Marcha lenta muito alta, Ténéré 250 blueflex.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
felipe.rodolfo
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 23 Mai 2015, 18:07
Cidade onde mora: São Lourenço da Mata / PE

Marcha lenta muito alta, Ténéré 250 blueflex.

Mensagem por felipe.rodolfo » 23 Mai 2016, 16:05

Minha Ténéré 250 blueflex 15/16, está com 25.000km e apresentando o seguinte problema:

Toda vez que vai chegando próximo aos 5000km rodados após a última revisão, a marcha lenta começa a ficar baixa, fazendo a moto morrer de vez em quando. Até os 20.000km era normal e eu só fazia regular para os 1300/1500rpm.

Fui regular da última vez, mas não acontecia nada, fui folgando e folgando o parafuso da marcha lenta e a rotação não aumentava. Quando fui trabalhar no outro dia, de uma hora pra outra a moto ficou com a marcha lenta muito alta, em torno dos 3000/3500 rpm quando em neutro ou com a embreagem pressionada.

Parei para tentar regular o parafuso da marcha lenta, mas ele nao estava no lugar mais, deve ter caído no caminho após eu ter afrouxado de mais no dia anterior. Coloquei um parafuso M8 no lugar só pra tapar o furo e a rotação caiu para uns 2200rpm. No dia seguinte fui comprar outro parafuso na Yamaha e paguei R$45 com desconto, o preço sem desconto era R$63,35, f***.

O cara da Yamaha ofereceu o serviço de passar o computador (R$80,00) pra vê se resolvia com um reset ou se ía apresentar mais algum defeito. Não senti confiança, ficou parecendo que queriam condenar mais coisas na moto. Daí, eu disse que ía colocar o parafuso de volta e vê se a rotação baixava, caso não ficasse boa eu faria o serviço do computador.

Coloquei o parafuso, a rotação caiu para uns 1800rpm, mas não baixou mais que isso, mesmo com o parafuso todo fechado, quando acelerava a rotação demorava para cair de volta aos 1800rpm, ficava meio que travando na caída de 3200 para os 1800. Também ficou mais lenta a caída da rotação quando em rotações mais altas, mas não tanto quanto na faixa dos 3200 pra baixo.

Resolvi não passar o computador até ter noção do que realmente poderia ser, fiquei sem confiança na Yamaha (eles deixaram claro que só mexiam se passassem o computador antes) e mais ainda quando o mecânico disse que essa marcha lenta não é pra tá mexendo. No próprio manual fala sobre a regulagem e inspeção para fazer nas revisões.

Levei a moto em outra oficina conceituada aqui no recife, expliquei tudo e o mecânico apertou a mangueira que saí da caixa do filtro de ar e a moto baixou a rotação a ponto de morrer. Ele disse que não dava pra ter certeza do que era e não tinham as peças que poderiam estar ruins. Ele sugeriu fazer uma limpeza de bico e uma possível limpeza nessa peça que manda o ar para o motor, mas não não garantiu que iria resolver o problema.

Acabamos vendo que o problema aparentemente está na peça que suga o ar da caixa do filtro de ar e envia para a junção do carburador (como se fosse uma bomba de ar) que está mandando muito ar para o motor.

Saí de lá, comprei e coloquei uma abraçadeira de regulagem para limitar a passagem do ar até eu conseguir achar uma solução. Regulei até a rotação ficar nos 1300/1500 rpm, mas ainda sinto que o retorno das rotações altas está um pouco lento.

Abri o catálogo de peças e vi que é a peça 10 da página de "admissão 2" (direcionador de ar da válvula). Fui vê o preço dela e quase morro, R$945,00. Vi também que aparentemente ela recebe um comando elétrico, provavelmente para controlar o envio do ar para o carburador.

Agora é que vai a pergunta:

- Será que só passando o computador vai resolver o problema?
- Se não resolver o que mais pode ser?
- Tenho garantia de alguma possível peça com defeito mesmo só tendo feito as duas primeiras revisões na Yamaha?

Só não quero ficar pagando para resolver o problema no achismo, ter que ficar comprando peças e pagando mão de obra até encontrar o defeito.

Por favor, dêem suas opiniões ou dicas de como posso resolver essa bronca.

Vlw!

gjbn
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Nov 2016, 14:36
Cidade onde mora: Paulinia/SP

Re: Marcha lenta muito alta, Ténéré 250 blueflex.

Mensagem por gjbn » 15 Nov 2016, 19:02

Amigo,

Estou passando pelo mesmo problema, como você conseguiu resolver?

att;

Avatar do usuário
sanguinete
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
Cidade onde mora: Recife

Re: Marcha lenta muito alta, Ténéré 250 blueflex.

Mensagem por sanguinete » 19 Dez 2016, 15:16

Simples, se for a válvula mesmo que está com problema, arranca essa merda toda e tapa os buracos! Isso deve ser um precário sistema que joga ar(que deveria ser na saída do escape) para queimar os gases não queimados no catalisador quando você reduzir a moto, assim diminui os resíduos de combustível que são jogados na atmosfera. Exigências das novas regras do Promot.
http://www.blogrotacerta.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder