Óleo do motor espumando

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Rice Cliff
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Jun 2016, 09:12
Cidade onde mora: FLORIANOPOLIS/SC

Óleo do motor espumando

Mensagem por Rice Cliff » 20 Jul 2018, 17:47

Prezados amigos. A Walkyria (T600/90) teve problemas mecânicos no motor, estava na dúvida entre fazer o motor ou botar um usado. Apareceu uma XT 600/94 de barbada e abracei. Aproveitar os sistemas de freio. Substitui o motor, e descobri que a elétrica é diferente. Optei por substituir o volante, engrenagem de partida e tampa lateral. Lembrando que a T600/90 tem radiador de óleo, e a XT 94 não tem. Obviamente, mantive o radiador. Tudo instalado, óleo novo colocado, Mobil 20/50 e tudo funcionou bem. Fui completar o óleo no reservatório e me apavorei. O óleo estava branco. Achei que era água. Uma impossibilidade prática, pois fiz tudo pessoalmente, sozinho, em casa, em minha oficina particular improvisada. Drenei todo o óleo, inclusive do radiador, deixei em repouso, e em poucas horas voltou ao normal. Sem resíduos aparentes de água. Coloquei óleo novo, e ele voltou a ficar esbranquiçado. Tirei imediatamente e notei ser bhas de armazenamento tantas que deixam o óleo branco. Em +/- 1 hora de repouso ele volta ao normal. Pesquisei, li bastante, mas não consegui definir a origem do problema. Alguém já passou por isto ou teria alguma sugestão de como resolver o problema?

Avatar do usuário
sanguinete
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
Cidade onde mora: Recife

Re: Óleo do motor espumando

Mensagem por sanguinete » 31 Jul 2018, 10:52

O que seria Bhas? Bolhas?

Bem, so existem 2 motivos pra ter espuma no lubrificante, ou contaminação por algum produto ou agua, ou entrada de ar. O motor é de outra moto, então você desconhece a situação dele? O que será que tinha dentro dele? Foi lavado, foi feito Flush, foi "mascarado". Se não for contaminante, então tem algum problema com a tubulação, bomba de oleo, etc.. causando a entrada de ar no sistema enquanto o lubrificante é bombeado. Ou compressão vazando pelo cilindro e causando excesso de pressão interna no motor. Nesse caso ele deve ta cuspindo óleo pelo respiro superior. Porém, eu nunca tive uma moto dessas, e como o reservatório dela é beeem peculiar, no quadro, será que não é normal a formação de um pouco de espuma devido a forma como o óleo retorna?
http://www.blogrotacerta.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Óleo do motor espumando

Mensagem por fjruthes » 31 Jul 2018, 13:33

Um pouco de espuma logo após o funcionamento até é normal... Mas ficar esbranquiçado, só vi isso acontecer quando misturado com água ou gasolina, isso aconteceu em uma Virago que eu tinha, gasolina e óleo estavam se misturando, mas não lembro mais qual era o problema, se eu não me engano era na torneira de combustível... Pode ser que seja isso...

Já tentou colocar óleo novo pra ver se acontece o mesmo com o óleo novo?
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Rice Cliff
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Jun 2016, 09:12
Cidade onde mora: FLORIANOPOLIS/SC

Re: Óleo do motor espumando

Mensagem por Rice Cliff » 21 Set 2018, 15:04

A título de dar um retorno...

A Walkyria é uma T600/90, o reservatório não é no quadro, é em um bujão ao lado da bateria, no quadro são as XTs. Descartei, de imediato, contaminação por água e gasolina, pois retirei o óleo com a espuma e deixei em repouso, em torno de 40 minutos voltava ao normal, contaminado ocorre uma decantação, e a separação dos componentes é visível. A moto estava na bancada, eu não queria rodar com ela antes de resolver esta situação. Mas, como não consegui chegar a nenhuma conclusão, a despeito das centenas de contribuições de amigos de todo o Brasil, aos quais fico extremamente grato, decidi seguir uma sugestão que foi reincidente: botar pra rodar que é normal.
Assim foi feito, e a espuma sumiu.
Apesar de se praticamente o mesmo motor, há duas distinções, uma elétrica, e outra de lubrificação.
Lubrificação: A XT possui um duto extra em relação a Ténéré, que sai do compartimento do filtro diretamente para a parte superior da caixa de marchas, local onde é capitado o óleo que vai pelo duto de retorno para o reservatório. Descobri que o comportamento do óleo espumar assim que é ligada a moto, com óleo novo, é normal neste motor, em função dos aditivos. O que já não ocorre nos motores das Ténérés, pois o duto de retorno não recebe óleo que vem do filtro, recebe apenas o que flui através da bomba de óleo e dos outros dutos de lubrificação. Foi muita peleia, muito estudo, muita pesquisa até chegar a esta conclusão, que não é técnica, pois não sou mecânico, sou mexanico. Se minhas considerações estiverem equivocadas, por favor, me corrijam.
Elétrica: a xt usa tci e não funça sem bateria, a Ténéré usa CDI e funça mesmo sem bateria, pois seu estator tem uma bobina dupla a mais, que manda energia direto pra vela. Tentei manter a elétrica original, mas não pegava ponto, aparentemente a ponta do virabrequim tem a chaveta em local distinto. Um cabelésimo, mas o suficiente pra moto não desenvolver em alta. por fim, tive de adaptar a fiação para o volante menor da xt e a instalação do TCI, questão elétrica resolvida. Fugiu da minha alçada, tive de pagar uma oficina pra descobrir e resolver a questão, foi uma facada, mas valeu a pena. Ficaram 3 dias mexendo na moto. E eu na volta. Daqueles bem chatos...

Grande abraço aos amigos.

Responder