Pneu sem Camara

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por oscarmaxi » 05 Jun 2020, 12:07

Bom dia a todos. Depois de alguns anos, volto a este fórum... Nesse período, comprei uma Transalp, vendi, mas continuei todo o tempo com a Tenere 250. A moto é tão boa que nunca tive coragem de vender e pretendo ficar mais um bom tempo com ela. Mas volto a essa questão dos pneus com câmara. Continuo pesquisando uma solução... Hoje de manhã fiz contato com um funcionário da Câmaras Lucioli (aquelas com 7mm de espessura) e ele foi muito atencioso e me tirou algumas dúvidas. As câmaras são boas para rodar no asfalto, não tiram a estabilidade ou o desempenho da moto. Se um prego entrar e ficar cravado no pneu, que é o que mais acontece, o furo também é vedado (nos vídeos do Youtube, eles sempre tira o prego...). Elas custam em torno de 280 reais e vêm com um selante próprio para elas. Apesar desse valor alto, ainda acho uma solução melhor que trocar as rodas... Alguém aqui do grupo já usou essas câmaras? Gostou da experiência? Teve algum problema? Caso mesmo sem essas informações, eu decida comprar e fazer a experiência, alguém se interessa pelos seus resultados? Se ninguém se interessar, nem venho postar. Abraços.

Azeviche
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2020, 18:58
Cidade onde mora: Salvador/Ba

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por Azeviche » 05 Jun 2020, 20:05

oscarmaxi escreveu:
05 Jun 2020, 12:07
Bom dia a todos. Depois de alguns anos, volto a este fórum... Nesse período, comprei uma Transalp, vendi, mas continuei todo o tempo com a Tenere 250. A moto é tão boa que nunca tive coragem de vender e pretendo ficar mais um bom tempo com ela. Mas volto a essa questão dos pneus com câmara. Continuo pesquisando uma solução... Hoje de manhã fiz contato com um funcionário da Câmaras Lucioli (aquelas com 7mm de espessura) e ele foi muito atencioso e me tirou algumas dúvidas. As câmaras são boas para rodar no asfalto, não tiram a estabilidade ou o desempenho da moto. Se um prego entrar e ficar cravado no pneu, que é o que mais acontece, o furo também é vedado (nos vídeos do Youtube, eles sempre tira o prego...). Elas custam em torno de 280 reais e vêm com um selante próprio para elas. Apesar desse valor alto, ainda acho uma solução melhor que trocar as rodas... Alguém aqui do grupo já usou essas câmaras? Gostou da experiência? Teve algum problema? Caso mesmo sem essas informações, eu decida comprar e fazer a experiência, alguém se interessa pelos seus resultados? Se ninguém se interessar, nem venho postar. Abraços.
Tenho interesse sim em saber o resultado, se possível informe depois.
Vinícius Santana
Himalayan EFI 411 2021/2022 - Atual :sportbike:
Ténéré 250 2011 - roubada infelizmente
Fazer 250 roxa 2010/2011

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por oscarmaxi » 17 Jun 2020, 13:51

Boa tarde. Ontem chegou a câmara Lucioli que comprei. Instalei agora de manhã. Comprei somente a dianteira, para experimentar. Paguei R$ 285,00 e veio com a vacina Tex. E acho que vai ficar só na dianteira mesmo... Pensem num negócio trabalhoso... É preciso fazer mais dois furos no aro, para passar as duas travas. E depois a montagem é uma luta. Usei três espátulas adequadas, lubrifiquei bem e mesmo assim foi cansativo. Se o cabra não for encardido, ele desiste...
A câmara é pesada, 2kg. A vacina 380g. Mas ainda não apliquei a vacina. Primeiro vou tentar fazer um balanceamento estático na roda montada, instalar na moto, dar umas voltas e sentir como ficou a estabilidade e a vibração. Afinal esse peso a mais pode provocar algum problema... Depois vou decidir se coloco essa vacina... E depois de experimentar na estrada, volto aqui relatar. Vamos ver se vai valer a pena...

