Peço opinião sobre pneus.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Johnes
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Out 2017, 23:48
Cidade onde mora: São Luís
Localização: São Luis - MA

Peço opinião sobre pneus.

Mensagem por Johnes » 20 Jan 2018, 12:33

Saudações à todos!!!!

Em breve, vou precisar trocar o pneus da Lambretinha (Ténéré 250) pelo fatos dos atuais já estarem gastos.
Estou pensando em colocar o pneu dianteiro 90-90-21.
Uma coisa que espero melhorar no caso de fazer essa troca pelo fato do pneu mais largo ter mais área de contato com o chão, é nas frenagens.
Mas e aí???
Gostaria de saber dos companheiros quais os prós e os contras dessa mudança.
Alguém pode me ajudar?

PatricCipriano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 79
Registrado em: 26 Nov 2017, 01:11
Cidade onde mora: Piracicaba/SP
Localização: Piracicaba SP

Re: Peço opinião sobre pneus.

Mensagem por PatricCipriano » 20 Jan 2018, 14:04

Oi camarada.
Um colega no trabalho fez isso na Lander dele. A diferença que ele continuou com os Metz Enduro enquanto o original da TE250 são os Metz Tourance.
Ele relatou quase nada de alteração na pilotagem. Eu diria que ficaria um tiquinho mais pesado. Pra notar tem q ter uma sensibilidade da p..rra...

A área de contato aumenta, o pneu fica mais "bifudo", fica bonito pacas. Só tem um pequeno porém: aumenta a circunferência exatamente 28mm (pouco menos de 3cm), ou seja, o pneu fica maior, não só na largura como na altura. Pouco, mas fica. Se você usa a moto pra off-road teria que subir o paralamas dianteiro para evitar travar com barro/lama.

Ah, importante, confira mesmo se o 90/90 cabe na tala do aro dianteiro, que se eu não me engano deve ser 1,85.

No caso da calibragem, veja o que o fabricante do pneu recomenda. Em caso de duvida, comece usando sua calibragem atual e vá aumentando ou diminuindo 1 ou 2 lbs e vá testando. Falo isso porque sou muito chato com calibragem.

Aqui no forum mesmo eu postei um link com a tabela de usos e medidas da Metzeler como referência.

Na boa, se a diferença de preço entre o 80 e o 90 valer a pena, eu mandaria o 90...

Troque também as câmaras de ar, se elas forem originais. Aproveite para por aquelas de cross/off-road que são mais grossas, mais resistentes.
Assim, sou da opinião JAQUE: Já que vai mexer, aproveita e dá uma geral em tudo.

Boa sorte e abs!!
Tenere 250 17/18 verde, ou "Maria Cata-Vento"

SuzukiMHS
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 11 Ago 2015, 18:18
Cidade onde mora: Marialva/Pr

Re: Peço opinião sobre pneus.

Mensagem por SuzukiMHS » 22 Jan 2018, 08:37

R-21 de aro limita-se e muito as opções de escolha. Visto que um aro deste tamanho já vai no extremo do off-road. Buscar + aderência no asfalto só com aros R17. Aliás devido o nosso aro ser "demasiadamente" grande resulta em respostas lentas da direção, impossibilitando o alargamento que resultaria em aumento de massa no eixo dianteiro. Além disso, a distância maior do solo diminui o feedback, limitando a "comunicação" do pneu com o piloto.

Restando somente adquirir pneus de marca boa (ou melhor excelente) favorecendo a aderência.

motovano
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Nov 2017, 18:25
Cidade onde mora: vitoria da conquista - BA

Re: Peço opinião sobre pneus.

Mensagem por motovano » 22 Jan 2018, 14:28

Já usei o mt-90 pirelli na frente e atrás. A dianteira fica mais colada no chão, realmente. Mas hoje tô usando um michelin sirac 80-90-21 na frente e tô gostando. A diferença não é muita. Na traseira sempre usei o mt-90, que é mais off road que o mt-60 que vinha nela (2011)

Johnes
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Out 2017, 23:48
Cidade onde mora: São Luís
Localização: São Luis - MA

Re: Peço opinião sobre pneus.

Mensagem por Johnes » 29 Jan 2018, 23:44

Turma, estou pensando em mudar o traseiro pelo da linha Enduro (o mesmo da XRE300) por achar o desenho melhor para areia e manter o dianteiro.
O que acham????

PatricCipriano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 79
Registrado em: 26 Nov 2017, 01:11
Cidade onde mora: Piracicaba/SP
Localização: Piracicaba SP

Re: Peço opinião sobre pneus.

Mensagem por PatricCipriano » 30 Jan 2018, 08:10

O Metzeler Enduro 3 é equipamento original das Lander, logo pode por sem medo na TE250. É um pneu de perfil mais off e no asfalto é mais ruidoso e pose acabar gastando um pouco mais rápido.
Tenere 250 17/18 verde, ou "Maria Cata-Vento"

Avatar do usuário
MARCIO MPS2000
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Fev 2013, 20:35
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Peço opinião sobre pneus.

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 11 Fev 2018, 16:29

PatricCipriano escreveu:Oi camarada.
Um colega no trabalho fez isso na Lander dele. A diferença que ele continuou com os Metz Enduro enquanto o original da TE250 são os Metz Tourance.
Ele relatou quase nada de alteração na pilotagem. Eu diria que ficaria um tiquinho mais pesado. Pra notar tem q ter uma sensibilidade da p..rra...

A área de contato aumenta, o pneu fica mais "bifudo", fica bonito pacas. Só tem um pequeno porém: aumenta a circunferência exatamente 28mm (pouco menos de 3cm), ou seja, o pneu fica maior, não só na largura como na altura. Pouco, mas fica. Se você usa a moto pra off-road teria que subir o paralamas dianteiro para evitar travar com barro/lama.

Ah, importante, confira mesmo se o 90/90 cabe na tala do aro dianteiro, que se eu não me engano deve ser 1,85.

No caso da calibragem, veja o que o fabricante do pneu recomenda. Em caso de duvida, comece usando sua calibragem atual e vá aumentando ou diminuindo 1 ou 2 lbs e vá testando. Falo isso porque sou muito chato com calibragem.


Aqui no forum mesmo eu postei um link com a tabela de usos e medidas da Metzeler como referência.

Na boa, se a diferença de preço entre o 80 e o 90 valer a pena, eu mandaria o 90...

Troque também as câmaras de ar, se elas forem originais. Aproveite para por aquelas de cross/off-road que são mais grossas, mais resistentes.
Assim, sou da opinião JAQUE: Já que vai mexer, aproveita e dá uma geral em tudo.

Boa sorte e abs!!





MARCIO MPS2000
Eu vou usar o 90x90 na dianteira com certeza. Na roda traseira não mudo nada...120x80 tá de bom tamanho pra potência da moto.
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS

Responder