Ténéré 250 - Reforço de quadro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

BAGAGEIRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Jonathan » 09 Jul 2011, 21:50

Opa! Querendo ser útil, vou colocar aqui algo sobre utilizar o bagageiro SCAM, o mais bonito, junto com o reforço de quadro da manivela.

Eu já tinha o bagageiro e agora comprei o reforço, deu um trabalhozinho, mas ficou tranquilo e funcionou bem.
Se vc colocar o reforço do jeito que vem, ficará assim:



Observando a foto - que é do parafuso encaixe do suporte do lado direito da moto - é fácil perceber que o parafuso não foi até o fim por conta do bagageiro ficar limitado por conta da curva do reforço.
Então com uma lima ou limalha de amolar faca, raspe o bagageiro nakele ponto para permitir um melhor encaixe. Foi o que fiz e deu certo.



Na seta maior veja o lugar onde o parafuso ficou sem suporte, já na seta menor vc vê o lugar onde deve raspar um pouco com uma lima.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: BAGAGEIRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 09 Jul 2011, 21:58

Ok Jonathan.
Entendi perfeitamente. Ficou bem explicado.
Meu bagageiro é Motoban, mas estou pensando em um SCAM. Pena que fica escondido pela base do bauleto.

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Jonathan » 28 Jul 2011, 20:26

JSITTA,

Eu postei neste mesmo tópico uma foto do meu posterior akela que vc colocou no seu post. Só que agora com o reforço da manivela e sobre como fiz pra instalar o reforço com o bagageiro. Inclusive tem uma foto muito boa. Dá uma olhada, blz?

Tem mais, se quiser deixar só o bagageiro tb vale muito, pq ele é muito bonito e combina com a moto. Parece q é ítem de série.

Avisando ao Manta: pra montar o bagageiro da SCAM não precisa desmontar nada.

Abraço.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 17 Ago 2011, 23:43

E aí pessoal tudo beleza?
Adquiri o tal reforço para o quadro do Manivela já faz aproximadamente 7 meses, desde então já fiz algumas viagens com bagagem extra (alforges e baú 45l).
O reforço parecia cumprir bem o seu papel, até que nessa semana ao levar a moto para lavar verifiquei que algo havia de errado, o mesmo tinha quebrado. E não posso dizer que quebrou nas viagens porque faz tempo que não coloco carga na traseira de minha moto, apenas estava rodando na cidade e sem baú.
Entrei em contato com o fabricante e estou aguardando um posicionamento. Em breve postarei aqui a resposta do mesmo.

Abraços.



Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Kakko » 18 Ago 2011, 09:15

Pedro...tudo bem ?

Parece que rompeu na barra mesmo...parece uma barra de 5mm de espessura....ali é um ponto de dobra.....ou foi em uma solda ?

Se foi na barra , provavelmente quando dobraram, ali criou-se um ponto de TENSÃO.....e apareceram micro trincas e na sequência ....corrosão...uma tensão a mais.... e quebra.

A impressão que dá, é que foi feito nas coxas.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Paulo-acre
Visitante
Visitante

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Paulo-acre » 18 Ago 2011, 09:31

Será que precisaremos reforçar o o reforço? mas com certeza o pessoal da Manivela darão uma resposta para a quebra do reforço, afinal varios colegas já adquiriram o tal reforço.

Pode rolar um recaal!!!!!!!! :risadinha: :risadinha:
:oremos: :oremos:

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 18 Ago 2011, 09:33

Tudo bem Kakko e com você?
Acredito que seja na solda sim.

Entrei em contato com o fabricante e obtive uma resposta que gostei muito, irão mandar outro conjunto e cobrar apenas o frete.

Quando o conjunto novo chegar aviso aqui para vocês.

abraço

JSITTA
Visitante
Visitante

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por JSITTA » 18 Ago 2011, 09:42

E aí pessoal, tranquilo?
Então, eu ainda não comprei esse reforço, mas está nos planos. Pelo que eu vi, essa quebra me parece ter sido na dobra, q é um concentrador de tensões, mas o que pode ter acontecido tbm é a instalação dele não ter sido feita corretamente, não sei das possibilidades de mtg pq ainda não vi este reforço, mas se este reforço foi montado forçando para encontrar as furações ou algo do tipo, com certeza isso vai gerar trinca e fissura!!

Qndo tiver alguma resposta do pessoal da Manivela manda pra gente q isso será uma informação importante pra todos..

Vlw..

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 18 Ago 2011, 09:49

A instalação foi feita de forma correta, pelo menos foi a forma que o Manivela postou no video, os parafusos foram bem apertados e o reforço quebrou sem peso algum. Apenas com meus 92kg.

Savério
Visitante
Visitante

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 18 Ago 2011, 10:49

certeza q foi problema na fabricação pois ele enferrujou por dentro e com isso veio a quebrar.

Pedro, to reparando q este seu reforço foi o primeiro modelo fornecido pelo Manivela, em forma de barra, hj este reforço tem uma forma cilíndrica q ao meu ver é mais resistente, depois deste seu modelo acho q eles ainda fizeram dois outros diferentes até chegar ao atual... ao menos a empresa se portou de forma correta e séria, lhe oferecendo outro a pronta entrega.

Responder