Ténéré 250 - Opções de GPS

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por BruceD » 06 Dez 2012, 10:22

e tem tb o detalhe da bolha ser curva, é bem fácil da ventosa soltar

Avatar do usuário
fseparovic
Novato+
Novato+
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Set 2012, 14:54
Cidade onde mora: São Caetano do Sul/SP
Localização: São Caetano do Sul/SP

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por fseparovic » 06 Dez 2012, 10:35

BruceD escreveu:Paulo,

Eu peguei essa bolsinha na mão lá na Sta. Ifigênia, quebraria o galho pra mim se não fosse o local do carregador do meu aparelho, não é compatível sem aquele fio com o conector a 90º... vou comprar esse kit mesmo, e comprar uma daquelas bolsinhas estanques que vende no ML, se chover eu meto o GPS dentro dela e boa...

Quanto à tomada, o vendedor me informou que o comprimento da fiação é de 90cm, é isso mesmo? Tem fio suficiente pra não ficar excessivamente esticado em nenhum ponto?

Bruce,
eu comprei o conector 90 na china e o cara me mandou um a mais. se vc quiser eu te mando um... me manda um mp que conversamos melhor....
XTZ Ténéré 250 11/11 Preta

Ivan Stoiev
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por Ivan Stoiev » 09 Dez 2012, 14:53

Precisava de um GPS confiável, com alimentação na bateria da moto, à prova da água, resistente, e que encaixasse bem na ténéné 250 equipada com a bolsa-tanque TPH02 da Givi (http://www.givi.com.br/Bolsas-em-tecido ... nque/TPH02).
Aproveitei que um amigo ia pra gringa, então foquei nos modelos próprios para motos da Garmin (Garmin Zumo). Eles vêm com uma série de acessórios de fixação, além de um transformador e um cabo próprios para a instalação elétrica. Como eles desenham essas coisas pra motos hi-end, comprei o mais simples (acho que já está até saindo de linha, o Zumo 220), e rezei para que conseguisse encaixar bem no conjunto, rs.

Depois de algumas tentativas de encaixe (entre grudar na bolha, colocar no guidão do lado direito ou esquerdo), consegui um encaixe ótimo. Segue a foto do resultado final:
Imagem

O transformador vai direto debaixo do banco, o fio deu na medida (passando dentro das amarras do chicote), e tem uma ponta mini-usb multi-uso (dá pra carregar o celular, por exemplo). O conjunto de fixação é excelente, extremamente flexível. A parte fixa que vai na moto ficou no guidão, colada no quadrado esquerdo que fixa o guidão na moto. O conjunto permite jogar o GPS mais pra esquerda ainda, deixando espaço para girar a chave. Não atrapalha em nada a visualização do painel da moto (talvez a altura ajude, tenho 1,85).

O software do GPS é excelente (apesar de não ter muitos parâmetros de comparação). Zoom in automático nos entruncamentos, indicação da próxima via a ser tomada, indicação precisa do tipo de "contorno" que deve ser feito. Usando no carro, me espantei quando o comando de voz disse que deveria pegar a "rampa" à direita, rs, de alguma forma sinistra ele sabe que existe uma subida ali, mas enfim, isso pode ser carne de pescoço, é meu primeiro e único GPS.

Tirar e colocar o GPS, e mesmo o suporte quadrado do mesmo é muito fácil. Fica somente uma pequena parte da fixação na moto, que não deve ser muito atraente para os mau intencionados. Geralmente deixo o conjunto inteiro no baú, só encaixo quando for realmente usar.

No projeto Tracksource (http://www.tracksource.org.br/) baixei os alertas de lombadas, postos de polícia e radares, que funcionam muito bem.

Pontos contra:
A tela reflete muito a luz do Sol, as vezes é difícil enxergar em um dia muito claro.
Digitar os endereços na pequena tela é bem dificil. De luvas e/ou durante a pilotagem então, é quase impossível, além de ser bem arriscado.
O encaixe com a bateria é tosco, no esquema "fios soltos para enrolar na bateria". Quando tiver um tempinho vou colocar um anel aí, desses que vende em casa de materiais elétricos.
Sendo um consumidor 'by the book', as atualizações de mapas oficiais são caras. Os mapas oficiais da América do Sul da Garmin saem por 99 doletas. Como o modelo é um pouco mais antigo, eles não disponibilizam compra de licenças de atualizações ilimitadas como nos modelos mais recentes (na verdade não há, ao meu ver, justificativa técnica para isso), a cada atualização você é obrigado a pagar. Existem sempre os mapas gratuitos e as gambiarras, mas este é um mundo que não explorei muito.

