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MensagemEnviado: 28 Mai 2018, 22:49 
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Caros colegas,

A Minha Teneré é 2014/2014 agora com +/- 26k km.

Tem pino de graxa no eixo da balança.
O pino de graxa vem nos dois modelos? A com bucha e com rolamento?

Hoje engraxei o pino do eixo da balança.
Tenho engraxadeira pneumática para engraxar caminhão e trator.
Aconteceu algo estranho.
Vi claramente a suspensão traseira ficando mais alta durante a aplicação da graxa.
Subi na moto, antes não ficava na ponta do pé, isso porque a mesa já está rebaixado com a ponta da bengala quase pegando no guidão, agora fico na ponta do pé. A moto ficou mais alta.
Andei uns 15 km. Continua alto.
Nunca vi isso.
Alguém dos colegas teria alguma informação a respeito?


Grato

Paulo

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MensagemEnviado: 28 Mai 2018, 23:27 
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vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.


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MensagemEnviado: 29 Mai 2018, 18:31 
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Registrado em: 25 Abr 2018, 20:34
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ivnn escreveu:
vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.


Caro colega,

Grato pela manifestação.

Não foi o caso. Engraxei com a moto apoiada no apoio lateral.

Analisando a situação considerei a seguinte hipótese: pode ser que o dono anterior nunca houvesse lubrificado o eixo da balança.
Então o eixo estaria meio "preso" e não subia a traseira.
Agora com a graxa nova o eixo "soltou" deixando o movimento livre.

Será que procede?

Grato

Paulo

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MensagemEnviado: 29 Mai 2018, 20:20 
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Se for isso mesmo então foi bom ter lubrificado. O atrito nos mancais já deveria estar comendo eles. E rangendo também.


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MensagemEnviado: 05 Jun 2018, 17:25 
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Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
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Paulo Y. Fujihara escreveu:
ivnn escreveu:
vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.


Caro colega,

Grato pela manifestação.

Não foi o caso. Engraxei com a moto apoiada no apoio lateral.

Analisando a situação considerei a seguinte hipótese: pode ser que o dono anterior nunca houvesse lubrificado o eixo da balança.
Então o eixo estaria meio "preso" e não subia a traseira.
Agora com a graxa nova o eixo "soltou" deixando o movimento livre.

Será que procede?

Grato

Paulo


exatamente.
ela deve ter ficado mais alta e mais macia!

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MensagemEnviado: 05 Jun 2018, 21:04 
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lunga escreveu:
Paulo Y. Fujihara escreveu:
ivnn escreveu:
vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.


Caro colega,

Grato pela manifestação.

Não foi o caso. Engraxei com a moto apoiada no apoio lateral.

Analisando a situação considerei a seguinte hipótese: pode ser que o dono anterior nunca houvesse lubrificado o eixo da balança.
Então o eixo estaria meio "preso" e não subia a traseira.
Agora com a graxa nova o eixo "soltou" deixando o movimento livre.

Será que procede?

Grato

Paulo


exatamente.
ela deve ter ficado mais alta e mais macia!




Opa, blz?

Realmente ficou mais macia.
Acabou a sensação de pancada seca.
Era falta de lubrificação mesmo.

Abç

Paulo

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MensagemEnviado: 09 Jun 2018, 20:33 
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Bom, resolvi o problema da altura da Teneré.
Consegui rebaixar a traseira em 4 cm.
Tem uma peça meio triangular que une 3 pontos da suspensão traseira: a balança, amortecedor e um conector.
Tirei o original e montei um maior. 1 cm mais longo.
Cortei, soldei e furei uma chapa de 1' x 1/4'.
Funcionou mas acredito que não seja muito seguro. Fiz só para teste.
Agora montarei um definitivo com aço mais duro e inteiriço , sem solda.
Terei que cortar ou dobrar um pouco o apoio lateral já que a moto está mais baixa.

Abç

Paulo

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MensagemEnviado: 09 Jun 2018, 20:52 
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Uns anos atrás não sei onde consegui as especificações de distância entre esses furos para um rebaixamento de 40mm. Daí fiz a mesma coisa que você: cortei em serra de fita em chapa de (3/16 ou 1/4, não lembro) o perfil, marquei os pontos, furei as duas juntas para casarem os furos, uma limadinha e pronto. Rebaixei a lander da esposa o suficiente.

Ah, sim: Tive que diminuir a altura do pezinho. Mais duas serradas e uma solda. Nem ficou feio porque usei uma TIG.

Mas é mais prático comprar pronto: https://motos.mercadolivre.com.br/acessorios/kit-rebaixar-lander O problema do faça-você-mesmo é ter maquinário, espaço e tempo para isso.


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MensagemEnviado: 09 Jun 2018, 21:21 
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ivnn escreveu:
Uns anos atrás não sei onde consegui as especificações de distância entre esses furos para um rebaixamento de 40mm. Daí fiz a mesma coisa que você: cortei em serra de fita em chapa de (3/16 ou 1/4, não lembro) o perfil, marquei os pontos, furei as duas juntas para casarem os furos, uma limadinha e pronto. Rebaixei a lander da esposa o suficiente.

Ah, sim: Tive que diminuir a altura do pezinho. Mais duas serradas e uma solda. Nem ficou feio porque usei uma TIG.

Mas é mais prático comprar pronto: https://motos.mercadolivre.com.br/acessorios/kit-rebaixar-lander O problema do faça-você-mesmo é ter maquinário, espaço e tempo para isso.



Opa!
Blz?

Vi o link do mercado livre que você passou.
É coisa de profissional, facilita muito o trabalho mas achei caro.

Eu gosto de fazer as coisas e sai barato.
Maquinário eu tenho algumas coisas. Queria ter uma TIG mas no momento falta capital.
A minha maquina é um transformador de solda Liepin ano 1982.

Abç

Paulo

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