Bem-vindo: 25 Jun 2018, 02:47

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 02 Fev 2018, 08:24 

Cidade onde mora: São Bernardo do Campo
Bom dia a todos

Essa e minha primeira publicação ao Club , me desculpe se não for aqui o local desta pergunta.

Minha tenebrosa 250 ano 2011 , ontem me deixou na mão , estava na estrada e a luz a injeção acendeu , parei no acostamento e desliguei. quando fui ligar a moto novamente ela não pegou mais , estava sem bateria .

guinchei e cheguei em casa .
Hoje iniciei os teste do retificador, retirei e medi com o multímetro (não começo muito fui por videos da net)
mas enfim o valor que dizem aceitável diodo e de 450 a 500, o mesmo estava marcando 497.
recoloquei na moto e ele mandou para a bateria 14,5 volts.
Apos 10 minutos ele começou a esquentar e não mandou mais os 14,5 volts e sim 12,0 sendo assim nao funcionando.

minhas perguntas são:

E normal ele esquentar ?
ou o problema e alem disso ?

Desde ja obrigado a todos

MensagemEnviado: 02 Fev 2018, 09:25 

Cidade onde mora: São Paulo / SP
Pode ser bateria.

Esse teste do "mandou 14,5 para a bateria" foi com farol ligado ou desligado? Se foi com ele ligado, talvez o problema seja mesmo no regulador. Mas se foi com ele desligado... pode ser a bateria bichada. Ou ainda o borne da bateria meio solto, dando problema de contato.

MensagemEnviado: 02 Fev 2018, 11:04 

Cidade onde mora: Indaial/SC
Tbém tive problema no retificador da minha 2011.. Mesmos sintomas da sua... E ainda o mecânico teimou comigo 3x que era a bateria, inclusive trocou a bateria... Pq, logo quando liga ele manda a carga certa, mas após certa rotação ele para de mandar...

MensagemEnviado: 03 Fev 2018, 08:16 

fjruthes escreveu:
Tbém tive problema no retificador da minha 2011.. Mesmos sintomas da sua... E ainda o mecânico teimou comigo 3x que era a bateria, inclusive trocou a bateria... Pq, logo quando liga ele manda a carga certa, mas após certa rotação ele para de mandar...

Pois e o mesmo esta acontecendo , conversei com um mecânicos e ele disse que e a bateria..

Uma pergunta , você trocou o retificador?
Colocou original ? liguei na Yamaha R$ 467,36

Acho que vou trocar a bateria de inicio .

MensagemEnviado: 03 Fev 2018, 16:00 

Cidade onde mora: São Paulo / SP
Se você der carga na bateria (com algum carregador de bateria, ou fazendo chupeta por 1/2 hora de um carro) e, após a carga:

1 - com a motor parado, e portanto sem o alternador e regulador operarem, a bateria acende os dois faróis por uns 30s sem arriar, e

2 - depois disso ainda dá partida numa boa com o farol ligado ....

então não adiantará trocar a bateria. Uma bateria ruim não seguraria carga suficiente para os passos acima.

Porém pelo seu texto inicial, uma bateria boa não deixaria - se ligada corretamente, sem falta de contato - a tensão em seus bornes flutuar repentinamente de 14,5 para 12,0V. Uma bateria que deixa isso acontecer tem que estar ruim, independentemente do estado do regulador. Se o regulador repentinamente pára de gerar carga, a tensão na bateria deveria primeiro cair rápido para algo como 13,2V. Nesse ponto a tensão deveria estabilizar e cair lentamente, e demorar muito mais que 10 minutos para descarregar até 12V.

A culpa da bateria estar ruim pode até ser também do regulador; se durante a carga ele estabiliza uma tensão alta demais (14,5 é o limite máximo absoluto para a química do chumbo-ácido; para maior durabilidade da bateria uma tensão de 14V é melhor) daí a vida da bateria é encurtada, porque o excesso de tensão induz a formação de gás e deterioração da química.

E, finalmente, se sua Te é de 2011 e você nunca trocou a bateria, desconfio que ela já era. Bateria é consumível, que nem pneu, lâmpada (de filamento, não de LED), pastilha de freio, corrente, etc.

MensagemEnviado: 03 Fev 2018, 16:54 

Boa Tarde ivnn , obrigado pelas informações

Levei na oficina a bateria para testar , eles testaram e disseram que esta segurando carga. o mecânico me disse que o retificador e normal esquentar.

Enfim acho que o erro foi simples : as conexões dos borners mesmo , o da bateria ou o do retificador .

Limpei ambos com limpa contato , passei WD40 e dei uma carga lenta na bateria , montei e medi novamente , o retificador esta mandando 14,10 volts
Vou andar na semana e ver se resolveu , quanto a bateria ,comprei a moto a 5 meses não sei sobre o tempo que ela esta na moto ,se essa e original.

MensagemEnviado: 08 Fev 2018, 17:32 

Cidade onde mora: Indaial/SC
Rodrigo Heleno escreveu:

Pois e o mesmo esta acontecendo , conversei com um mecânicos e ele disse que e a bateria..

Uma pergunta , você trocou o retificador?
Colocou original ? liguei na Yamaha R$ 467,36

Acho que vou trocar a bateria de inicio .

Sim, um novo é caro... Na época eu paguei 120 em um de uma Tenere que tinha dado PT, achei por sorte aqui na cidade... Ruim dele que é diferente da Lander e da Fazer, talvez por isso cobram tão caro...

Mas tem como mandar retificar tbém...

Sei lá... Acompanha pra ver... Na minha o mecânico teimou comigo, disse que era a bateria... OK, trocamos... Andei uma semana o problema voltou... Voltei lá, ele teimou ainda que era a bateria... Limpou os contatos e deu uma carga... 1 semana depois pau novamente... Comprei o retificador, troquei e voltei lá só pra dizer que o problema não era na bateria porra nenhuma....

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas