Ténéré 250 - Entrou água no motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Água no Motor

Mensagem por kablack » 20 Jul 2011, 22:01

Kynzaboy;

Legal. Seu motor nasceu novamente.

Muita sorte aliada à qualidade do produto. Se fosse moto chinesa teria derretido igual açúcar.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Água no Motor

Mensagem por Kakko » 21 Jul 2011, 00:21

só agora vi esse post....que parada heim... :(

a galera aqui já deu todas as dicas....fundamentais para a preservação do motor/câmbio.... :thumbup:

mas vá com calma....examine frequentemente a qualidade do óleo (visual) e procure trocá-lo antes do previsto.

Se tem uma coisa que estraga rolamento é água e sujeira, portanto vá com calma.

Sugestão : retire as carenagens e passe um ar comprimido nos chjicotes, retire os conectores elétricos ...limpe bem para evitar oxidações futuras ;)


Se fosse comigo o problema,( sou pentelho e detalhista..rsrs) eu iria mais longe...retiraria as tampas principais do motor e faria uma superlimpeza com querosene e ar comprimido até ter certeza que saiu tudo ou o máximo de detritos e água

Desejo boa sorte na recuperação do enfermo. :joinha:

abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: Água no Motor

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 21 Jul 2011, 01:36

tem topico da tézinha toda desmontada com foto e tudo.....
ajuda na hora desses reparos caseiros pra tirar da UTI a motoka.....
agora nao lembro o nome do topico.....tem q procurar ae mas tem e eh muito util....
bom......eu perdido em topico ja eh classico do forum....helano vive puxando minha orelha por citar onde nao deve...perguntar o q ja foi respondido..hahaha....(brincadeira helano..rs :ohhhhh: )

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Água no Motor

Mensagem por Helano » 21 Jul 2011, 07:46

o topico que o gabriel falou é este aqui --> viewtopic.php?f=29&t=701" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

COMO PROCEDER NO CASO DA MOTO LITERALMENTE, BEBER ÁGUA?

Mensagem por GABA » 19 Set 2011, 03:59

Galera, bom dia!

Estou planejando fazer a trilha para a praia de Castelhanos em Ilhabela novamente.
É uma trilha de aprox. 20Km um tanto quanto encardida (de titan 150 com pneus cross, demorei mais de duas horas pra fazer a trilha toda) e no final tem um rio com algumas pedras no fundo (está chovendo bastante por lá e o nível do rio sempre varia), o que torna a travessia um bocado escorregadia. Devido minhas experiências com moto alta e perna curta quase sempre resultarem em chão (nesse caso, em água), gostaria que me dissessem como proceder no caso da minha garota beber água.
Não que eu esteja pensando em cair, mas vai que...

Já vi doido caindo dentro de rio com motos carburadas e partida a pedal. Tem aquele esquema de tirar o bujão para a água escorrer, depois tirar a vela e dar partida e talz. Mas como fazer isso com a nossa T250?

Não sei se postei o tópico no lugar certo, e peço desculpas no caso de ter feito besteira. :joinha:

Espero que possam me ajudar!

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por Helano » 19 Set 2011, 07:38

GABA

Juntei teu tópico com este outro aqui, pois tratam do mesmo assunto. Dê uma lida aí, que acho que já vai te ajudar bastante.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por GABA » 19 Set 2011, 21:18

Poxa Helano, desculpe cara!!

Não tinha visto esse tópico... :batecabeca:

Ajudou sim, vi algumas coisas que não sabia e talvez acabasse fundindo meu motor caso acontessesse isso comigo...

Abraço!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Leandro Dadamo
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por Leandro Dadamo » 21 Jan 2013, 19:28

Fala galera!!

Aproveitando o tópico, qual é a profundidade máxima de um córrego para atravessar com a T250? ou até que parte da T250 pode ficar submersa sem prejuízo para ela?!
Estou planejando um uma viagem de Santos até Vitória com a Tenere 250 pra daqui uma semana e pesquisando a rota encontrei a estrada de terra até a praia de Castelhanos, em Ilhabela. Vi que tem alguns córregos pra encarar e surgiu a dúvida!

Valeu

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por diegonunes » 21 Jan 2013, 19:40

Muito bom Kynza, você conseguiu salvar seu motor simplesmente por uma coisa, cautela! Quando a moto morre num alagado, o ideal é não tentar dar partida novamente, a não ser que haja 100% de certeza que o motor não aspirou água.

Só faço uma observação quanto ao uso do querosene, é preciso ter muito cuidado em usar puro nessa situação.

No mais 100% correto. Ah, quase esqueço. Como a moto mergulhou, é interessante usar o WD-40 nas conexões eletro-eletrônicas.

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Bruno.Ferrasso
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 303
Registrado em: 15 Jun 2012, 10:18
Cidade onde mora: Itajai-SC

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por Bruno.Ferrasso » 21 Jan 2013, 19:41

Tomara que nunca aconteça, mas assim que ocorrer, já sei pra quem ou pra "quais" pedir socoroo..rsrs

Mais uma vez parabéns pelo tópico gurizada!!
Ex.: Honda CG 150/Honda Bros 150. Atual: Ténéré 250 AZUL !!
Futura: BMW F 800 GS LARANJA!!

Responder