Eu não consigo entender como uma empresa do porte da PST Eletronics faz tamanha cagada, haja visto que os modelos Fazer, Lander e Ténéré já tem seu sistema elétrico plenamente conhecido, são motos "médias" bem populares no comércio.
O tal alarme promete, além da função anti assalto tradicional de bloqueio por botão e afastamento (via controle remoto), o acionamento da função pelo descanso lateral, ou seja, no momento de um assalto, você entrega o controle sem qualquer resistência, mas, ao descer o pezinho pra entregar a moto, o bandido levanta o cavalete e aciona automaticamente o tempo de bloqueio.
Não vou entrar em detalhes técnicos aqui em aberto, até porque o produto funciona em algumas motos, poderia acabar prejudicando a eficiência do produto por excesso de conhecimento técnico dos amigos do alheio.
Segue o e-mail que enviei para a Pósitron (em atenção ao Paolo, um dos responsáveis técnicos pelo produto). Ocultei algumas partes que destrincham tecnicamente o problema, pelo motivo já citado.
Resposta oficinal da Pósitron:Prezados, bom dia.
Sou usuário do alarme Positron, modelo PX G6. Adquiri o produto pelo diferencial no sistema de acionamento anti assalto, possibilitando o acionamento discreto pelo descanso lateral.
O fato é que em algumas motos, o simples fato de acionar o descanso lateral não faz com o que sistema seja armado.
Por deter conhecimento técnico em mecânica e elétrica de veículos e motocicletas, fiz alguns testes, além de analisar o diagrama elétrico e posso alegar claramente e tecnicamente que, em algumas motos, em especial uma Yamaha Ténéré 250cc, a ideia vendida pela marca de vocês não funciona plenamente.
Para que entendam melhor a explicação a seguir, segue em anexo o diagrama de funcionamento do sistema de partida e corte da moto.
- O circuito cria intencionalmente um sistema entre o interruptor do cavalete, da embreagem e do neutro, para que ocorra a partida ou corte, de acordo com cada proposição. No teste prático com o multímetro, com a moto ligada e no neutro (situação comum em sinal vermelho), o acionamento do descanso lateral não altera nenhum parâmetro elétrico em nenhum dos dois fios, talvez pela presença de diodos. No entanto, ocorre alteração elétrica quando a moto está fora do neutro, ou seja, engatada. Nessa condição, moto ligada, embreagem acionada e marcha engatada, ao descer o cavalete, ocorre tensão no fio do cavalete (mudança de status), o que ativa a função anti assalto do alarme, mas corta a ignição da moto, obviamente.
Certamente vocês devem saber que nos modelos Fazer, Lander e Ténéré 250cc da Yamaha, com chicote dedicado ou não, ao usar o bloqueio no descanso lateral, o desligamento da moto só ocorre quando a marcha é engatada, em caso de violação do sistema de alarme.
Na prática, se o usuário tentar ligar a moto com alarme ativado (cadeado fechado ou ausência do controle de presença), a moto vai alarmar, mais dará partida normalmente se estiver no neutro. O desligamento da moto (bloqueio) só ocorrerá quando a marcha for engatada. Ratificando, essa situação só ocorre quando se escolhe o descanso lateral para bloqueio.
Isso demonstra mais uma vez a teoria de que nas motos citadas, o circuito do cavalete só gera alteração elétrica quando a moto está engatada, tornando a proposta de vocês de certa forma ineficaz.
O produto não faz qualquer ressalva, muito menos informa que pode haver a possibilidade de não funcionar em determinadas motos, isso é muito preocupante. Quando comprei o produto, instalado na Irmãos Cruz aqui em Recife, empresa homologada pela Positron, fui informado de que o sistema estava funcionando. Ao chegar em casa, fiz todas as simulações possíveis e constatei a inverdade.
Peço que haja um retorno institucional e técnico sobre o assunto. De antemão, a questão será divulgada na internet, nos principais fóruns de motociclismo do Brasil, certamente tem muita gente na mesma situação que a minha, e o pior, sem saber de nada, acreditando piamente no recurso do alarme.
Não estou questionando a qualidade do produto ou ausência do recurso oferecido, estou questionando a falta de informação com relação a possibilidade de não funcionar em determinados modelos de motos.
Ausência de informação ou informação incompleta é tida como crime perante ao CDC, videm os Art. 6, 30 e 37 da Lei n. 8.078 de 1990.
Contra reposta:Prezado Sr. Diego,
Primeiramente gostaríamos de agradecer seu contato e interesse em nossos produtos,
O contato de cada cliente é de suma importância para a Pósitron, que é uma das maiores empresas do segmento de segurança automotiva e desenvolve tecnologias para automóveis, caminhões e motocicletas, como Alarmes, Travas Elétricas, Rastreadores, Linha Audio e Acessórios.
Recorremos ao nosso departamento para verificar o funcionamento do bloqueio passivo nas Motocicletas citadas abaixo e o fato relatado pelo Senhor realmente procede.
Ao acionar o cavalete lateral com a motocicleta no neutro, não ocorre mudança de estado no sensor.
O modo assalto passivo pode ser ativado de duas formas: pela ignição (motos sem o sensor no cavalete) ou baixando o cavalete lateral, devido as características das motocicletas Yamaha, o modo assalto passivo deverá ser ativado pela ignição (em caso de roubo, o modo assalto deverá ser ativado desligando a chave da motocicleta ).
Continuamos à disposição.
Entrei hoje em contato novamente com o Paolo e acordamos a devolução do produto, seguida da restituição do valor do produto (R$ 300,00).Entendo perfeitamente a condição técnica do produto, afinal, eu fui o autor da "descoberta". No entanto, eu comprei o alarme acreditando na proposta de pleno funcionamento informado pela Pósitron, pagando bem mais por isso.
Se o produto não oferece total compatibilidade com determinadas motocicletas, essa informação deveria ser expressa, não fazendo com que o cliente seja lesado ou induzido ao erro.
Seria muita ilusão acreditar que no momento do assalto, a vítima teria frieza suficiente para desligar a ignição com uma arma apontada na cabeça, então, o produto de vocês, nesta condição, não é interessante.
Sinto-me prejudicado e exijo uma reparação.
Como vocês preferem fazer?
Obrigado.
Fiquem os senhores cientes também de que atualmente, a marca Pósitron está enfrentando graves problemas técnicos em seus produtos. Já entrei em contato com várias revendas aqui em Recife, em busca de informação e muitas delas estão se recusando a instalar os alarmes em motos e em carros, alegando um retorno muito grande por defeito.
Peço aos senhores que ajudem a disseminar essa informação, muita gente pode estar numa fria das grandes sem saber.