Cavalete central - Ténéré 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por tiagokxuera » 27 Ago 2014, 16:03

Eu também tiraria da minha XT66R, mas acabei dando PT nela antes de dar tempo de retirar.
:gargalhada:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
rafaelr000
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Jul 2014, 15:35
Cidade onde mora: Rio Claro - SP
Localização: Campinas / Rio Claro / Caconde

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por rafaelr000 » 28 Ago 2014, 13:38

O meu cavalete da Chapam também já pegou no chão em uma curvinha de um balão dentro da cidade, eu estava com garupa, uns 180kg de carga sobre a moto e fiz a curva bem deitado. Na pista nunca pegou no chão, mesmo em curvas mais acentuadas. Não está em questão retirar o cavalete, para mim, não pretendo pilotar esportivamente com tanta carga na moto. Esse é um acessório praticamente essencial na minha opinião.

Abraço.

Avatar do usuário
rafaelr000
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Jul 2014, 15:35
Cidade onde mora: Rio Claro - SP
Localização: Campinas / Rio Claro / Caconde

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por rafaelr000 » 07 Set 2014, 14:21

Atualizando, novamente, sobre o uso do cavalete central da Chapam.
Fiz uma viagem com garupa e, na descida da serra de Sorocaba a Juquiá, o cavalete pegou umas 5 vezes no chão. Já estou na busca da chave para porcas cilíndricas para poder endurecer a suspensão traseira. Não penso em retirar o cavalete. Depois de endurecer a suspensão voltarei a relatar.
Abraço.

Avatar do usuário
r0qs
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Nov 2013, 22:42
Cidade onde mora: Uberlândia/MG

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por r0qs » 18 Out 2014, 00:27

Com todo respeito, esse cavalete da chapam é uma porcaria, segunda vez que a mola simplesmente perde a pressão no meio da estrada e tenho que dar um jeito de amarra-lo com corda pra continuar a viagem. Não me impressiona o fato da chapam nem cobrar pra enviar molas de reposição, eles já sabem que o produto foi mal projetado. Estou na caça de uma mola mais forte que sirva no cavalete, pq essas que eles mandam não ta dando pra confiar não.

Avatar do usuário
rafaelr000
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Jul 2014, 15:35
Cidade onde mora: Rio Claro - SP
Localização: Campinas / Rio Claro / Caconde

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por rafaelr000 » 07 Nov 2014, 15:08

Atualizando a questão do cavalete Chapan:

Depois de ajustar a tensão sobre a mola da suspensão traseira para a regulagem mais rígida, não raspei mais nenhuma vez em curvas. No entanto, não tenho andado com garupa e, portanto, o teste não está completo.

Não penso em retirá-lo. É muito útil para quem quer ou precisa fazer as manutenções preventivas, corretivas ou emergenciais.

Abraço.

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por tiagokxuera » 09 Nov 2014, 22:14

Pessoal, desisti do cavalete.
É bom, mas pela experiencia passada...
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por Aderpa » 19 Nov 2014, 08:35

Recentemente eu comprei um cavalete central Chapam para Tenere 250 e não fiquei satisfeito! :(
Aparentemente o cavalete parece ter bom acabamento, apesar de alguns respingos de solda. Porém, os pontos negativos foram muitos!
A mola é muito dura e muito difícil de instalar. Até machuquei o dedo quando fiz a instalação, pois a chave de fenda envergou, escapuliu e cortou meu dedo.
Depois de instalado, o pino que segura a mola na parte de baixo do cavalete ficou torto de tanta força que fiz para fixar a mola e o cavalete não se movia sozinho de forma alguma, de tão duro que estava. Eu tinha que fazer bastante força com a mão para conseguir movimentá-lo. :o
Fiquei muito desapontado e retirei o acessório logo em seguida. :(
Eu não ia conseguir usar a moto com algo que não estava funcionado perfeitamente e ter que ficar empurrando o cavalete para cima com o pé toda vez que fosse usá-lo.
Entrei em contato com o Sr. Jaimar e devolvi o cavalete. Devo mencionar que fui ressarcido completamente.

Esta foi minha experiência com o cavalete da Chapam. Estou pensando agora em usar o do Manivela, mas o preço... :thumbdown:

Este é o vídeo de como o cavalete ficou instalado na minha moto:

https://www.youtube.com/watch?v=XEFbM25 ... AixCGYym1g

Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por Carlos Boni » 19 Nov 2014, 15:39

Estranho essa dele não voltar Aderpa. :?

Tive uma T250 2012 e instalei um da Chapam.
Qdo vendi a moto retirei o cavalete para instalar na 2014 que comprei.

Notei que na 2014 a ponta da alavanca, onde se apoia o pé, ficava tocando o chão alavancando o cavalete e desestabilizando a moto.
Liguei na Chapam, e avisaram que a estrutura deve ter cedido e me enviaram um novo cavalete sem custo, mas neste novo modelo a tal alavanca é soldada mais baixo e continua fazendo com que a moto penda para a direita, ou até deixando as duas rodas no ar num efeito gangorra.
Já me acostumei com esse cavalete e acho que, apesar desses senãos, ele tem mais vantagens que desvantagens.
Mandei um novo mail para a Chapam explicando novamente o erro de projeto e vamos ver no que vai dar.

O 1º instalado na 2012 - sem problema
Imagem

2º cavalete recebido depois de reclamar desse mesmo problema com o modelo anterior.
Obs.- Nota-se erro no projeto desse novo modelo, pois soldaram a alavanca de pé bem mais baixo que no modelo anterior.
Imagem
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

Avatar do usuário
Taciano
Novato+
Novato+
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Abr 2014, 15:48
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por Taciano » 10 Dez 2014, 20:01

Coloquei o Chapam, é útil pra lavar e fazer pequenos reparos, mas essa porcaria raspa no chão em curvas de pouca inclinação e nem precisa de muita coisa, eu e a garupatroa juntos não pesamos 130kg e é o suficiente pra encostar no chão o cavalete, vou tentar mudar a regulagem da mola traseira para a mais rígida e ver se resolve.
Titan ES Prata 2000
Twister Preta 2004
Twister Prata 2005
Ténéré 250 CINZA

Nathan
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Fev 2015, 17:38
Cidade onde mora: Contagem/MG

Re: Cavalete central - Ténéré 250

Mensagem por Nathan » 23 Fev 2015, 14:36

Olá pessoal!

Se houver alguém que tem este cavalete, e não se adaptou, mas o mesmo estiver em perfeitas condições, podemos negociar por aqui.
Moro em Belo Horizonte.

Grande Abraço!

Responder