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MensagemEnviado: 02 Fev 2018, 08:24 
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Bom dia a todos

Essa e minha primeira publicação ao Club , me desculpe se não for aqui o local desta pergunta.

Minha tenebrosa 250 ano 2011 , ontem me deixou na mão , estava na estrada e a luz a injeção acendeu , parei no acostamento e desliguei. quando fui ligar a moto novamente ela não pegou mais , estava sem bateria .

guinchei e cheguei em casa .
Hoje iniciei os teste do retificador, retirei e medi com o multímetro (não começo muito fui por videos da net)
mas enfim o valor que dizem aceitável diodo e de 450 a 500, o mesmo estava marcando 497.
recoloquei na moto e ele mandou para a bateria 14,5 volts.
Apos 10 minutos ele começou a esquentar e não mandou mais os 14,5 volts e sim 12,0 sendo assim nao funcionando.

minhas perguntas são:

E normal ele esquentar ?
ou o problema e alem disso ?

Desde ja obrigado a todos


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MensagemEnviado: 02 Fev 2018, 09:25 
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Pode ser bateria.

Esse teste do "mandou 14,5 para a bateria" foi com farol ligado ou desligado? Se foi com ele ligado, talvez o problema seja mesmo no regulador. Mas se foi com ele desligado... pode ser a bateria bichada. Ou ainda o borne da bateria meio solto, dando problema de contato.


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MensagemEnviado: 02 Fev 2018, 11:04 
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Tbém tive problema no retificador da minha 2011.. Mesmos sintomas da sua... E ainda o mecânico teimou comigo 3x que era a bateria, inclusive trocou a bateria... Pq, logo quando liga ele manda a carga certa, mas após certa rotação ele para de mandar...

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MensagemEnviado: 03 Fev 2018, 08:16 
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fjruthes escreveu:
Tbém tive problema no retificador da minha 2011.. Mesmos sintomas da sua... E ainda o mecânico teimou comigo 3x que era a bateria, inclusive trocou a bateria... Pq, logo quando liga ele manda a carga certa, mas após certa rotação ele para de mandar...



Pois e o mesmo esta acontecendo , conversei com um mecânicos e ele disse que e a bateria..

Uma pergunta , você trocou o retificador?
Colocou original ? liguei na Yamaha R$ 467,36

Acho que vou trocar a bateria de inicio .


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MensagemEnviado: 03 Fev 2018, 16:00 
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Se você der carga na bateria (com algum carregador de bateria, ou fazendo chupeta por 1/2 hora de um carro) e, após a carga:

1 - com a motor parado, e portanto sem o alternador e regulador operarem, a bateria acende os dois faróis por uns 30s sem arriar, e

2 - depois disso ainda dá partida numa boa com o farol ligado ....

então não adiantará trocar a bateria. Uma bateria ruim não seguraria carga suficiente para os passos acima.

Porém pelo seu texto inicial, uma bateria boa não deixaria - se ligada corretamente, sem falta de contato - a tensão em seus bornes flutuar repentinamente de 14,5 para 12,0V. Uma bateria que deixa isso acontecer tem que estar ruim, independentemente do estado do regulador. Se o regulador repentinamente pára de gerar carga, a tensão na bateria deveria primeiro cair rápido para algo como 13,2V. Nesse ponto a tensão deveria estabilizar e cair lentamente, e demorar muito mais que 10 minutos para descarregar até 12V.

A culpa da bateria estar ruim pode até ser também do regulador; se durante a carga ele estabiliza uma tensão alta demais (14,5 é o limite máximo absoluto para a química do chumbo-ácido; para maior durabilidade da bateria uma tensão de 14V é melhor) daí a vida da bateria é encurtada, porque o excesso de tensão induz a formação de gás e deterioração da química.

E, finalmente, se sua Te é de 2011 e você nunca trocou a bateria, desconfio que ela já era. Bateria é consumível, que nem pneu, lâmpada (de filamento, não de LED), pastilha de freio, corrente, etc.


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MensagemEnviado: 03 Fev 2018, 16:54 
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Boa Tarde ivnn , obrigado pelas informações

Levei na oficina a bateria para testar , eles testaram e disseram que esta segurando carga. o mecânico me disse que o retificador e normal esquentar.

Enfim acho que o erro foi simples : as conexões dos borners mesmo , o da bateria ou o do retificador .

Limpei ambos com limpa contato , passei WD40 e dei uma carga lenta na bateria , montei e medi novamente , o retificador esta mandando 14,10 volts
Vou andar na semana e ver se resolveu , quanto a bateria ,comprei a moto a 5 meses não sei sobre o tempo que ela esta na moto ,se essa e original.


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MensagemEnviado: 08 Fev 2018, 17:32 
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Rodrigo Heleno escreveu:

Pois e o mesmo esta acontecendo , conversei com um mecânicos e ele disse que e a bateria..

Uma pergunta , você trocou o retificador?
Colocou original ? liguei na Yamaha R$ 467,36

Acho que vou trocar a bateria de inicio .


Sim, um novo é caro... Na época eu paguei 120 em um de uma Tenere que tinha dado PT, achei por sorte aqui na cidade... Ruim dele que é diferente da Lander e da Fazer, talvez por isso cobram tão caro...

Mas tem como mandar retificar tbém...

Sei lá... Acompanha pra ver... Na minha o mecânico teimou comigo, disse que era a bateria... OK, trocamos... Andei uma semana o problema voltou... Voltei lá, ele teimou ainda que era a bateria... Limpou os contatos e deu uma carga... 1 semana depois pau novamente... Comprei o retificador, troquei e voltei lá só pra dizer que o problema não era na bateria porra nenhuma....

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MensagemEnviado: 09 Jul 2018, 19:30 
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Acabou de acontecer comigo.. bateria com 8 meses de comprada.. luz da injeção acendeu.. ao parar não ligou mais.. botei no tranco e trouxe pra casa. Comprei bateria nova andei mais 40 minutos normal. a moto acendeu injeção novamente. Parei e não ligou mais com a bateria nova. Levei na oficina e expliquei. Fizemos todos os testes, a moto quando fria mandava carga prá bateria, depois de 10 minutos parava de mandar.
Amanhã vou fazer um teste com retificador novo. Pensei em pegar um magnetron, não sei se serve. Que me dizem?

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