Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX CAR

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
faraujoudi
Visitante
Visitante

Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX CAR

Mensagem por faraujoudi » 30 Mai 2012, 09:35

Comprei a minha Tenere 250 sábado dia 26/05 e não faça a mínima ideia de como desmontar o farol para colocar o "TX CAR", pra quem não sabe esse aparelho serve como controle remoto para portão eletrônico, ele é acionado quando ligo o farol alto, seja pelo botão cinza ou o vermelho. Antes da Tenere eu já tinha esse aparelho instalado na minha Fazer 250, mas o farol era totalmente diferente, com apenas dois parafusos já era possível tirar o farol e instalar o produto. Tenho medo de fazer alguma coisa errada na moto e como a concessória não faz esse tipo de serviço gostaria de saber se alguém pode me ajudar com algum tipo de passo a passo, fotos ou vídeo.

Abaixo 2 links sobre o TX CAR pra quem não conhece:

Manual: http://www.ipec.ind.br/Manuais/M005_TxC ... is_v01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Produtos no MercadoLivre: http://lista.mercadolivre.com.br/Tx-Car_DisplayType_G" onclick="window.open(this.href);return false;

Já me antecipando... a pessoa que instalou o TX CAR na Fazer não sabe como desmontar o farol da Tenere, ele ainda não mexeu nessa moto, mas o controle já esta configurado para abrir o portão da minha casa (Motor da PPA), se souberem também como configurar esse aparelho para reconhercer o portão, podem postar aqui.

Rafael Martins
Visitante
Visitante

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por Rafael Martins » 30 Mai 2012, 09:50

Eu fiz isso na raça mesmo, usei um controle de portão normal, até tenho que fazer isso para minha casa nova!

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por Beto Klein » 30 Mai 2012, 10:18

Olhe isto aqui:

viewtopic.php?f=29&t=887" onclick="window.open(this.href);return false;

:thumbup:

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por doug01n » 30 Mai 2012, 14:22

Tenho este mesmo controle.

O que eu fiz: Coloquei o TX-Car embaixo do banco, ao lado da bateria. Liguei o negativo no terra da bateria direto, e o positivo peguei um fio vermelho e puxei até o positivo do farol alto (acompanhando o curso do chicote do punho esquerdo). Chegando no farol, tirei o plugue do farol... no plugue macho da lâmpada tem um furo. Descasquei cerca de 1cm de fio e prendi a ponta neste furo. Com jeito, encaixei o plugue do chicote do farol de volta no lugar e o fio ficou preso no meio do soquete da lâmpada e do plugue.

Funciona, o TX fica isolado de água (a não ser que a moto tombe num rio), e não fica nada embaixo do farol, ou lá perto.
Administrador

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por Fender » 30 Mai 2012, 20:41

doug01n, para codificar o aparelho é difícil?
Fiquei interessado nesse bagulho, andar com o controle no bolso é um saco!
Imagem

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por doug01n » 30 Mai 2012, 21:48

Não é não.
Tendo acesso à placa do portão, tem um botão escrito "bind" ou parear... aperta ele, vai acender um led na placa do portão. Acione o botão que quer associar ao portão no controle. Tá pronto. No caso do TX-car, não tem botão, usa-se uma bateria de 12V (serve a dos controles normais), acionado direto nos fios dele. Cuidado para não inverter a polaridade (queima).

Este é o procedimento para o Pecinini mais comum... Posta qual a marca do seu, e se possível foto do controle. Aí podemos ajudar melhor.
Administrador

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por Fender » 31 Mai 2012, 11:25

Legal, o meu é Garen, já achei um vídeo no Youtube que ensina codificar. Só falta comprar o TX Car, decobri que é fabricado aqui em Garça, 80Km de casa.
Valeu. Obrigado!
Imagem

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por AeroMan » 21 Jul 2012, 09:45

Também tenho o TX car na T250...ficou show..ele ficou dentro da carenagem ao lado do painel, não tem como molhar. Eu já tinha na minha moto antiga, recomendo, funciona perfeitamente, não corre o risco de esquecer o controle e nem de acabar a pilha, pois ele não usa pilha.

Valeu!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por Marcel Valim » 21 Jul 2012, 10:08

Na minha o TX car está na lateral da carenagem esquerda, perto da seta. Não precisou adaptar nada e coube certinho.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Controle do Portão no Farol da Tenere 250 - Aparelho TX

Mensagem por Fender » 08 Out 2012, 18:20

Hoje mandei instalar um TX car na minha também, ficou uma maravilha.
Putz, eu ia comprar pelo ML, R$ 16,00 mais o frete. E ia pegar o 433Mhz, olha só a caca.
Hoje de manhã passei numa loja que instala acessórios em carros, a umas 8 quadras de casa e perguntei sobre o TX car.
Eles tinham e o camarada me fez por R$ 50,00 instalado e codificado.
Primeiro ele trouxe os controles em casa e o que funfou foi o 292Mhz (eu ia comprar errado no ML), levei a moto lá e em 10 minutos estava pronto.
Instalou do lado esquerdo, dentro da carenagem lateral, embrulhou numa espuma para não fazer barulho e prendeu com 2 cintas plasticas. Ficou show.
Imagem

Responder