a possibilidade de rodar com a parte de baixo do motor toda suja de barro, impedindo a ventilação e posterior resfriamento.

Na foto abaixo, acredito que um protetor de motor traria prejuizos ao resfriamento. (foto tirada por mim no Minas Classic Motos, em 2009)
Imagem


Complementando o que o Mestre Pedro mencionou, já pararam pra pensar que até a Yamaha tem como item original um protetor de motor???

Já que vai adquirir um protetor, o principal ali é proteger as conexões e tubinhos de oleo do lado direito do motor. Motor da motoca é alto demais, e só precisa de um protetor de chapa se for rodar na trilha.

E mais: quando comprar o protetor, fique de olho se ele não vai atrapalhar na troca de óleo. Com certeza vc vai precisar começar a usar uma chave "cachimbo" (não sei o nome certo).

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Helano » 09 Mar 2011, 14:13

Galera,

A questão já tinha sido brilhantemente esclarecida pelos amigos aí do fórum porém, apenas para constar, segue o posicionamento oficial da Yamaha sobre o assunto;

===================================================================================================

Prezado Senhor Helano

Inicialmente agradecemos o seu contato.

Em atenção ao seu e-mail, registrado através da ocorrência nº 847868, referente ao modelo TÉNÉRÉ XTZ 250, esclarecemos que quanto ao uso do protetor de cárter (genuíno) não interfere na refrigeração do motor. No entanto, a Yamaha não recomenda que seja realizada a alteração na características originais do produtos com peças e acessórios não homologados pela Yamaha Motor do Brasil.

Estamos a disposição também pelo telefone – (11) 2431-6500 (de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17:30h, exceto feriados).

Atenciosamente.

Kátia Soares
SAC
Yamaha Motor do Brasil Ltda.
* Rodovia Presidente Dutra, Km 214 Jd. Cumbica
07183-903 Guarulhos - SP
((55 11) 2431-6500 / 7 (55 11) 3885-6720 Cód. 671
þ http://www.yamaha-motor.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
sac@yamaha-motor.com.br
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Gilmar Prates
Visitante
Visitante

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Gilmar Prates » 10 Mar 2011, 14:32

Pessoal (Pedro, Rafa, Helano e Sérgio) - obrigado pelas dicas e até pelo Parecer técnico que o Helano conseguiu. Muito legal tb as fotos que mandaram...agora já tenho como decidir e com argumentos conclusivos.
Abraço a todos...
Gilmar.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Kakko » 13 Mar 2011, 18:22

Bem...pelo que entendi a Yamaha só se responsabiliza se o protetor for original.

Ou seja..se usar um outro qualquer e por acaso acontecer algo ao motor eles não se responsabilizam. Ou não ??

De qualquer forma pelo bom senso da pra perceber que um protetor com furos não vai interferir no resfriamento do motor.

As Ténérés antigas todas tem esse protetor em alumínio de fábrica.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Savério » 14 Mar 2011, 09:03

acredito q não prejudique em nada no resfriamento... mas aos q colocaram depois de um tempo podem me tirar uma duvida... acontece q eu já sai com o protetor de carter da cc e a principio esta muito bem fixo, acontece q naquele momento em que vc esta com a moto em baixa velocidade e vai reacelerar esta vindo uma vibração naum sei c do protetor ou da carenagem, sei q é uma vibração de lata vinda de baixo... c alguém souber o que pode ser postem aqui.

obrigado

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Peito de aço na Tenere 250 - prejudica o resfriamento?

Mensagem por Helano » 14 Mar 2011, 09:11

O meu protetor quando foi instalado, o mecânico colocou uns calços de borracha bem grossos nas partes em que ele faz contato com o quadro. Assim, elimina-se as vibrações e ainda protege o quadro.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder