Bem-vindo: 20 Jan 2019, 00:08

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 16 Dez 2018, 15:49 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Dez 2018, 15:03
Mensagens: 3
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR
Bom dia, tarde, noite a todos!

Eu já acompanho este fórum a algum tempo, lendo as matérias e posts mas nunca interagi... até hoje!
Gostaria de saber da valiosa opinião dos(as) senhores(as) a respeito de um problema que tenho tido já a algum tempo.

A moto trata-se da Ténéré 250cc que adquiri no fim de dezembro de 2015, embora o modelo seja 2016 (aquele com painel digital, luz traseira em led's e etc).

Hoje ela está com um pouco mais de 10.000km (sim, não ando muito, é mais o trajeto casa-trabalho) e ela tem todas as revisões feitas pela a Yamaha (de Curitiba), a inicial, a de 1k, 5k e 10k em dia.

Embora ela tenha tido um pequeno problema com a ignição, que resolvi facilmente tocando o relê de partida, ela melhorou bastante trocando de posto, a gasolina deveria ser muito ruim (Petrobrás). Embora atualmente a partida dá umas falhadas de vez em quando e a moto morre algumas poucas vezes, mas mais tarde terei que ver se é algo ligado ao motor de arranque como algum desgaste das escovas, embora este não é o problema principal.

A questão é um som intermitente (imaginem passando uma chave de fenda pelos raios da moto, fazendo aquele barulho intermitente na medida que acelera ou desacelera). No começo eu acreditei que pudesse ser algo relativo a roda, o som era até discreto, mas com pouco uso ele se fazia presente. Achei que pudesse ser algo relativo a roda e tal, levei na concessionária, eles revisaram, não encontrararam nada de mais - e mesmo deixando a disposição deles para fazer testes na rua eles não escutaram o som que mencionei - (até revisaram a roda e aros e deixaram tudo por uma troca de pastilha de freio traseiro mesmo - vai entender...). O barulho persistiu mais um dia e sumiu do nada. Ficou um bom tempo e do nada apareceu, mas agora um pouco mais alto (acho até que eram problemas distintos). Mas desta vez eu tenho uma percepção que não é da roda o som, mas do câmbio (ou embreagem) pois o som caracteristico se apresenta com muita intensidade quando a moto já está em atividade (com motor quente) e quando estou com a embreagem (manete) ativada para reduzir ou subir as marchas. Algumas vezes quando a marcha está engrenada o barulho não se apresenta, mas quando está desacelerando no ponto neutro, aí a barulheira faz passar vergonha. Com baixa aceleração (1º e 2º engatada) o som também se apresenta. A aceleração, andamento e desaceleração, não geram qualquer problema no funcionamento, o problema é só o som mesmo que não sei se pode se tornar um problema no futuro.

Fico imaginando se é algum problema com rolamento, folga nos componentes ou algo assim, pois se depender da manutenção rotineira, pela a concessionária Yamaha, não deve ser, ninguém fora eles (e minha pequena incurção no relê) mexeu na moto.

Então antes de ir a eles (ou outra mecânica), gostaria saber da experiência dos presentes se há alguma idéia do que possa ser o problema?

Muito obrigado por qualquer contribuição!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 Dez 2018, 06:11 
Offline

Registrado em: 05 Abr 2018, 18:01
Mensagens: 18
Cidade onde mora: Caçador
Procure um bom mecânico fora da concessionária.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 Dez 2018, 19:40 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Dez 2018, 15:03
Mensagens: 3
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR
Pedro Fritsch escreveu:
Procure um bom mecânico fora da concessionária.


Talvez seja o mais adequado. Vou tentar levantar o máximo de informação antes da decisão final.

Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 24 Dez 2018, 15:27 
Offline

Registrado em: 12 Dez 2018, 08:11
Mensagens: 3
Cidade onde mora: Sao paulo/sp
Alguma novidade?

Tenho o mesmo receio quanto ao barulho que T250 faz!

Valeuu!!

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 24 Dez 2018, 16:03 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Dez 2018, 15:03
Mensagens: 3
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR
Marceloamoreno87 escreveu:
Alguma novidade?

Tenho o mesmo receio quanto ao barulho que T250 faz!

Valeuu!!

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk


Olá Marcelo!

Eu só não atualizei ainda pois não tive uma resposta completa, mas de maneira parcial eu já tenho alguns indícios do problema;

Com relação a partida, em teoria, poderia ser 3 itens: chave de partida, relê ou algum componente do motor de partida (na minha opinião escova/carvão gasto). Eu tenho alarme nela e, então, desliguei-o para isolar o problema e, claro, o problema ainda não se resolveu. Bateria não é pois a moto liga completamente e, se fosse carga abaixo de 12v, ela não daria partida nunca ou não daria depois de carregada, então não creio que seja o caso (mas não descartei completamente). Chave de partida não deve ser pois além de não ter problemas aparentes, o relê que troquei da Magnetron faz o clique do circuito, só me restando o motor de partida. Esse eu realmente não tenho certeza.

Com relação ao barulho, eu estive em duas casas mecânicas famosas em minha cidade e mais a concessionária Yamaha e a única que se dignificou a fazer uma análise descomprometida foi a concessionária. Dois mecânicos vieram dar uma olhada e, mais em seguida, o gerente da loja e após algumas análises mais minuciosas (olha coroa e pinhão, olha lubrificação, olha corrente, olha roda, vira e mexe), chegou-se à conclusão que é um defeito com o espaçador da roda (peça que fica na roda traseira, vide google) pois quando a roda não está sob pressão ou com corrente: nada de barulho. Colocou a corrente e fez os ajuste, dá-lhe barulheira. Eles conseguiram fazer um alinhamento tal que agora não está fazendo mais os sons, mas como eu prefiro resolver de uma vez por todas a peça estará na concessionário a partir de 07 de janeiro e levarei lá para este reparo + problema elétrico. Quando tiver o parecer completo eu volto a postar.

Grato pela atenção dispensadas por todos.

Até mais! :joinha:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários registrados: Bing [Bot], Google [Bot], Marcelo DC


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB