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MensagemEnviado: 20 Jan 2018, 11:33 
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Saudações à todos!!!!

Em breve, vou precisar trocar o pneus da Lambretinha (Ténéré 250) pelo fatos dos atuais já estarem gastos.
Estou pensando em colocar o pneu dianteiro 90-90-21.
Uma coisa que espero melhorar no caso de fazer essa troca pelo fato do pneu mais largo ter mais área de contato com o chão, é nas frenagens.
Mas e aí???
Gostaria de saber dos companheiros quais os prós e os contras dessa mudança.
Alguém pode me ajudar?


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MensagemEnviado: 20 Jan 2018, 13:04 
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Registrado em: 26 Nov 2017, 00:11
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Oi camarada.
Um colega no trabalho fez isso na Lander dele. A diferença que ele continuou com os Metz Enduro enquanto o original da TE250 são os Metz Tourance.
Ele relatou quase nada de alteração na pilotagem. Eu diria que ficaria um tiquinho mais pesado. Pra notar tem q ter uma sensibilidade da p..rra...

A área de contato aumenta, o pneu fica mais "bifudo", fica bonito pacas. Só tem um pequeno porém: aumenta a circunferência exatamente 28mm (pouco menos de 3cm), ou seja, o pneu fica maior, não só na largura como na altura. Pouco, mas fica. Se você usa a moto pra off-road teria que subir o paralamas dianteiro para evitar travar com barro/lama.

Ah, importante, confira mesmo se o 90/90 cabe na tala do aro dianteiro, que se eu não me engano deve ser 1,85.

No caso da calibragem, veja o que o fabricante do pneu recomenda. Em caso de duvida, comece usando sua calibragem atual e vá aumentando ou diminuindo 1 ou 2 lbs e vá testando. Falo isso porque sou muito chato com calibragem.

Aqui no forum mesmo eu postei um link com a tabela de usos e medidas da Metzeler como referência.

Na boa, se a diferença de preço entre o 80 e o 90 valer a pena, eu mandaria o 90...

Troque também as câmaras de ar, se elas forem originais. Aproveite para por aquelas de cross/off-road que são mais grossas, mais resistentes.
Assim, sou da opinião JAQUE: Já que vai mexer, aproveita e dá uma geral em tudo.

Boa sorte e abs!!

_________________
Tenere 250 17/18 verde, ou "Maria Cata-Vento"


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MensagemEnviado: 22 Jan 2018, 07:37 
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R-21 de aro limita-se e muito as opções de escolha. Visto que um aro deste tamanho já vai no extremo do off-road. Buscar + aderência no asfalto só com aros R17. Aliás devido o nosso aro ser "demasiadamente" grande resulta em respostas lentas da direção, impossibilitando o alargamento que resultaria em aumento de massa no eixo dianteiro. Além disso, a distância maior do solo diminui o feedback, limitando a "comunicação" do pneu com o piloto.

Restando somente adquirir pneus de marca boa (ou melhor excelente) favorecendo a aderência.


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MensagemEnviado: 22 Jan 2018, 13:28 
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Registrado em: 16 Nov 2017, 17:25
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Cidade onde mora: vitoria da conquista - BA
Já usei o mt-90 pirelli na frente e atrás. A dianteira fica mais colada no chão, realmente. Mas hoje tô usando um michelin sirac 80-90-21 na frente e tô gostando. A diferença não é muita. Na traseira sempre usei o mt-90, que é mais off road que o mt-60 que vinha nela (2011)


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MensagemEnviado: 29 Jan 2018, 22:44 
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Registrado em: 18 Out 2017, 22:48
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Cidade onde mora: São Luís
Turma, estou pensando em mudar o traseiro pelo da linha Enduro (o mesmo da XRE300) por achar o desenho melhor para areia e manter o dianteiro.
O que acham????


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MensagemEnviado: 30 Jan 2018, 07:10 
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Registrado em: 26 Nov 2017, 00:11
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Cidade onde mora: Piracicaba/SP
O Metzeler Enduro 3 é equipamento original das Lander, logo pode por sem medo na TE250. É um pneu de perfil mais off e no asfalto é mais ruidoso e pose acabar gastando um pouco mais rápido.

_________________
Tenere 250 17/18 verde, ou "Maria Cata-Vento"


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MensagemEnviado: 11 Fev 2018, 15:29 
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Registrado em: 09 Fev 2013, 19:35
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Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
PatricCipriano escreveu:
Oi camarada.
Um colega no trabalho fez isso na Lander dele. A diferença que ele continuou com os Metz Enduro enquanto o original da TE250 são os Metz Tourance.
Ele relatou quase nada de alteração na pilotagem. Eu diria que ficaria um tiquinho mais pesado. Pra notar tem q ter uma sensibilidade da p..rra...

A área de contato aumenta, o pneu fica mais "bifudo", fica bonito pacas. Só tem um pequeno porém: aumenta a circunferência exatamente 28mm (pouco menos de 3cm), ou seja, o pneu fica maior, não só na largura como na altura. Pouco, mas fica. Se você usa a moto pra off-road teria que subir o paralamas dianteiro para evitar travar com barro/lama.

Ah, importante, confira mesmo se o 90/90 cabe na tala do aro dianteiro, que se eu não me engano deve ser 1,85.

No caso da calibragem, veja o que o fabricante do pneu recomenda. Em caso de duvida, comece usando sua calibragem atual e vá aumentando ou diminuindo 1 ou 2 lbs e vá testando. Falo isso porque sou muito chato com calibragem.


Aqui no forum mesmo eu postei um link com a tabela de usos e medidas da Metzeler como referência.

Na boa, se a diferença de preço entre o 80 e o 90 valer a pena, eu mandaria o 90...

Troque também as câmaras de ar, se elas forem originais. Aproveite para por aquelas de cross/off-road que são mais grossas, mais resistentes.
Assim, sou da opinião JAQUE: Já que vai mexer, aproveita e dá uma geral em tudo.

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MARCIO MPS2000
Eu vou usar o 90x90 na dianteira com certeza. Na roda traseira não mudo nada...120x80 tá de bom tamanho pra potência da moto.

_________________
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS


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