Página 1 de 1

ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 03 Abr 2018, 14:40
por Neimaar
Boa tarde, galera!

Tenho uma Ténéré 16/17 verde, com 26.000 km rodados aproximadamente.

Acompanho o forum aqui a bastante tempo, posso dizer que resolvo a maioria dos problemas da minha moto com as dicas que vocês postam mas, confesso que nunca comentei nenhuma postagem.

Eu até procurei alguma coisa sobre mas, não achei aqui portanto, acho que vocês podem me ajudar.

No último sábado joguei uma água na minha moto, apenas na carenagem dianteira, coisa sem muito capricho mesmo, era mais para tirar uma poeira (pouca) que estava me incomodando após voltar de uma estrada rural.

O problema é que logo em seguida, quando fui sair com ela, o painel começou a apresentar algumas mensagens que achei estranha. A primeira coisa que notei foi que a luz do motor e a de tempo acendeu, antes de ligar a moto. Esperei por alguns minutos mas, ela não se apagou e a partir daí resolvi dar a partida. A moto funcionou normalmente, a parte elétrica também mas, o painel começou a apresentar esta mensagem ER_2 que alternava com a ER_1 e o número 64.

O velocímetro não media mais a velocidade corretamente mudando do nada de 34 km para 170, depois retornava para 0 km e ficava travado por um tempo. Outro ponto que observei é que a marcação da gasolina e os km rodados também não estão de acordo com o normal.

Alguém já teve ou já viu este tipo de problema? O que fazer neste caso?

Apesar de não me importar tanto com a limpeza dela em si, a manutenção esta sempre em dia, com revisões até os 15 mil feitas na concessionária..


Neimar Martins
Belo Horizonte

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 03 Abr 2018, 17:51
por Saragmar
Desligue a bateria (desconecte o cabo negativo de preferencia), espere uns dois minutos e reconecte. Veja se a mensagem persiste, aparece outra ou tudo se normaliza.

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 10 Abr 2018, 15:29
por Neimaar
Fiz o teste que tu disse e continuou a mesma coisa.

O que achei estranho foi que este erro aparece dia sim e dia não agora.. Tem dias que ligo a moto ele aparece do nada. Outros, a moto funciona normal sem que ele apareça.

Senti que a velocidade dela quando o erro não esta aparecendo no painel ficou um pouco diferente da realidade.

Achei algumas informações na internet de que poderia ser algum problema relacionado a ECU. Talvez os conectores estavam bambos ou até mesmo com curto por causa da água mas enfim, nada resolveu ainda.

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 23 Nov 2018, 16:24
por mutucasjc
E aí amigo?

Conseguiu achar o problema?
Compartilhe conosco.

Abraço!

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 10 Mar 2019, 14:56
por Augusto Duarte
Cara, estou exatamente com o mesmo erro em minha Ténéré XTZ 250... (ano 2016 com apenas 27mil km).

Ela iniciou este por volta de 25mil km intermitente. Tirei o sensor de rotação, limpei, olhei os conectores, nada de anormal.

Testei o desconectar a bateria também, mas sem sucesso.

O Amigo conseguiu alguma solução aí?!.. Eu não sei o que fazer.

Abço
Augusto

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 03 Abr 2019, 16:57
por Jefferson Riedel
Meus amigos, também passei por esse mesmo problema, pesquisei na internet e não achei nada, achei estranho pois o problema apareceu posteriormente a uma lavagem feita em lava rápido com jato, percebi que havia um pouco de água no painel por dentro, chegando em casa, tirei banco, tirei os plugs da bateria e o problema persistiu, então com uma coceira na cabeça, não me aguentei e desmontei o painel, uma coisa simples, e ao abri-lo vi que ele estava com água no interior, pequenas gotinhas, mas já foi o suficiente para dar mal contato, peguei a placa interna e deixei ela em um pote com arroz, para o arroz absorver a água, e no outro dia tirei do pote, tirei o arroz que ficou no interior, passei limpa contato nela, no plugs do painel, e montei novamente, pronto, problema resolvido!! Fica a dica aí para os amigos!! O erro que aparecia era "erro_1 e erro_2, e por 2 vezes apareceu erro 64", só sei que após fazer isso o problema foi resolvido!!!!

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 06 Mar 2020, 11:53
por Adriano0812
A minha Ténéré 250 ano 2016 também apresentou o erro 1 erro 2 e as vezes aparecia o erro de cód 64. Tudo pq eu havia deixado ela em um local de barro porém começou a chover forte o barro foi ficando mole e ela caiu, mas ela ficou metade sub merça, e então levantei e esperei um tempo sequei e tudo, e aí rodar com ela começou esses erros aí encima como disse.
como resolvi?
- bem fiz o que vi aqui, tirei bateria os conectores e os sequei, mas mesmo assim continuou os erros, então tirei o painel que é bem fácil de tirar porém sou TEC de informática, e sei os cuidados que se deve ter com placas, e ao abrir o painel tinha realmente várias horas de água. Os enxuguei com secador, deixei no arroz e no dia seguinte eu só montei e pronto 5 dia rodando e não tá mas apresentando o problema, obrigado aí. ☺️

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 14 Fev 2022, 09:38
por Murilozs
A minha começou a dar o mesmo erro, porém realizei a limpeza do painel e continua, alguém sabe o que mais pode ser?

Re: ER-2 Erro no link da ECU

Enviado: 14 Fev 2022, 14:28
por SREELDIN
Murilozs escreveu:
14 Fev 2022, 09:38
A minha começou a dar o mesmo erro, porém realizei a limpeza do painel e continua, alguém sabe o que mais pode ser?
Eu sigo um camarada no instagram Velo Rocha/Consertos, ele é referência em consertos de painéis de motos.
Segue o contato dele - tel - 11 94929-0111 email - velo.rocha@hotmail.com
Forte abraço!