Possível curto circuito?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Possível curto circuito?

Mensagem por tiaguinho » 16 Out 2017, 11:09

Turma,

Levei minha Té para trocar a junta da base do cilindro que estava vazando e desde então tenho notado um barulho novo quando a moto passa de uns 5mil rpm (talvez devido a vibração maior). O barulho é agudo e intermitente, similar a barulho de eletricidade (aquele mesmo de flyback de monitor de tubo, os CRTs, quando vazavam energia).

Eu estava tranquilo na cidade, mas peguei uma estrada nesse feriado e a moto esquentou muito, o tanque estava pelando. Senti por vezes um cheio de borracha queimada, pensei ser da estrada, mas estava acompanhando a gente. Chegando no estacionamento observei que pingou uma espécie de meleca preta e viscosa (parecendo borracha derretida ou fita isolante). Olhei o coletor de escape e não tinha nada encostando nele, parece que no motor também não, fiquei na dúvida e só restou essa possibilidade de curto circuito por algum fio estar encostando no quadro, pode ser isso? O pior é que não identifiquei nenhum outro sintoma, como farol ou buzina sem funcionar por exemplo, está tudo normal...

Avatar do usuário
MARCIO MPS2000
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Fev 2013, 20:35
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Possível curto circuito?

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 16 Out 2017, 22:08

Tira o tanque pra tentar ver algum fio derretendo embaixo dele...
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS

rafaelff
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 14 Fev 2014, 19:49
Cidade onde mora: Montes Claros - MG

Re: Possível curto circuito?

Mensagem por rafaelff » 17 Out 2017, 15:57

Tem vários cabos passando entre o motor e o tanque, se retiraram o tanque para fazer o serviço podem ter deixado algum fio passando por onde não deveria. Tire as carenagens laterais e procure o problema, além do chicote os cabos do acelerador e embreagem também passam por ali.

Responder