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Ténéré 250 - Entrou água no motor

Enviado: 17 Jul 2011, 17:53
por kynzaboy
Galera... hoje fui atravessar um rio aqui em Santa Rita na PB... quero dizer rua, tava indo tudo certo, mas a des***** da rua tinha depressão e a Tezinha entrou com tudo com agua até no guidão... ela não caiu, mas entrou água pelo suspiro do filtro de ar... tirei ela do banho forçado , tirei a vela, enxuguei, molhei a ponta com gasolina, dei uns "solos" na ignição sem a vela para expulsar a agua de dentro do motor, e coloquei a vela no lugar e pra minha sorte pegou...e saiu muito vapor de água pelo cano do escape, mas estou com um medo desgraçado de ter fudido ou melhor fundido o motor... sei que vou ter que trocar o óleo e filtro... mas estou na dúvida se levo na Yamaha para uma revisão completa, pois estou com medo de perder a garantia por causa do vacilo que dei... levo na autorizada ou levo para fazer uma revisão completa nas oficinas paralelas ? Será que preciso abrir o moto para fazer uma lavagem com óleo diesel ? Ajuda please.....

Re: Água no Motor

Enviado: 17 Jul 2011, 18:34
por Helano
kynzaboy

Que zica hein irmão??? Cara eu não manjo tanto de motores, com certeza a turma aqui do fórum vai poder dar maiores informações.... mas acho que você está indo no caminho certo, providencie trocar imediatamente o óleo, os dois filtros (ar e óleo), aproveita e troca logo a vela também já que é baratinha.

Sobre bronca no motor, a pior zica que a água pode causar acho que é o tal do "calço hidráulico", o que me parece que não foi o teu caso. Mas leia isto aqui, é interessante --> http://www2.uol.com.br/JC/_2002/1501/vc1301_7.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Boa sorte cara. :joinha:

Abraço,

Helano

Re: Água no Motor

Enviado: 17 Jul 2011, 18:48
por kablack
O maior perigo é o de calço hidráulico. O calço Hidráulico ocorre quando entra água no cilindro/pistão, como a água não é "comprimível" como o ar acaba entortando a biela ou expulsando o cabeçote.

Parece que você não teve o problema pois ela pegou logo a seguir. O motor está vibrando de forma anormal? (biela torta) ou escapando compressão? difícil de pegar barulho de vazamento?

Penso que você deveria tentar por partes. Primeiramente troque óleo filtro de óleo, limpe o filtro de ar.

Faça um flush no motor, ou seja, troque o óleo do motor, funcione ele por uns quinze minutos na marcha lenta. Desligue. Troque o oléo novamente.

Tomo o cuidado de usar peças originais Yamaha no seu motor que está na garantia... se a concessionária encontrar um filtro de oleo paralelo na sua moto adeus garantia...

Eu tenho um motor de popa da Honda e este é procedimento indicado no manual para o caso do motor afundar na água. Eles mandam trocar o óleo da rabeta também... mas como a moto não tem rabeta.... :lol: :lol: :lol:

Outra coisa.. o tanque de combustível afundou também? contaminou a gasolina? Se sim descarte a gasolina e coloque nova.

Penso que a concessionária não faria isso para você, iria querer desmontar o motor todo.

Re: Água no Motor

Enviado: 17 Jul 2011, 18:52
por kynzaboy
valeu galera... vou fazer isso mesmo... muito obrigado pela ajuda... amanhã logo cedo vou providenciar tudo... vou fazer o flush do motor e seguir as recomendações do brother Helano....

depois posto como foi o procedimento que fiz....

até a próxima...

Re: Água no Motor

Enviado: 17 Jul 2011, 18:54
por Helano
kynzaboy

O kablack deu uma dica boa. O filtro de ar talvez não precise trocar, basta limpar ele. Aqui no fórum temos um tópico que fala como fazer isto. Já serão 40 conto a menos de preju...

Abraço,

Helano

Re: Água no Motor

Enviado: 17 Jul 2011, 18:57
por kynzaboy
pois é mano... o funcionamento graças a Deus está normal... não está vibrando nada e nem vazando compressão... com relação ao filtro de ar, na hora eu tirei, limpei e enxuguei ele... acho que não precisarei trocar...

Abraços...

Joaquim

Re: Água no Motor

Enviado: 17 Jul 2011, 21:02
por Petrel
Um detalhe que pode ajudar do diagnóstico da tamanho do problema é:
Verificar como tá o óleo que tá funcionando na moto, se ele estiver meio leitoso (branco) é sinal que tem água misturada nele, então depois da primeira troca/funcionamento fique atento a alteração no óleo recém-colocado, caso não aja nenhuma alteração é ótimo sinal, quer dizem que quase não tem água dentro do motor.
O vapor que saiu pela descarga pode ser só a própria água que estava dentro do escapamento e não obrigatoriamente dentro do motor.
Numa situação como essa a dica é NUNCA TENTAR FUNCIONAR O MOTOR sem antes fazer tudo isso que vc vai fazer agora. ou seja drenar o óleo e tudo o mais que possa ter entrado no motor. sei que agustia é grande, queremos logo saber a extensão dos danos na nossa máquina, mas é ai que podemos aumentar esses danos.

Re: Água no Motor

Enviado: 20 Jul 2011, 17:28
por kablack
Kynzaboy;

Alguma novidade?

Fiquei curioso...

Abraço

Re: Água no Motor

Enviado: 20 Jul 2011, 18:32
por kynzaboy
Graças a Deus correu tudo bem... tirei todo o óleo do motor... estava tão aguado que parecia Chantily estragado... coloquei 1,5 L de Querosene e deixei funcionando por 1 minuto para limpar , não coloquei óleo diesel pq o mecânico falou que o disco de embreagem iria ficar deslizando..... tirei o querosene e depois coloquei filtro e óleo novos e deixei funcionando em marcha lenta por 10 minutos, depois tirei esse óleo e coloquei um novo filtro e óleo Yamalube... está funcionando perfeitamente... sem perda de potência e roncos estranhos... lavei o filtro de ar e o resto está tudo em ordem.... o prejuízo maior foi meu Samsung Wave 723 que realmente pegou uma "wave" e o controle do do DuoBlock Positron que foram pro saco !!!!.... No mais muito obrigado pela ajuda da galera...


Abraços !!!!


KynzaBoy

Re: Água no Motor

Enviado: 20 Jul 2011, 19:46
por doug01n
Você nao se desesperou, e fez o procedimento recomendado para nao dar calço hidraulico. Este topico ficou muito bom, uma referencia importante para todos!