Avatar do usuário
diegopaul
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Mai 2012, 12:47
Cidade onde mora: Cianorte - PR
Localização: Cascavel - PR

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por diegopaul » 09 Dez 2012, 17:12

Ai vai umas fotos do suporte que eu adaptei pra usar um GPS Powerpack 4,3", modelo bem simples utilizado em carros.
A fixação no guidão utilizei uma parte do suporte de um protetor de mão da cricuit, e o suporte que fixa o GPS peguei de um suporte universal para GPS/Celular.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda não viajei com o GPS, mas a posição dele ficou boa. Único problema que encontrei até agora é que sob sol forte fica difícil de ver as informações na tela. Como o GPS não é um equipamento para moto, só da pra usar ele com tempo bom. A princípio achei que ele iria vibrar muito no suporte, mas ficou bem firme, sem oscilações. Gostei do resultado, considerando que paguei 170,00 dinheiros no GPS, e o suporte utilizei peças que tinha em casa.
Ainda falta fazer a adaptação do carregador, vou ver se faço essa semana e posto as fotos.
Abraços!
Ex: XTZ 250 Ténéré - Preta - 2011
Atual: XT660R - Preta - 2012

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por BruceD » 13 Dez 2012, 01:21

mandei instalar a tomada, ficou boa, mas o suporte é um LIXO, tô com medo do GPS sair voando com a vibração... vou fazer algum esquema pra prender o aparelho ao guidão com um cordão, pq não me passou confiança não...

claybom
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por claybom » 13 Dez 2012, 22:16

BruceD escreveu:mandei instalar a tomada, ficou boa, mas o suporte é um LIXO, tô com medo do GPS sair voando com a vibração... vou fazer algum esquema pra prender o aparelho ao guidão com um cordão, pq não me passou confiança não...
rsrs, velho, prender com um cordão que não passa confiança!
Faz como o colega acima, ficou bem legal!

Avatar do usuário
Alisson
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 26 Ago 2012, 09:04
Cidade onde mora: Curitiba PR

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por Alisson » 23 Dez 2012, 22:26

Salve pessoal,
Hoje também instalei um GPS na Teodora. A tomada 12V comprei no mecado livre e o GPS é antigo que mandei atualizar. Misturei peças da base que veio junto com a tomada com as originais do GPS, no mais um cabo de madeira e amarras plásticas. Ficou meio feio, mas funcional.






Alisson A A
Ténéré 250 12 ...km
Bros KS 150 CC 06/07 65.000km

Avatar do usuário
Elson Antonio
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 02 Ago 2012, 20:24
Cidade onde mora: MCRondon Pr
Contato:

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por Elson Antonio » 24 Dez 2012, 15:25

Amigos tenho um GPS ORANGE G350M muito bom facil de atualizar faço viagens com ele já a alguns anos e nunca tive problema de travamento ou outro, Atualizei com os mapas do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Peru, acabo de voltar de uma viagem pra Ushuaia e foi muito útil pra mim. O mais iportante é a prova de água (resistente) nÃO TEM PROBLEMA COM VIBRAÇÃO e é relativamente barato deve estar na casa de R$ 400,00 dilmas. não tem segredo para instalar. Ligue o negativo na bateria e o positivo no pós chave (Fio Marron). não consome bateria e sempre está na mão. FELIZ NATAL.
Tenho alguns amigos que compraram no PY e deu problema(tava) não aguenta vibração. O barato as vezes fica caro.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Editado pela última vez por Elson Antonio em 29 Dez 2012, 20:17, em um total de 1 vez.
Boas aceleradas com responsabilidade
Blowin' in the wind, I love
http://imageshack.us/photo/my-images/22/30717874.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por BruceD » 28 Dez 2012, 23:37

Eu achei esse aparelho mto caro, o hardware é o mesmo dos outros xing-ling, por um pouco a mais dá pra comprar um Garmin...

Caso eu vá ao Paraguai nos próximos meses, vou ver se acho por um preço justo

Enviado de algum lugar por aí...

Davig3
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 15 Ago 2012, 08:48
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: são paulo/sp

Re: Ténéré 250 - Opções de GPS

Mensagem por Davig3 » 29 Dez 2012, 16:31

Vai na loja que chama "Piramide" no paraguai que vc vai achar uns garmin bem baratos por la, comprei o nuvi 1100 aqui no brasil e paguei 280,00 reais. la ele estava custando o equivalente a 170,00

Responder