Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Callejeros
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2017, 20:46
Cidade onde mora: Campinas

Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Mensagem por Callejeros » 15 Set 2017, 08:20

Boa noite pessoal, sou novo no grupo, porém já acompanho os fóruns a algum tempo e sempre me foi útil.

Pesquisei aqui e não encontrei nada sobre a causa do meu problema.

Seguinte, minha tenebrosa 2012 tem 50 mil km. A marcha lenta dela fica oscilando bastante, o ponteiro fica instável, como se estivesse tremendo, variando de 100, 200 e até 300 rpm em questão de segundos. Além disso, a cada parada de semáforo, ela para em uma rotação. Ora em 1200rpm, ora 1500rpm. Ela foi regulada a 1400rpm com o motor quente.

há 2 meses atras, ela morria a cada reduzida, então levei ela na própria cc para regular a válvula. Não morreu mais.

Porém depois de algum tempo notei essa variação na rotação. Pensei logo que seria o bico da injeção. Levei novamente na CC para fazer a limpeza do corpo e do bico, alegando que a marcha lenta estava instável. O mecânico disso que a marcha lenta deveria ficar cravada em apenas uma rotação.

Além da limpeza, também foi trocado o filtro de ar.

Bom, no dia seguinte o problema continuava. Voltei para a CC e o mecânico disse que é normal, a rotação diminui de acordo com a temperatura do motor. Quando muito quente, a lenta cai e vice versa.

Achei no mínimo estranho um dia ele falar uma coisa e no outro outra.

A vela dela também foi trocada faz uns 2 meses.

Para dar partida com ela fria (de manhã), também preciso pressionar o start por uns 4 a 5 segundos. Outra coisa que sinto ela um pouco acelerada na reduzida. Em movimento, quando vou parar em algum semáforo, ela vai reduzindo e então crava nos 3000rpm, mesmo em segunda marcha, parece que ela não quer parar.

Obs:
Vela nova
bico injetor e corpo da injeção limpos
filtro de ar novo
óleo novo
válvula regulada

O que poderia ser?


Obrigado,

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Mensagem por filipedonato » 15 Set 2017, 10:47

O que controla a marcha lenta é o que?
-A central ECU
-O corpo de injeção
-O sensor de temperatura e sonda lâmbda também.

Não sou mecânico, mas a central ECU não creio que seja.
Quando você mandou limpar o corpo de injeção e bico injetor ele foi todo desmontado? Se sim, então sugiro a troca das borrachinhas de vedação.
Fora isso recomendo mandar testar a sonda lâmbda e o sensor de temperatura, pois eles podem alterar a marcha lenta também.

Callejeros
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2017, 20:46
Cidade onde mora: Campinas

Re: Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Mensagem por Callejeros » 15 Set 2017, 11:10

filipedonato escreveu:O que controla a marcha lenta é o que?
-A central ECU
-O corpo de injeção
-O sensor de temperatura e sonda lâmbda também.

Não sou mecânico, mas a central ECU não creio que seja.
Quando você mandou limpar o corpo de injeção e bico injetor ele foi todo desmontado? Se sim, então sugiro a troca das borrachinhas de vedação.
Fora isso recomendo mandar testar a sonda lâmbda e o sensor de temperatura, pois eles podem alterar a marcha lenta também.
Oi Filipe! Obrigado pela resposta!

Esqueci de falar que descarbonizei a sonda lambda, eu mesmo. Agora se ela está em bom funcionamento eu não sei.

Eu acredito que a injeção foi desmontada, pois pedi para limpar o corpo e o bico. Agora se realmente a madia fez isso, eu não sei, pois não se pode entrar na área das motos.

Eu acredito que sim, porque foi cobrado a troca das borrachinhas. A moto estava dando umas engasgadas antes também, pois fiz a migração para a gasolina aditivada. Esse foi um dos motivos para limpar a injeção, além da oscilação.

Para testar a sonda e o sensor, é preciso de scanner?

Avatar do usuário
Crístofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Mar 2015, 23:33
Cidade onde mora: Lajeado/RS

Re: Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Mensagem por Crístofer » 15 Set 2017, 19:37

Callejeros escreveu:
filipedonato escreveu:O que controla a marcha lenta é o que?
-A central ECU
-O corpo de injeção
-O sensor de temperatura e sonda lâmbda também.

Não sou mecânico, mas a central ECU não creio que seja.
Quando você mandou limpar o corpo de injeção e bico injetor ele foi todo desmontado? Se sim, então sugiro a troca das borrachinhas de vedação.
Fora isso recomendo mandar testar a sonda lâmbda e o sensor de temperatura, pois eles podem alterar a marcha lenta também.
Oi Filipe! Obrigado pela resposta!

Esqueci de falar que descarbonizei a sonda lambda, eu mesmo. Agora se ela está em bom funcionamento eu não sei.

Eu acredito que a injeção foi desmontada, pois pedi para limpar o corpo e o bico. Agora se realmente a madia fez isso, eu não sei, pois não se pode entrar na área das motos.

Eu acredito que sim, porque foi cobrado a troca das borrachinhas. A moto estava dando umas engasgadas antes também, pois fiz a migração para a gasolina aditivada. Esse foi um dos motivos para limpar a injeção, além da oscilação.

Para testar a sonda e o sensor, é preciso de scanner?
Ola! Normalmente quando é sonda, da algum erro no painel.

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Mensagem por filipedonato » 17 Set 2017, 07:56

Pra testar a sonda tem um aparelho pra isso. Já o sensor de temperatura não sei dizer.
Pelo que você comentou já vi que fizeram uma revisão completa na moto, logo reserve um tempo e deixa a moto lá pra descobrirem o que está acontecendo, os motores 250 da yamaha não tem mistério.

Callejeros
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2017, 20:46
Cidade onde mora: Campinas

Re: Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Mensagem por Callejeros » 29 Set 2017, 17:54

Levei novamente na cc, alegando os mesmo problemas. Ficou o dia para revisarem tudo. Disseram que olharam tudo, inclusive entrada falsa de ar. Inclusive que o mecânico andou por volta de 40 minutos com ela e que estava tudo normal.
Quando peguei a moto de volta, continuava com o mesmo problema. A marcha lenta variando o tempo todo, a cada parada de semáforo. Colocaram ela na máxima, ou seja, 1500 rpm. Fiz uma viagem de 90km, e quando cheguei no destino, a marcha lenta ainda estava instavel, ou seja, o motor estava BEM quente. Além de diminuir, ela também subia. Ficava em 1700 rpm e 1300 rpm.
Hoje choveu aqui na minha cidade, o que não acontece a uns 2 ou 3 meses. Resultado: Quando molhou a moto, eu parava no semáforo e ela ia descendo até 1000rpm e morria. Aconteceu umas 3 vezes, só hoje. Quando não morria, chegava por volta de 1100 rpm.
Desisti de cc, vou levar em outro mecanico. Alguém poderia dizer algumas causas desse problema? Seria algo da parte elétrica?

Obrigado

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Marcha Lenta oscilando, porém não morre.

Mensagem por filipedonato » 30 Set 2017, 20:03

Acho que não é parte elétrica. Leve numa oficina boa, concessionária a gente só faz a revisão de fábrica e cai fora.

Responder