Tomada 12v na Tenere 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Davi Marques
Visitante
Visitante

Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Davi Marques » 31 Jul 2013, 02:38

Então.. eu comprei uma tomada 12v no mercado livre, neste link, e resolvi instalar na minha tenere 250 12/13. Essas tomadas podem ser encontradas em lugares que vendem peças de carros, eu comprei essa porque vem com fusível e o conector usb.

Quando meu irmão viu ele disse que eu devia tirar umas fotos e postar na internet por ter ficado bom.. claro que pensei em postar aqui, até porque o fórum já me ajudou antes.

Essas tomadas são pensadas para serem embutidas no painel dos carros, então tive que furar a carenagem da moto para fixar ela de forma adequada e proteger do vento e da chuva. O melhor lugar que eu consegui fixar a tomada foi na peça que fica logo a baixo do painel.


Eu desmontei o banco e retirei a carenagem lateral esquerda para ver por onde os fios passam. Usei esse caminho para conectar a tomada direto à bateria da moto. Na hora de montar/desmontar a carenagem do tanque, tem que tomar cuidado com umas travinhas que encaixam na outra parte da carenagem que fica no meio do tanque. o circulo amarelo mostra os pedacinhos que quebraram.

a carenagem ficou firme mesmo sem eles, mas achei legal avisar.

O curso do guidão não interfere no uso, mas o espaço para por a tomada ali dentro ficou bem limitado. Além do furo na peça, eu retirei um pedaço da peça que fica dentro pra facilitar as coisas.

Não sei se realmente precisava arrancar esse pedaço, mas reparei que os fios ficaram por ali.

Sem as peças, a moto fica como a imagem a seguir. Eu passei os fios por dentro dos prendedores originais.


Para furar a peça, eu usei uma tesoura pequena e pontuda e fui abrindo o furo com uma tesoura maior, depois eu tirei o excesso de plástico e lixei com uma lixa de unha mesmo. Segue algumas fotos de como ficou:










Aqui, com a peça no lugar, dá pra ver que tem um parafuso no caminho. Ele realmente atrapalha e no final ficou em contato com a base da tomada, empurrando levemente a carenagem para fora.


Ficou bem apertado, mas deu certo


O resultado foi este aqui:




Com a vibração da moto, o adaptador usb solta da tomada. Fora isso ela funciona normalmente, mesmo com a moto desligada.

Posso postar mais detalhes de como desmontar as peças da moto, se for o caso. Não postei aqui porque achei que o post ficaria muito longo.

Eu não achei nada relacionado na pesquisa do fórum, então, se eu não pesquisei direito, movam-me para o lugar certo pfv.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Radames Aragon » 31 Jul 2013, 09:30

Muito bom, acho q ficou bem limpo, só é uma pena ter q rasgar o plástico original do painel.

Valeu!

Avatar do usuário
pablodemelo
Novato+
Novato+
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Mai 2013, 15:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por pablodemelo » 31 Jul 2013, 14:09

Eu fiz uma instalação na minha, puxando os fios da bateria por baixo do banco e deixei dentro da caixa de ferramentas. Uma coisa que me intrigou é que a tomada carrega o GPS normalmente, mas ele não fica ligado ao mesmo tempo que está carregando (como fica quando é na tomada elétrica, no carregador). Não sei se a amperagem da bateria da moto é mais baixa ou se é uma característica do meu GPS Dynamic U350.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Kakko » 31 Jul 2013, 14:20

Pode ser que seja o fato de a bateria ser carga contínua e nas tomadas caseiras é alternada :?
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por ivojoseaug » 31 Jul 2013, 14:27

Pablo, isso acontece porque a fonte 5v não consegue carregar e manter ligado o GPS, visto que não consegue liberar a corrente elétrica necessária para as duas tarefas. Essas fontes são chaveadas, o circuito delas percebe a sobrecarga e desliga porque o circuito integrado principal sempre tem a função de proteção. Depois de algum tempo ele liga novamente, percebe a sobrecarga e volta a desligar. depois de algumas tentativas ele para de ligar para proteger o circuito.

Você tem três opções:

- Compra um carregador veicular realmente bom, 5v 3A real. O problema é que os que vendem por aí não chegam nem perto disso. No rótulo ta 5v, 1A, mas quando vc mede ele da 250mA esguelando.
- Desliga a bateria do GPS e usa ele só na fonte. (como eu faço no meu)
- Carrega bem a bateria em casa e mantém ele na fonte, assim a bateria vai descarregar bem lentamente, possibilitando o uso por longos períodos.

Este problema ocorre também devido a bateria interna do GPS estar no final da vida útil, roubando muita corrente da fonte inutilmente, visto que ela ja não pega carga de forma adequada.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.
Editado pela última vez por ivojoseaug em 31 Jul 2013, 19:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Fmm4100 » 31 Jul 2013, 14:31

Depois da fonte tudo e continuo. O gps so enxerga tensao cc.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Rogerio_RJ
Participativo
Participativo
Mensagens: 361
Registrado em: 14 Mai 2013, 19:36
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/ RJ

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Rogerio_RJ » 31 Jul 2013, 15:00

Vocês sabem dizer se a corrente do farol é contínua? Pergunto isso por que eu tentei colocar a tomada 12V no soquete preto do farol(como fiz com o TX Car - que abre o portão da garagem) e não deu muito certo. kkkk
Obs.: O TX Car funciona de boa.
- Fubica Azul ABS 12/12
- Lambreta Vermelha ABS - 14/14
- XT660Z Azul - 12/12
- Tenere 250 Azul - 12/12
- Tornado Branca - 03/04

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Fmm4100 » 31 Jul 2013, 15:06

Carros e motos possuem corrente contínua. (Sim, antes do retificador é alternada, mais isso é apenas dentro do alternador...)
Corrente alternada é apenas na tomada de casa (do gerador/inversor também...)

Cuidado ao ligar essa tomada de 12v no farol, pois você pode sobrecarregar o circuito e queimar o fusível do farol. O TX car não é tão critico, pois só aciona com o alto e sua corrente é baixa.
O certo é ligar a tomada direto na bateria e com um fusível exclusivo para este circuito.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Fmm4100 » 31 Jul 2013, 15:09

Segue explicação superficial sobre corrente continua e alternada:

http://mundoestranho.abril.com.br/mater ... e-continua" onclick="window.open(this.href);return false;
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Rogerio_RJ
Participativo
Participativo
Mensagens: 361
Registrado em: 14 Mai 2013, 19:36
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/ RJ

Re: Tomada 12v na Tenere 250

Mensagem por Rogerio_RJ » 31 Jul 2013, 15:17

Valeu amigo, ainda bem que tinha o fusivel do carregador de celular kkkkkkkkkkk.
- Fubica Azul ABS 12/12
- Lambreta Vermelha ABS - 14/14
- XT660Z Azul - 12/12
- Tenere 250 Azul - 12/12
- Tornado Branca - 03/04

Responder