Bem-vindo: 19 Jul 2018, 14:09

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 06 Jun 2018, 11:23 
Offline

Registrado em: 06 Jun 2018, 09:54
Mensagens: 2
Cidade onde mora: Cidade/UF
Olá Pessoal, sou novo aqui e conto com a ajuda de vocês.

Tive uma Factor 125 2016 por dois anos e a duas semanas peguei uma Tenere 250 - 2016 pra curtir mais umas viagens e usar também pro dia a dia no trânsito de São Paulo, já de começo tive uma ótima impressão da moto e pretendo usar muito, apenas um detalhe está me deixando um pouco inseguro.

A moto está com 18000 km e ainda com os pneus originais de fábrica Metzeller, o traseiro está já um pouco gasto mas a marca do twi ainda está tranquila, acho que pela minha experiência na factor deveria rodar mais um mês ou dois, porém notei algumas pequenas rachaduras no pneu mas pelo que vi é algo comum.

Porém o que está me deixando muito medroso é que sinto a moto derrapar com muita facilidade principalmente em dias molhados como os dessa última semana aqui em São Paulo, estou usando a calibragem descrita no quadro da moto, mas reparei que o antigo dono colocava uma calibragem um pouco acima da especificada, e um fato em específico me assustou bastante.

Como disse meu uso será misto, estrada e cidade, talvez, uma vez ou outra estradinha de terra leve, então no último domingo fiz uma pequena viagem a aparecida com minha namorada na garupa, um pouco para testar o desempenho em estrada também, foram 210 Km de ida e mais 210 de volta, mas na ida um fato aconteceu(detalhe que estava uma garoa fina bem chata), errei o caminho e precisei fazer um retorno e bem na entrada desse retorno com uma curva um tanto fechada, senti o pneu de trás derrapando e foi chão, graças a Deus não aconteceu nada grave nem comigo nem com minha namorada e nada pelo menos visualmente na motoca, estou usando os protetores de tanque etc.

Sobre a queda minha avaliação foi a seguinte, o chão estava bem escorregadio pela situação de garoa fina e eu posso ter vacilado na velocidade que entrei na curva, algo próximo dos 60 - 70 km/h, mas acho que na pequenininha eu faria aquela curva sem problemas, e nunca caí nela tbm, depois do ocorrido prosseguimos a viagem, mas senti a moto balançar um tanto com o vento, acho que isso não deveria acontecer, assim como as inseguranças pelo pneu derrapando.

Mas o que mais me assusta é que antes disso só tinha andado com a Tenere em dias tranquilos e nada frio, mas depois do ocorrido o tempo virou e já estamos a uns três dias de chuva e frio, o fato é que estou sentindo o pneu derrapando muuuuito e estou muito inseguro de fazer qualquer curva, assim como, andar no corredor de São Paulo que já é perigoso por natureza, como está derrapando tanto (principalmente o traseiro) estou achando que posso ter estragado algo na moto com a queda, rezo para não ser o quadro, mas penso em talvez os rolamentos.

Objetivamente minha pergunta é, alguém aqui já passou por isso, ou algo parecido?, os pneus originais costumam derrapar?, qual o melhor pneu para evitar isso?, ouvi falar sobre o pirelli Scorpion é bom mesmo?, ainda não tive tempo, mas pretendo ir a um mecânico avaliar se houve algo, mas alguém consegue ter idéia do que pode ter estragado?, Sobre a calibragem a do quadro é boa para o meu uso mesmo?

Conto com a ajuda dos velho de guerra com a tenerezinha.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 08 Jun 2018, 23:10 
Offline

Registrado em: 25 Abr 2018, 20:34
Mensagens: 30
Cidade onde mora: Ibiúna/SP
Existe um tópico aqui no fórum que fala justamente disso.
Não consegui localizar o tópico.
Não me lembro do modelo do pneu da Metzeler.
Conforme um proprietário da moto um modelo da Metzeler é bastante escorregadio.
Dá uma pesquisada aqui o fórum.

_________________
Atual Teneré 250
Atual CB1300SF
CBX750Four * NX 150
CB450DX
CB450
XLX250R
XL125


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 25 Jun 2018, 13:13 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Jan 2015, 09:28
Mensagens: 82
Cidade onde mora: Recife
Meu amigo, uma coisa q pude averiguar é que a calibragem da Tenere vem de fábrica pra uso misto. Ela não é ideal nem pra chuva no asfalto e nem pra terra. É um meio termo. Como você disse que realmente escorregou eu vou pular a parte de que poderia ser uma impressão sua por causa da mudança de estilo de moto e comportamentos. Em chuva, é importante que o pneu esteja bem calibrado, eu peso 110Kg e uso Entre 30/32 libras no pneu traseiro. nunca passei por situação parecida. Porém um pneu com 18 mil km já está velhinho, pouco sulco pra escoar água e a borracha já não esta tão macia. Utilizo hoje o pneu Vipal TR300 e posso afirmar que é um ótimo pneu. Quanto o Pirelli Scorpio é um dos melhores pneus uso misto que já usei pro ASFALTO, na terra ele deixa a desejar, eu diria que é um 80% On Road. Um outro detalhe, na chuva em retornos sempre tem oleo, areia, e lama. Muito cuidado. pode ter sido óleo e voce nao viu!

_________________
www.blogrotacerta.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 04 Jul 2018, 00:49 
Offline

Registrado em: 24 Nov 2016, 20:12
Mensagens: 73
Localização: Passos - MG
Cidade onde mora: Montes Claros - MG
Verifique o estado do pneu e aumente a calibragem.
Pego bastante estrada, já fiz viagens com o pneu original e rodei cerca de uns 1200 km direto na chuva e em momento algum senti insegurança.
Já subi a serra das araras e a de Piquete para Itajubá com chuva e a moto nunca escorregou nas curvas mais fechadas com piso molhado.

Eu uso a calibragem de 25D / 30T

_________________
Atual: Tenere 250 17/17

Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários registrados: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot]


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB