Muito barulho (mesmo)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Guarini
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2018, 16:03
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR

Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Guarini » 16 Dez 2018, 16:49

Bom dia, tarde, noite a todos!

Eu já acompanho este fórum a algum tempo, lendo as matérias e posts mas nunca interagi... até hoje!
Gostaria de saber da valiosa opinião dos(as) senhores(as) a respeito de um problema que tenho tido já a algum tempo.

A moto trata-se da Ténéré 250cc que adquiri no fim de dezembro de 2015, embora o modelo seja 2016 (aquele com painel digital, luz traseira em led's e etc).

Hoje ela está com um pouco mais de 10.000km (sim, não ando muito, é mais o trajeto casa-trabalho) e ela tem todas as revisões feitas pela a Yamaha (de Curitiba), a inicial, a de 1k, 5k e 10k em dia.

Embora ela tenha tido um pequeno problema com a ignição, que resolvi facilmente tocando o relê de partida, ela melhorou bastante trocando de posto, a gasolina deveria ser muito ruim (Petrobrás). Embora atualmente a partida dá umas falhadas de vez em quando e a moto morre algumas poucas vezes, mas mais tarde terei que ver se é algo ligado ao motor de arranque como algum desgaste das escovas, embora este não é o problema principal.

A questão é um som intermitente (imaginem passando uma chave de fenda pelos raios da moto, fazendo aquele barulho intermitente na medida que acelera ou desacelera). No começo eu acreditei que pudesse ser algo relativo a roda, o som era até discreto, mas com pouco uso ele se fazia presente. Achei que pudesse ser algo relativo a roda e tal, levei na concessionária, eles revisaram, não encontrararam nada de mais - e mesmo deixando a disposição deles para fazer testes na rua eles não escutaram o som que mencionei - (até revisaram a roda e aros e deixaram tudo por uma troca de pastilha de freio traseiro mesmo - vai entender...). O barulho persistiu mais um dia e sumiu do nada. Ficou um bom tempo e do nada apareceu, mas agora um pouco mais alto (acho até que eram problemas distintos). Mas desta vez eu tenho uma percepção que não é da roda o som, mas do câmbio (ou embreagem) pois o som caracteristico se apresenta com muita intensidade quando a moto já está em atividade (com motor quente) e quando estou com a embreagem (manete) ativada para reduzir ou subir as marchas. Algumas vezes quando a marcha está engrenada o barulho não se apresenta, mas quando está desacelerando no ponto neutro, aí a barulheira faz passar vergonha. Com baixa aceleração (1º e 2º engatada) o som também se apresenta. A aceleração, andamento e desaceleração, não geram qualquer problema no funcionamento, o problema é só o som mesmo que não sei se pode se tornar um problema no futuro.

Fico imaginando se é algum problema com rolamento, folga nos componentes ou algo assim, pois se depender da manutenção rotineira, pela a concessionária Yamaha, não deve ser, ninguém fora eles (e minha pequena incurção no relê) mexeu na moto.

Então antes de ir a eles (ou outra mecânica), gostaria saber da experiência dos presentes se há alguma idéia do que possa ser o problema?

Muito obrigado por qualquer contribuição!

Pedro Fritsch
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 05 Abr 2018, 18:01
Cidade onde mora: Caçador

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Pedro Fritsch » 17 Dez 2018, 07:11

Procure um bom mecânico fora da concessionária.

Avatar do usuário
Guarini
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2018, 16:03
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Guarini » 17 Dez 2018, 20:40

Pedro Fritsch escreveu:Procure um bom mecânico fora da concessionária.
Talvez seja o mais adequado. Vou tentar levantar o máximo de informação antes da decisão final.

Obrigado.

Marceloamoreno87
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Dez 2018, 09:11
Cidade onde mora: Sao paulo/sp

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Marceloamoreno87 » 24 Dez 2018, 16:27

Alguma novidade?

Tenho o mesmo receio quanto ao barulho que T250 faz!

Valeuu!!

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Guarini
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2018, 16:03
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Guarini » 24 Dez 2018, 17:03

Marceloamoreno87 escreveu:Alguma novidade?

Tenho o mesmo receio quanto ao barulho que T250 faz!

Valeuu!!

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Olá Marcelo!

Eu só não atualizei ainda pois não tive uma resposta completa, mas de maneira parcial eu já tenho alguns indícios do problema;

Com relação a partida, em teoria, poderia ser 3 itens: chave de partida, relê ou algum componente do motor de partida (na minha opinião escova/carvão gasto). Eu tenho alarme nela e, então, desliguei-o para isolar o problema e, claro, o problema ainda não se resolveu. Bateria não é pois a moto liga completamente e, se fosse carga abaixo de 12v, ela não daria partida nunca ou não daria depois de carregada, então não creio que seja o caso (mas não descartei completamente). Chave de partida não deve ser pois além de não ter problemas aparentes, o relê que troquei da Magnetron faz o clique do circuito, só me restando o motor de partida. Esse eu realmente não tenho certeza.

Com relação ao barulho, eu estive em duas casas mecânicas famosas em minha cidade e mais a concessionária Yamaha e a única que se dignificou a fazer uma análise descomprometida foi a concessionária. Dois mecânicos vieram dar uma olhada e, mais em seguida, o gerente da loja e após algumas análises mais minuciosas (olha coroa e pinhão, olha lubrificação, olha corrente, olha roda, vira e mexe), chegou-se à conclusão que é um defeito com o espaçador da roda (peça que fica na roda traseira, vide google) pois quando a roda não está sob pressão ou com corrente: nada de barulho. Colocou a corrente e fez os ajuste, dá-lhe barulheira. Eles conseguiram fazer um alinhamento tal que agora não está fazendo mais os sons, mas como eu prefiro resolver de uma vez por todas a peça estará na concessionário a partir de 07 de janeiro e levarei lá para este reparo + problema elétrico. Quando tiver o parecer completo eu volto a postar.

Grato pela atenção dispensadas por todos.

Até mais! :joinha:

Avatar do usuário
Guarini
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2018, 16:03
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Guarini » 31 Jan 2019, 23:25

Saudações pessoal.

Estou passando por aqui apenas para fazer uma atualização do caso (31/01/2019).
Basicamente eu relatei dois problemas anteriormente: um relativo ao barulho e outro em partida e eventuais desligamentos na moto.

Quanto ao barulho, estive na Yamaha da minha cidade (Curitiba) e o pessoal mencionou a possibilidade da peça (espaçador) poder estar com defeito, sendo ela a responsável pelo problema. De qualquer maneira eu sai de lá (da Yamaha) com a roda alinhada e regulada com a corrente no lugar e lubrificada e não aconteceu mais nenhum barulho depois disso. Não há sequer um problema até o momento que possa me queixar. Creio que daqui poderiamos tirar várias conclusões, mas o caso é que o problema não se apresenta. Tanto melhor! Se algo mudar eu torno a informar.

Quanto aos problemas de partida e/ou elétricos. Bom, todos os problemas pareciam relacionados... Dizem os médicos que quando vc escuta cascos de cavalo, então devem ser cavalos e não uma zebra. Talvez eu não tenha mencionado, mas eu ia num posto de gasolina perto de casa da Petrobrás e, certo dia, a gasolina que coloco (aditivada) não tinha mais. Passei algum tempo colocando a comum, até chegar o dia que só tinha alcool na bomba. Neste meio tempo a moto apresentava esse problema. Resolvi ir em outro posto (Petrobras também mas com indicações positivas) e o problema começou a ceder com o tempo, até que tem duas semana que o problema não se apresenta mais! A moto dá partida, não morre, não engasga e nada. Mais forte impossível. Bastou trocar toda a gasolina (ruim penso eu) por algo que não deve ser a mistureba daquele posto e tudo voltou ao normal.

Em resumo, sem problema por hora. Mas acho que fica a minha experiência caso alguém mais passe pelo que passei. Serve de possibilidade a ser considerada.

Até a próxima pessoal!

Bruno Gouvea
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Jan 2019, 07:38
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Bruno Gouvea » 01 Fev 2019, 11:14

Muito obrigado por sua atualização, a minha té 250 ( tereza)2014 tbm apresenta um ruido no motor, quando a rotação esta entre 3 e 5 K, ruido este semelhante a uma maquina de costura. Um mecânico de uma conceituada oficina aqui no E.S me disse que é um som característico da tenere. Que uma “camisa” de algum componente que não me lembro agora seria feita de cerâmica e teria uma folga maior, e esta seria a causa do ruido.
Mas de qualquer forma vou sair do posto mais barato e procurar um de maior qualidade. Vlw


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Guarini
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2018, 16:03
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Guarini » 02 Fev 2019, 12:58

Bruno Gouvea escreveu:Muito obrigado por sua atualização, a minha té 250 ( tereza)2014 tbm apresenta um ruido no motor, quando a rotação esta entre 3 e 5 K, ruido este semelhante a uma maquina de costura. Um mecânico de uma conceituada oficina aqui no E.S me disse que é um som característico da tenere. Que uma “camisa” de algum componente que não me lembro agora seria feita de cerâmica e teria uma folga maior, e esta seria a causa do ruido.
Mas de qualquer forma vou sair do posto mais barato e procurar um de maior qualidade. Vlw


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu não entendo absolutamente nada de mecânica de motos, mas um barulho que acontece em sua moto em algum momento específico que não acontece nas demais não deveria ser normal. Seria bom verificar uma segunda ou até terceira opinião, se julgar apropriado.

Avatar do usuário
Guarini
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2018, 16:03
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Guarini » 02 Fev 2019, 12:58

Bruno Gouvea escreveu:Muito obrigado por sua atualização, a minha té 250 ( tereza)2014 tbm apresenta um ruido no motor, quando a rotação esta entre 3 e 5 K, ruido este semelhante a uma maquina de costura. Um mecânico de uma conceituada oficina aqui no E.S me disse que é um som característico da tenere. Que uma “camisa” de algum componente que não me lembro agora seria feita de cerâmica e teria uma folga maior, e esta seria a causa do ruido.
Mas de qualquer forma vou sair do posto mais barato e procurar um de maior qualidade. Vlw


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu não entendo absolutamente nada de mecânica de motos, mas um barulho que acontece em sua moto em algum momento específico que não acontece nas demais não deveria ser normal. Seria bom verificar uma segunda ou até terceira opinião, se julgar apropriado.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Muito barulho (mesmo)

Mensagem por Davrison » 04 Fev 2019, 09:02

O barulho de máquina de costura é normal não só da Te250, mas, desse motor 250 da yamaha o que não compromete em nada no funcionamento. O que percebo é que em dias mais quentes, quando eu ligo a moto, o barulho é mais evidente. Minha teoria (sem comprovação cientifica) é que por causa da temperatura ambiente o óleo fica menos viscoso, mas, devido o motor frio as folgas do motor estão maiores o que faz as coisas baterem e fazer barulho. Depois que esquenta o barulho diminui. Em dias mais frios, o óleo mais viscoso preenche as folgas e o motor bate menos até todo o conjunto aquecer.

A menos que seja um barulho extremamente anormal, não há o que se preocupar.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Responder