Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
fcovianna
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Nov 2013, 11:17
Cidade onde mora: rio de Janeio - RJ

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por fcovianna » 23 Nov 2013, 18:38

Oi Pessoal,

A questão acima já esta resolvida. Pesquisando aqui no Fórum, achei uma indicação para o post do BobEsponja, durante uma manutenção dos 15mil km e ele explica todo o processo da retirada das carenagens.

Felizmente não foi necessária a retirada do tanque. Bastou retirar a carenagem esquerda e tive acesso ao final do chicote do interruptor do descanso lateral, onde fiz a conexão dos fios cinza/azul do alarme positron Duoblock Px G6.

Agora quando o alarme é ativado, além das setas piscarem e a sireno tocar, o motor também para de funcionar, mesmo se a moto estiver em movimento, o que não é recomendado pelo CONTRAN.

Agradeço a todos no fórum pelas relevantes informações que registram aqui

Obrigado

Francisco Vianna

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por Fmm4100 » 23 Nov 2013, 19:05

Francisco,

Ainda tenho dúvida se o corte vem depois daqueles toques que o alarme dá ao sentir falta do controle ou se já corta direto.

Se o corte for direto, tenha cuidado com essa configuração. O pósitron é danado para acionar do nada, o que pode te levar a uma situação de perigo no meio da Ponte, por exemplo.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por Fabio_joinville » 23 Nov 2013, 23:01

Eu tenho esse modelo na Fazer 250 da minha esposa mas nunca testei essa funcionalidade,
já para minha Teneré comprei o Alarme Olimpus Moto X BR111, por 140 reais com frete, bem
mais barato que o Positron, tem 2 anos de garantia, e as mesmas funcionalidades com exceção
dessa que você citou, porém se não funciona não vejo diferença a não ser o preço que no caso o
da Olimpus é 100 reais mais barato,exatamente o valor que me pedem para instalar.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por Fabio_joinville » 25 Nov 2013, 08:59

Diegonunes hoje fui verificar se o modelo que tenho na Fazer da minha esposa é o G6 e na verdade é o PX G5 você sabe me dizer se esse tem ou não o problema.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

fcovianna
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Nov 2013, 11:17
Cidade onde mora: rio de Janeio - RJ

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por fcovianna » 26 Nov 2013, 10:28

Oi FMM, obrigado pela dica.

REalmente ouvi dizer que aqui no Rio tinham uns positron que davam interferencia até quando se pasava perto das estaçoes do metro. KKK, dizem tembem que este problema foi resolvido na geracao 6 (G6) que é a minha.

Hoje vou sair com a moto e passar perto de um monte de estaçoes do Metro, ehehe, se eu nao responder este tópico até amanha, procurem-me num hospital. Brincadeirinha...

Bem, nos testes que fiz após a instalaçao, percebi que a simulando o afastamento, primeiro a sirene começa a tocar junto com as setas piscando e, só depois de alguns segundos é que o corte do motor é feito.

O corte, como eu disse anteriormente, de acordo com o manual é somente para ser instalado para nao permitir a partida da moto, de acordo com a resolucao do contran, que nao se pode interromper o funcionamento do motor depois da moto em movimento.

Entretanto, caso a gente instale assim, num furto, o ladrao nao conseguiria acionar o motor eletrico de partida, porem, se ele conseguisse ligar a igniçao, bastaria um empurrao e um tranco para a moto pegar e ir funcionando direto, com a sirene e as setas ativadas, mas é só.

Pior ainda se voce ja tiver chegado na moto e ja tiver dado a partida. ehehe NEstes casos, só o que vai acontecer é a sirene tocar e as setas piscarem, mas o cara vai embora com a sua moto.

Bom, para se evitar isto, contraria-se a resolucao do contran e instala o sistema de corte (os dois fios CZ/AZ) em outro local.

Pode ser no interruptor do descanso, como eu fiz. Aí, o alarme simula que voce abaixou o descanso e o motor "morre" quando a marcha é engrenada.

Tambem pode ser feito pelo CDI, bobina, bomba de combustível, corte de ignicao etc. Eu preferi no descanso, pois nao se altera o chicote da moto nas partes mais eletronicas e criticas da moto.

ainda vou fazer outros testes tanto habilitando o botao secreto, como mantendo-o desabilitado, que é como esta agora.

Oportunamente postarei outras observacoes e resultados dos meus testes, ok?

Um abraço

Francisco Vianna

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por diegonunes » 26 Nov 2013, 10:44

Exato.

O corte nunca acontece abruptamente nos alarmes homologados, primeiro ocorre o aviso sonoro e visual, depois, salvo engano 30 segundos, ocorre corte. Na verdade isso é uma norma imposta pelas autoridades de trânsito (resolução 37/98 do Contran).

