Ténéré 250 - Entrou água no motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por doug01n » 21 Jan 2013, 22:01

Sobre a altura máxima de água que ela encara, não sei te informar ao certo. Depende de uma série de fatores na verdade. O quanto a moto cede quando vc sobe nela, a inclinação no momento que está com as rodas na água... Mas via de regra, a altura máxima de água que ela atravessa é a altura da entrada do filtro de ar. Logo abaixo do banco, perto da bateria. O ideal é evitar qualquer coisa que passe dos discos de freio, mas se é inevitável, desça da moto, meça, ore e tente a sorte.

Já me perguntaram uma vez:

- Até que altura de água vc pode passar com ela?
"Até a altura do topo da minha bota..."
- Ah... Senão entra água no motor?
"Não... entra água na bota, e vira uma melequeira só... Não gosto de pé molhado!"

juhoahuaohahuoahauoah

Minha resposta é meramente intuitiva. Já vi BMW 1200GS com snorkel improvisado para atravessar riachos... pode ser uma saída, se bem feito e bem isolado! Mesmo assim, cuidado com o escape!
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por Helano » 21 Jan 2013, 22:29

o certo é que se entrar água pela caixa de ar, fud*****!!!! pois o motor aspira aquilo ali e aí é calço hidráulico na certa...

só para ilustrar...

obs: por essas e outras que na hora de lavar a moto, eu sempre tampo a saída do escapamento... só pra garantir!

http://www.youtube.com/watch?v=Xe1PTlyrnfU" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

claybom
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por claybom » 21 Jan 2013, 22:45

Galera, estamos compartilhando conhecimento e um pouco mais sempre é importante.

Eu já fiz muita trilha com carro.
Já passei com meu antigo gol caixa com a água em cima do capô. Não foi o projetado. Até porque o filtro de ar fica embaixo dele, mas o capô criou alguma bolha de ár que o scoop do filtro não puxou a água. Como foi rápido não tive problema e o motor continuou normal, fiz tudo que tinha que fazer para me certificar disso.

Tive um primo que infelizmente não sabia do calço hidráulico e não só bateu o motor dele, mas também arrombou o bloco, porque depois de morrer e não pegar mais, ele ficou tentando até arriar a bateria.

Então, já tive amigos que conseguiram salvar motores só limpando mesmo. Porque na realidade é um pouco simples.
Quando ocorre o calço hidráulico a primeira coisa a estourar são os anéis de segmento do pistão que estouram. e aí começa a misturar água com óleo.
Essa mistura resulta nisso daqui: http://www.youtube.com/watch?v=vTq-yldqKuw" onclick="window.open(this.href);return false;

O óleo fica com cor de barro. A gente aprende que óleo e água não se misturam, mas dentro do motor, por causa da compressão e da temperatura, eles acabam virando isso.

Portanto, se o motor está sem fazer algum barulho (poderia ser a biela empenada) e na troca de óleo não apresentou esse "barro" de óleo com água, é porque não entrou água. Porque se tivesse estourado algum dos anéis de segmento a moto já começaria a queimar óleo na saída do cano.

Para ter certeza se ela não está queimando óleo, é só ligar a moto e deixar ela na marcha lenta, aí você tapa o escape com a palma da mão... uma hora a pressão vai soltar tua mão, aí você confere e vê se a palma da mão ficou viscosa, com resíduo de óleo.

:)

No mais a galera sabe tudo, acho que vocês só não sabiam dessa do óleo mudar de cor. :)


ah e outra coisa, acho que a TNR é perfeita para adaptar um scoop com o filtro dentro da carenagem. Acho que nem fica aparecendo muito e se fizer direitinho não atrapalha.


Abraços

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por GABA » 22 Jan 2013, 13:58

Leandro,

Não se preocupe com os córregos para a praia de castelhanos, passei já passei lá quando tinha uma titan, a água bate no meio do cubo.
Mas tome cuidado ao passar, pois tem muitas pedras grandes e redondas que fazem a moto escorregar.
Também fique esperto, pois logo após o córrego chegando na praia tinha algumas poças de água que pareciam rasas, quando fui passar no meio, afundei até a linha do banco da CG, chegou a molhar o farol, mas a moto não bebeu água.

Meus pais estavam lá de NIVA este FDS, disseram que a trilha está tão tranquila que até carros de passeio estão chegando na praia, com alguma dificuldade, mas chegam.

Quando eu fiz choveu muito nos dias anteriores, a coisa estava tensa! Mas fomos e voltamos em duas Titans, quando importadas, quad's e jeeps não conseguiram.

Vou acampar em Castelhanos com alguns amigos no carnaval (Duas T250 e uma XRE), se alguém quiser, estamos aí! Somos de Sertãozinho-SP.

Abraço!

Leandro Dadamo escreveu:Fala galera!!

Aproveitando o tópico, qual é a profundidade máxima de um córrego para atravessar com a T250? ou até que parte da T250 pode ficar submersa sem prejuízo para ela?!
Estou planejando um uma viagem de Santos até Vitória com a Tenere 250 pra daqui uma semana e pesquisando a rota encontrei a estrada de terra até a praia de Castelhanos, em Ilhabela. Vi que tem alguns córregos pra encarar e surgiu a dúvida!

Valeu
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por GABA » 22 Jan 2013, 14:02

Quanto a altura máxima de submersão, já afundei até a tampa do reservatório do freio traseiro, mas como passei rápido, não sei se não deu tempo da água entrar na caixa do filtro de ar ou se não molha mesmo.

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por Kakko » 22 Jan 2013, 14:30

Acho que o ideal é não ultrapasar a linha de centro dos eixos...isso se não houver jeito.

mas já vi cada uma que dá medo....e se o dono da moto for zeloso, o ideal é desmontar eixos, limpar e secar e engraxar os rolamentos, cabos elétricos e conexões.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por GABA » 22 Jan 2013, 14:41

Sem contar as buchas do pro-link, que diga-se de passagem, são umas porcarias! Não sei se as minhas vieram sem nenhuma graxa ou se a mesma ressecou, já que a Yamaha não verifica isso nas revisões.
Não sei se isso cabe ao tópico, mas comprei as buchas com bicos para graxeira no site da Keplek, e apesar de algumas delas não serem das dimensões das buchas de bronze originais e eu ter que levar a um torneiro para diminuir o ØExt. delas para prensar nas de originais de bronze, fiquei muito satisfeito, pois eu as engraxo a cada 1.000Km sem precisar desmontar todo a suspensão da moto.
Postei isso pois tocaram no assunto, se não for pertinente ao tópico, me desculpem.
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por GABA » 14 Fev 2013, 11:58

Galera, bom dia!

Como disse há alguns dias, fui pra Ilhabela-SP. A estrada está muito mais tranquila que a última vez que fui para lá, mas ainda assim, temos os riachos e poças fundas para atravessar. Pra quem tem dúvidas sobre a profundidade de submersão dela, vai uma foto para tirar a prova. E também passei várias vezes nessa possa com garupa e bagagem e ela não fraquejou em nenhuma vez, ô moto guerreira!



Também caí dentro de uma poça de lama com uns 40cm de profundidade e ela não bebeu água, mas eu caí do lado esquerdo da moto e ainda fiquei segurando ela com a caixa do filtro fora d'água.

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 088&type=3" onclick="window.open(this.href);return false;

Esse é o link do meu álbum no facebook, caso alguém tenha interesse em conhecer ilhabela e quiser saber mais um pouco sobre o lugar.

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por alexandrepalhynha » 14 Fev 2013, 12:11

"ah e outra coisa, acho que a TNR é perfeita para adaptar um scoop com o filtro dentro da carenagem. Acho que nem fica aparecendo muito e se fizer direitinho não atrapalha"

eu ja tinha separado ate o tubo que ia usar. passa certinho debaixo do tanque ate a frente, so faltava cortar a caixa do filtro, encaixar o tubo e pronto. porem.... a preguiça e outras coisas mais importantes bateram e desisti.
com esse scoop da pra melhorar a altura da agua, mas ainda precisa ver sistema eletrico.

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Entrou água no motor

Mensagem por GABA » 14 Fev 2013, 12:26

Acho que um scoop não é necessário, pois não é sempre que se passa dentro de tanta água, mas checar a parte elétrica depois é importante. Toda vez que passo dentro da água é uma buzina que vai pro saco...
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Responder