Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
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diegonunes
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Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por diegonunes » 22 Mai 2013, 09:39

Galera, mais uma vez precisei arregaçar as mangas para identificar uma incompatibilidade do referido alarme, é uma pena, pois a ideia do produto é muito interessante.

Eu não consigo entender como uma empresa do porte da PST Eletronics faz tamanha cagada, haja visto que os modelos Fazer, Lander e Ténéré já tem seu sistema elétrico plenamente conhecido, são motos "médias" bem populares no comércio.

O tal alarme promete, além da função anti assalto tradicional de bloqueio por botão e afastamento (via controle remoto), o acionamento da função pelo descanso lateral, ou seja, no momento de um assalto, você entrega o controle sem qualquer resistência, mas, ao descer o pezinho pra entregar a moto, o bandido levanta o cavalete e aciona automaticamente o tempo de bloqueio.

Não vou entrar em detalhes técnicos aqui em aberto, até porque o produto funciona em algumas motos, poderia acabar prejudicando a eficiência do produto por excesso de conhecimento técnico dos amigos do alheio.

Segue o e-mail que enviei para a Pósitron (em atenção ao Paolo, um dos responsáveis técnicos pelo produto). Ocultei algumas partes que destrincham tecnicamente o problema, pelo motivo já citado.
Prezados, bom dia.

Sou usuário do alarme Positron, modelo PX G6. Adquiri o produto pelo diferencial no sistema de acionamento anti assalto, possibilitando o acionamento discreto pelo descanso lateral.

O fato é que em algumas motos, o simples fato de acionar o descanso lateral não faz com o que sistema seja armado.

Por deter conhecimento técnico em mecânica e elétrica de veículos e motocicletas, fiz alguns testes, além de analisar o diagrama elétrico e posso alegar claramente e tecnicamente que, em algumas motos, em especial uma Yamaha Ténéré 250cc, a ideia vendida pela marca de vocês não funciona plenamente.

Para que entendam melhor a explicação a seguir, segue em anexo o diagrama de funcionamento do sistema de partida e corte da moto.

- O circuito cria intencionalmente um sistema entre o interruptor do cavalete, da embreagem e do neutro, para que ocorra a partida ou corte, de acordo com cada proposição. No teste prático com o multímetro, com a moto ligada e no neutro (situação comum em sinal vermelho), o acionamento do descanso lateral não altera nenhum parâmetro elétrico em nenhum dos dois fios, talvez pela presença de diodos. No entanto, ocorre alteração elétrica quando a moto está fora do neutro, ou seja, engatada. Nessa condição, moto ligada, embreagem acionada e marcha engatada, ao descer o cavalete, ocorre tensão no fio do cavalete (mudança de status), o que ativa a função anti assalto do alarme, mas corta a ignição da moto, obviamente.

Certamente vocês devem saber que nos modelos Fazer, Lander e Ténéré 250cc da Yamaha, com chicote dedicado ou não, ao usar o bloqueio no descanso lateral, o desligamento da moto só ocorre quando a marcha é engatada, em caso de violação do sistema de alarme.

Na prática, se o usuário tentar ligar a moto com alarme ativado (cadeado fechado ou ausência do controle de presença), a moto vai alarmar, mais dará partida normalmente se estiver no neutro. O desligamento da moto (bloqueio) só ocorrerá quando a marcha for engatada. Ratificando, essa situação só ocorre quando se escolhe o descanso lateral para bloqueio.

Isso demonstra mais uma vez a teoria de que nas motos citadas, o circuito do cavalete só gera alteração elétrica quando a moto está engatada, tornando a proposta de vocês de certa forma ineficaz.

O produto não faz qualquer ressalva, muito menos informa que pode haver a possibilidade de não funcionar em determinadas motos, isso é muito preocupante. Quando comprei o produto, instalado na Irmãos Cruz aqui em Recife, empresa homologada pela Positron, fui informado de que o sistema estava funcionando. Ao chegar em casa, fiz todas as simulações possíveis e constatei a inverdade.

Peço que haja um retorno institucional e técnico sobre o assunto. De antemão, a questão será divulgada na internet, nos principais fóruns de motociclismo do Brasil, certamente tem muita gente na mesma situação que a minha, e o pior, sem saber de nada, acreditando piamente no recurso do alarme.

Não estou questionando a qualidade do produto ou ausência do recurso oferecido, estou questionando a falta de informação com relação a possibilidade de não funcionar em determinados modelos de motos.