Fabio, na verdade, conforme dito antes, o modelo apresenta uma incompatibilidade funcional apenas em um quesito, não é que seja um defeito do produto, trata-se de incompatibilidade eletrônica com sistema anti furto acionada pelo descanso lateral e o esquema elétrico da moto.

O G5 PX não apresenta incompatibilidade alguma com essa moto.

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
jxylopes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 30 Ago 2011, 08:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por jxylopes » 26 Nov 2013, 11:18

Pessoal,

Não sei dizer exatamente o modelo do meu alarme Positron Duoblock, mas instalei ele em 09/2011 quando comprei a moto, direto na concessionária, para ficar dentro da garantia da moto. Algumas vezes ele dispara sozinho, mas já identifiquei que o controle molhava e isso acontecia, por isso eu uso ele sempre bem protegido da umidade e se ocorrer, abro ele e uso limpa contatos para que não ocorra nenhum problema deste tipo. E resolveu.

Uma vez parei no sinal com o carro de amigos ao lado e tirei o casaco que estava com o controle no bolso e me distanciei do carro e foi o suficiente para o alarme disparar a sirene, piscando as luzes... e amoto morreu totalmente, mas deu tempo de encostar a moto. Ai tive que ligar pros amigos voltarem com meu controle... Eu recomendo, achei muito seguro e se usado conforme as especificações, funciona como no meu exemplo e por isso concluo que essa resolução do Contran deve ser nova.
"Only the strong survive. The weak fall by the way"

XTZ 250 Ténéré Preta 2011
Tenereclub membro 158

fcovianna
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Nov 2013, 11:17
Cidade onde mora: rio de Janeio - RJ

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por fcovianna » 26 Nov 2013, 11:30

Oi,

O meu Positron esta configurado para ativar o alarme em tempo "CURTO".

Medi agora e deu 1min30seg, um minuto e trinta segundos, para acionar a sirene e piscar as setas após o afastamento do controle de presença.

Depois, mais 23 segundos para o motor parar, ou seja, o motor parou com 1min53seg do alarme ativado

Sendo assim, caso eu mantenha o controle perto e fácil de apertar o botão durante a condução da motocicleta, acredito que de tempo de aciona-lo, caso alguma interferência ocorra.

Quanto ao recurso do novo PX G6 nao funcionar no descanso, conforme reportado pelo Diego e admitido pela própria Pósitron, como uma restrição para as nossas T250, vou verificar se usando um circuito com reles pode resolver isto, embora na minha, a função do botão secreto esteja desabilitada, ao menos por enquanto.

Já fiquei bastante satisfeito em conseguir instalar, eheh. Afinal esta é a primeira vez que instalo um alarme em moto. O botão secreto ficará para um pouco mais tarde. eheh, pois são mais fios para conectar. KKK

Um abraço

Francisco Vianna

fcovianna
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Nov 2013, 11:17
Cidade onde mora: rio de Janeio - RJ

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por fcovianna » 26 Nov 2013, 11:31

Oi,

O meu Positron esta configurado para ativar o alarme em tempo "CURTO".

Medi agora e deu 1min30seg, um minuto e trinta segundos, para acionar a sirene e piscar as setas após o afastamento do controle de presença.

Depois, mais 23 segundos para o motor parar, ou seja, o motor parou com 1min53seg do alarme ativado

Sendo assim, caso eu mantenha o controle perto e fácil de apertar o botão durante a condução da motocicleta, acredito que de tempo de aciona-lo, caso alguma interferência ocorra.

Quanto ao recurso do novo PX G6 nao funcionar no descanso, conforme reportado pelo Diego e admitido pela própria Pósitron, como uma restrição para as nossas T250, vou verificar se usando um circuito com reles pode resolver isto, embora na minha, a função do botão secreto esteja desabilitada, ao menos por enquanto.

Já fiquei bastante satisfeito em conseguir instalar, eheh. Afinal esta é a primeira vez que instalo um alarme em moto. O botão secreto ficará para um pouco mais tarde. eheh, pois são mais fios para conectar. KKK

Um abraço

Francisco Vianna

caiorj
Visitante
Visitante

Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por caiorj » 01 Set 2014, 02:06

Eu simplesmente não vou mais usar positron.
Tenho positron duo block na minha moto. É uma piada de mau gosto, só dispara quando estou nela e com o controle comigo. Por várias vezes esqueci de emprestar o controle aos amigos que usaram minha moto e ela nunca travou nem alarmou. Só dispara quando passo por antenas na estrada. E uma vez bloqueou minha ignição e tive que ir de reboque pra casa, desconectar a bateria e conectar novamente.
Positron nunca mais

Responder