Ténéré 250 - Reforço de quadro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por kablack » 18 Ago 2011, 10:56

Inclusive o ponto de ruptura está oxidado.

Logo, ou a quebra não foi recente e você só percebeu agora, ou houve infiltração em virtude de fissuras ou trincas pré-existentes

Pelas fotos parece que rompeu na solda. Típico defeito de fabricação.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 18 Ago 2011, 15:10

Pessoal, retirando o reforço pude perceber que não rompeu na solda, mas sim rompeu onde o metal foi entortado, nesse ponto não houve um trabalho feito com solda.

Savério
Visitante
Visitante

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 18 Ago 2011, 15:27

Foi o q o Kakko avia dito ;)
Kakko escreveu:Parece que rompeu na barra mesmo...parece uma barra de 5mm de espessura....ali é um ponto de dobra.....ou foi em uma solda ?

Se foi na barra , provavelmente quando dobraram, ali criou-se um ponto de TENSÃO.....e apareceram micro trincas e na sequência ....corrosão...uma tensão a mais.... e quebra.

A impressão que dá, é que foi feito nas coxas.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Kakko » 18 Ago 2011, 15:36

Pedro....ok..

O ideal é aquecer para dobrar a barra.....as vezes o pessoal dobra a frio...aí no lado de fora da dobra o aço abre em fissuras...e dentro da dobra, contraí amassando o material...enfim...quando se dobra precisa deixar um RAIO MÍNIMO proporcional à espessuara ;)

Alguns aquecem e depois dobram....ou tros ainda jogam água gerando uma têmpera no material...que fica frágil e pode se partir.

De qualquer forma foi um defeito na fabricação. Achoq ue precisam ser mais cuidadosos no processo :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 18 Ago 2011, 17:07

Já vi que tu manda bem em física em Kakko hehehe, já arranquei o reforço quebrado, vou soldar e vender pela metade do preço se alguem se interessar deixa uma mp. Obrigado

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Petrel » 18 Ago 2011, 17:56

Eu diria que essa montagem por cima do suporte da pedaleira não é a mais adequadra, pois caso o reforço não tenha um assentamento perfeito encima do suporte da pedaleira (o qual por sua vez é muito extreito), vai ficar forçando a curvatura (dobra) depois do aperto do parafuso e neste caso é questão de tempo pra ele quebrar.
Se eu fosse projetar esse reforço faria de forma que ele ficasse direto apoiado no quadro com a maior área de apoio (contado) possivel, talvez por baixo do suporte da pedaleira ou na parte de dentro do quadro, jamais por cima do suporte da pedaleira, como foi montado o seu.
obs1. não vi o video do manivela, portando não estou afirmando que foi montado errado.
obs2. quando a re-utilização desse reforço: entendo que ele deveria ser descartado, pois dificilmente soldando ele volte a ficar confiável.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 18 Ago 2011, 18:56

O video da instalação...
http://www.youtube.com/watch?v=OFnT79hIrQE" onclick="window.open(this.href);return false;

Sobre o fato de nao ser confiável com solda, poís então o lado que não quebrou também não é, poís o mesmo foi soldado.

Abraço

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Beto Klein » 18 Ago 2011, 23:28

Olhei o reforço da minha moto para tirar as dúvidas.

O reforço não é dobrado, é feito com solda. Foi montado como o Pedro postou as fotos e como mostra no "video oficial". Nota, todos os equipamentos comprados do Manivela foram instalados pela equipe dele, pois fui até a empresa efetuar a instalação dos mesmos.

Problemas podem acontecer, pode ser falha humana ou fadiga de material. O que eu vejo de mais importante é o atendimento da empresa, atendendo prontamente o cliente.

Não podemos generalizar, mas é bom o pessoal que instalou o reforço no quadro postar as impressões e a kilometragem que o acessório está instalado.

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 19 Ago 2011, 09:41

Claro Beto não vamos generalizar, meu objetivo é mostrar como a empresa vai agir de acordo com o problema.

Pelo visto meu reforço é diferente do seu, pois não tem solda no local específico que quebrou, o metal foi apenas dobrado. Acredito que foi um dos primeiros reforços fabricado pelo Manivela, pois o mesmo não tem dois pontos de fixação como já vi outros por aí.

Abraço

Savério
Visitante
Visitante

Re: REFORÇO DE QUADRO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 19 Ago 2011, 10:08

é como eu tinha comentado, o reforço mudou, este seu modelo foi o primeiro vendido pra T250, hj ele é em formato cilíndrico e com outros pontos de fixação.

Responder