Ausência de informação ou informação incompleta é tida como crime perante ao CDC, videm os Art. 6, 30 e 37 da Lei n. 8.078 de 1990.
Resposta oficinal da Pósitron:
Prezado Sr. Diego,

Primeiramente gostaríamos de agradecer seu contato e interesse em nossos produtos,
O contato de cada cliente é de suma importância para a Pósitron, que é uma das maiores empresas do segmento de segurança automotiva e desenvolve tecnologias para automóveis, caminhões e motocicletas, como Alarmes, Travas Elétricas, Rastreadores, Linha Audio e Acessórios.

Recorremos ao nosso departamento para verificar o funcionamento do bloqueio passivo nas Motocicletas citadas abaixo e o fato relatado pelo Senhor realmente procede.

Ao acionar o cavalete lateral com a motocicleta no neutro, não ocorre mudança de estado no sensor.


O modo assalto passivo pode ser ativado de duas formas: pela ignição (motos sem o sensor no cavalete) ou baixando o cavalete lateral, devido as características das motocicletas Yamaha, o modo assalto passivo deverá ser ativado pela ignição (em caso de roubo, o modo assalto deverá ser ativado desligando a chave da motocicleta ).

Continuamos à disposição.
Contra reposta:
Entendo perfeitamente a condição técnica do produto, afinal, eu fui o autor da "descoberta". No entanto, eu comprei o alarme acreditando na proposta de pleno funcionamento informado pela Pósitron, pagando bem mais por isso.

Se o produto não oferece total compatibilidade com determinadas motocicletas, essa informação deveria ser expressa, não fazendo com que o cliente seja lesado ou induzido ao erro.

Seria muita ilusão acreditar que no momento do assalto, a vítima teria frieza suficiente para desligar a ignição com uma arma apontada na cabeça, então, o produto de vocês, nesta condição, não é interessante.

Sinto-me prejudicado e exijo uma reparação.

Como vocês preferem fazer?

Obrigado.
Entrei hoje em contato novamente com o Paolo e acordamos a devolução do produto, seguida da restituição do valor do produto (R$ 300,00).

Fiquem os senhores cientes também de que atualmente, a marca Pósitron está enfrentando graves problemas técnicos em seus produtos. Já entrei em contato com várias revendas aqui em Recife, em busca de informação e muitas delas estão se recusando a instalar os alarmes em motos e em carros, alegando um retorno muito grande por defeito.

Peço aos senhores que ajudem a disseminar essa informação, muita gente pode estar numa fria das grandes sem saber.

:thumbup:
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por mirandalopes » 22 Mai 2013, 11:29

Tenho um positron que instalei na moto quando comprei, vou ver o modelo e se for esse vou pedir restituição de volta.
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por whitewolf » 28 Jun 2013, 22:18

Obrigado pela informação amigo, comprei um positron duoblock fx g6 e estou com problemas, ele dispara do nada com a moto em movimento, o bom é que a loja que me vendeu vai trocar, só estou esperando chegar o mesmo modelo, pois, o que ele tinha lá era o g6 Pró, achei inferior ao FX, por isto não aceitei e decidi esperar.

Realmente a Positron está queimada, não indico.
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por diegonunes » 28 Jun 2013, 23:52

whitewolf, na verdade o problema do seu alarme é de outra ordem, pode ser a pilha do controle fraca, um defeito no módulo do alarme ou uma má instalação. A questão que levantei foi com relação a falha de funcionamento da função anti-assalto na nossa moto.

Hoje, tenho o G6 Pró instalado. O FX só custaria mais caro, não tenho necessidade de função auxiliar que ele fornece, sendo essa a única diferença prática importante entre eles dois.

Ontem fez um mês que eu mesmo instalei o alarme, até então funcionamento perfeito.

Se você tiver um multímetro, abre o controle e verifica se a bateria está com a voltagem igual ou inferior a 3v.
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por whitewolf » 29 Jun 2013, 12:24

Eu entendi, quando me referi ao problema, estava ligando a esta parte do seu post:

"Fiquem os senhores cientes também de que atualmente, a marca Pósitron está enfrentando graves problemas técnicos em seus produtos. Já entrei em contato com várias revendas aqui em Recife, em busca de informação e muitas delas estão se recusando a instalar os alarmes em motos e em carros, alegando um retorno muito grande por defeito."


O instalador não quis nem olhar se estava errado ou não, já pegou outro que era o g6 pró, na loja dele é o mesmo preço do FX, mas, preciso da função de silenciar o alarme, as vezes tenho que sair muito cedo, então, para não incomodar quem está dormindo, esta função é uma luva!

Sobre a possibilidade de ser a pilha, infelizmente não tenho um multímetro, mas, estou com o outro controle agora para testar, se mesmo assim apresentar o problema, vou arrumar um multímetro com um amigo ou comprar outra pilha.
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por diegonunes » 29 Jun 2013, 12:46

Massa!

O G6 Pro realmente não tem o asterisco no controle remoto pra controlar a emissão de bipe ao habilitar ou desabilitar o alarme, mas, você pode configurar pra ele nunca emitir bipe nessas dua condições, usando o fio de programação laranja, conforme manual.

Eu não gosto de bipar o alarme, o meu se mantem sempre silencioso ao ser ativado ou desativado, piscando apenas as setas.
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por whitewolf » 29 Jun 2013, 12:51

Legal, mas, como não tenho coragem (ainda) para mexer, prefiro o botão rsrsrsrs.
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por diegonunes » 29 Jun 2013, 13:13

hehehe, na hora de instalar você pode pedir que fique assim.
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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por fcovianna » 23 Nov 2013, 14:12

Oi pessoal, este é o meu primeiro post aqui no fórum e4 desculpem-me por ressuscitar o tópico. eheh

O fato é que comprei uma Tenere 250 e, comprei um POSITRON Duoblock PX G6, que seria o mais moderno da marca.

Nunca instalei alarmes em motos, mas dando uma olhada no manual e em algumas dicas pela internet, me propus a faze-lo.

Então, com relação ao primeiro tópico, gostaria de complementar o seguinte.

Seguindo a orientação do manual, em que diz que os fios Cinza/Azul bloqueiam o rele de partida, a moto estaria segura apenas para o furto, pois, com o alarme ativado, não é possível dar a partida través do botão, entretanto, depois da moto ligada, qualquer pessoa poderia pilotar a moto por tempo indeterminado. eheh

O máximo que acontece no caso do assalto (onde a moto já esta ligada) é o alarme tocar a sirene e piscar as setas, porém, o motor continuaria a funcionar normalmente.

apenas no caso da moto " morrer" é que não seria possível dar a partida eletrica, mas uma empurradinha e um tranco com marcha engrenada e a moto funcionaria novamente.

Liguei para a Positron e fui informado que isto se dá por motivo de uma determinação do CONTRAN, que proíbe que o motor seja interrompido o funcionamento, depois da moto em movimento.

Ok, enteni, mas isto não fica claro para quem compra e le o manual. Transcrevo o final do primeiro post, do Diego:

Ausência de informação ou informação incompleta é tida como crime perante ao CDC, videm os Art. 6, 30 e 37 da Lei n. 8.078 de 1990.

Claro que dá para resolver isto, é só ligarmos os fios Cinza/azul em outro dispositivo que não seja o do rele de partida, ou seja, noutro ponto em que quando aberto o circuito, interrompa o funcionamento do motor, ok?

Fica a informação. eheh

Um abraço

Francisco Vianna

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Re: Alarme Pósitron PX G6 não funciona plenamente - CUIDADO

Mensagem por fcovianna » 23 Nov 2013, 14:24

Em complemento ao meu Post, estoucom uma dificuldade:

O alarme já esta todo instalado, só faltando este ponto de interrupção do motor. como eu Disse, nunca instalei alarmes em motos. daí a dificuldade de achar os pontos.

Pensei que interromper o fio do CDI, bobina ou bomba de gasolina poderiam alterar o circuito original da moto e fiquei inseguro se pode dar problemas. Depois, também, não sei, na moto, onde seriam estes pontos. eheh

Resolvi colocar no interruptor do descanço lateral, pois com a marcha engrenada a moto morre, logo, se eu usar os fios cinza e azul para simular que o descanso foi abaixado, a moto pararia o motor.

Ocorreu que para não cortar o chicote original, pensei em instalar num ponto onde tenha um conector e, seguindo o chicote, vi o conector deste interruptor do descanso, embaixo do tanque. Aí a dúvida:

Alguém ja retirou a carenagem lateral para ter um melhor acessoem baixo do tanque? caso apenas retirando a carenagem do lado esquerdo nao seja o suficiente, alguem conhece um tutorial que ensine a retirar o tanque?

Bom pessoal, tenho 50 anos e sou aposentado, daí tenho um tempinho para "brincar" entende? e,depois, seria uma oportunidade de conhecer melhor como desmontar a moto e ir criando uma " intimidade" com ela. eheh

Um abraço e antecipadamente agradeço a ajuda

Francisco Vianna

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