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por PauloPinheiro » 17 Jun 2020, 15:57

oscarmaxi escreveu:
17 Jun 2020, 13:51
Boa tarde. Ontem chegou a câmara Lucioli que comprei. Instalei agora de manhã. Comprei somente a dianteira, para experimentar. Paguei R$ 285,00 e veio com a vacina Tex. E acho que vai ficar só na dianteira mesmo... Pensem num negócio trabalhoso... É preciso fazer mais dois furos no aro, para passar as duas travas. E depois a montagem é uma luta. Usei três espátulas adequadas, lubrifiquei bem e mesmo assim foi cansativo. Se o cabra não for encardido, ele desiste...
A câmara é pesada, 2kg. A vacina 380g. Mas ainda não apliquei a vacina. Primeiro vou tentar fazer um balanceamento estático na roda montada, instalar na moto, dar umas voltas e sentir como ficou a estabilidade e a vibração. Afinal esse peso a mais pode provocar algum problema... Depois vou decidir se coloco essa vacina... E depois de experimentar na estrada, volto aqui relatar. Vamos ver se vai valer a pena...
To de olho nos resultados amigo...para uma outra moto :shock:
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por oscarmaxi » 18 Jun 2020, 15:13

Boa tarde. Fui experimentar a moto. Acabei de chegar. Não andei muito, um pouco de cidade e um trecho da Rodovia Dom Pedro, aqui em Campinas SP.
A nova câmara, com paredes de 5mm, trouxe um peso adicional para a roda de aproximadamente 1,5kg (ainda sem a vacina). E isso poderia afetar a estabilidade, o desempenho e a frenagem. Esse peso na roda, e abaixo da suspensão, é muito diferente de um peso que levamos no bagageiro, por exemplo. Afeta muito a inércia da roda, o seu efeito giroscópio, daí o meu receio... Quando terminei a montagem, foi quase 50 gramas de chumbo para fazer o balanceamento. Eu mesmo fiz, seguindo os tutoriais do YouTube.
Na prática, não senti diferenças no desempenho, nas curvasn e nas frenagens, nem na estabilidade. Talvez, num aspecto tenha até melhorado: balançou menos na estrada, com ventos laterais. A frente da Tenere 250 é muito leve e esse peso a mais parece que ajudou... Vou andar mais um pouco antes de decidir se coloco a vacina. Gravei tudo em vídeo, talvez eu edite e coloque no YouTube, para disponibilizar para quem precise dessas informações. Quando eu precisei, só achei testes mostrando a resistência a impactos e furos, mas nada sobre estabilidade e desempenho. Se constatar mais alguma coisa, vou postando aqui.

Azeviche
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2020, 18:58
Cidade onde mora: Salvador/Ba

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por Azeviche » 20 Jun 2020, 22:42

oscarmaxi escreveu:
18 Jun 2020, 15:13
Boa tarde. Fui experimentar a moto. Acabei de chegar. Não andei muito, um pouco de cidade e um trecho da Rodovia Dom Pedro, aqui em Campinas SP.
A nova câmara, com paredes de 5mm, trouxe um peso adicional para a roda de aproximadamente 1,5kg (ainda sem a vacina). E isso poderia afetar a estabilidade, o desempenho e a frenagem. Esse peso na roda, e abaixo da suspensão, é muito diferente de um peso que levamos no bagageiro, por exemplo. Afeta muito a inércia da roda, o seu efeito giroscópio, daí o meu receio... Quando terminei a montagem, foi quase 50 gramas de chumbo para fazer o balanceamento. Eu mesmo fiz, seguindo os tutoriais do YouTube.
Na prática, não senti diferenças no desempenho, nas curvasn e nas frenagens, nem na estabilidade. Talvez, num aspecto tenha até melhorado: balançou menos na estrada, com ventos laterais. A frente da Tenere 250 é muito leve e esse peso a mais parece que ajudou... Vou andar mais um pouco antes de decidir se coloco a vacina. Gravei tudo em vídeo, talvez eu edite e coloque no YouTube, para disponibilizar para quem precise dessas informações. Quando eu precisei, só achei testes mostrando a resistência a impactos e furos, mas nada sobre estabilidade e desempenho. Se constatar mais alguma coisa, vou postando aqui.
Estou acompanhando com atenção os resultados, se der poste este vídeo no Youtube e manda o link aqui, agradeço.
Vinícius Santana
Himalayan EFI 411 2021/2022 - Atual :sportbike:
Ténéré 250 2011 - roubada infelizmente
Fazer 250 roxa 2010/2011

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por oscarmaxi » 22 Jun 2020, 19:19

Boa noite.
Acabei de postar um vídeo no YouTube. Depois vou postar outros, sobre a roda traseira e resultados de testes.
O link é este:
Se alguém quiser deixar perguntas lá, eu respondo.
Obrigado.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por oscarmaxi » 03 Jul 2020, 07:32

Bom dia a todos.
Ontem à tarde instalei a câmara Lucioli na roda traseira. Eu não, o borracheiro. Depois do trabalhão que tive para instalar a dianteira, resolvi terceirizar... E também porque resolvi trocar os dois pneus. Comprei Vipal, medidas originais. Se a roda da frente tinha dado trabalho, a traseira foi bem pior... Se depois do que eu relatar aqui alguém ainda se interessar por essas câmaras, só inicie o projeto se conhecer um borracheiro forte e com boa vontade. A câmara grossa, com duas travas, além do bico, é muito difícil de ser instalada. Além de cara, gastei mais com as câmaras do que com os pneus. Mas era uma experiência que eu queria fazer há anos.
Vamos aos primeiros resultados.
Ainda na borracharia, depois de montadas e calibradas as rodas (26 libras na dianteira e 30 na traseira), soltei cada uma, de uma pequena altura, para ver como estavam quicando no chão. Quicaram pouco, uma vez só. Isso já mostrou que os pneus perderam elasticidade, ficaram mais rijos. Tenho quase certeza que isso influencia em sua amoldagem ao solo. E além dessa perda de elasticidade, ganharam peso, quase 2kg na dianteira e quase 3kg na traseira.
Depois de instalados na moto, fui dar uma volta, com cuidado, pois além dessa nova configuração, tem o negócio da cera dos pneus novos, que até hoje não sei se é mito ou verdade...
A moto mudou. Não quero afirmar, ainda, que foi para pior. Mas parece que foi. A impressão que eu tenho foi de que ela perdeu agilidade, principalmente nas curvas. Tá certo que eu fiz as curvas com mais cuidado, então é difícil afirmar se os problemas estavam nas rodas ou no piloto... Ainda não peguei estrada, vou pegar nos próximos dias. Vou testar também outras calibragens, mais baixas e sentir a diferença.
Depois de testar, vou postar aqui os novos resultados. Não vou mais fazer um vídeo, pois houve pouco interesse. Percebi que este fórum está bem menos fequentado que há alguns anos. Talvez seja porque as Teneres entraram em fase de extinção, acredito que só a super ainda não saiu de linha.
Conclusão provisória: a instalação dessas câmaras não vale a pena. Pelo seu custo, dificuldade de instalação e resultados no desempenho na moto. Os benefícios esperados, no caso de motos de passeio, de evitar um acidente em caso de furo no pneu ou não ter de ficar parado numa beira de estrada ou lugar perigoso, são situações ocasionais, que poderão, com sorte, nunca ocorrer. Acho que são acessórios só para quem faz trilhas pesadas mesmo, que nem é a proposta das Teneres. Já que instalei, vou continuar experimentando, pelo menos por um ano.
Por enquanto, é isso. Se tiver mais notícias, trago aqui. Se não tiver, abraços a todos.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por oscarmaxi » 07 Jul 2020, 11:29

Bom dia.
Atualizando.
Fiz contato com a empresa fabricante das câmaras, com o Hélio, filho do Sr.Lucioli.
Ele sugeriu baixar a pressão dos pneus, porque como as câmaras são bem mais grossas, deixam os pneus bem mais duros que o normal.
Fiz isso, 20 na traseira e 18 na dianteira, fui experimentar bastante neste fim de semana, ontem e hoje (na pandemia e aposentado, não tenho muito o que fazer... KKK...). E também me acostumar com a ciclística.
Nova conclusão: feitos os ajustes na calibragem e no piloto, vou mudar minha conclusão anterior, o uso das câmaras vale a pena, sim. Acima de 100km/h a gente se sente mais seguro, mais confiante, sabe que se furar, vai ser mais fácil controlar. As curvas são só uma questão de jeito, de adaptação. Quanto ao peso maior das rodas, achei uma matéria da revista Duas Rodas que diz que o desempenho é pouco afetado por isso. Só em motos de competição tem algum significado.
Agora só falta colocar a vacina. Depois de colocar, volto aqui trazer as impressões.
Abraços.

Azeviche
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2020, 18:58
Cidade onde mora: Salvador/Ba

Re: Pneu sem Camara

Mensagem por Azeviche » 09 Jul 2020, 23:50

Boa noite Oscar,

Me diz o custo total da troca por favor.

Continuo aqui firme na atenção a este tópico.

Abraços.
Vinícius Santana
Himalayan EFI 411 2021/2022 - Atual :sportbike:
Ténéré 250 2011 - roubada infelizmente
Fazer 250 roxa 2010/2011

Responder