Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
joao.oncken
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Nov 2016, 10:12
Cidade onde mora: Cruzeiro do Oete/PR

Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Mensagem por joao.oncken » 19 Nov 2016, 16:18

Olá amigos do Club!

Sou novato na comunidade e na moto. Peguei recentemente uma Teneré 250 2015, motinha que sempre quis e gosto muito.

A minha veio com 15 mil km, de procedência e está bem novinha, porém percebi que depois de quente no momento em que se acelera e tira um pouquinho a mão do acelerador faz um "tic-tic" contínuo, alto e muito chato, com certeza barulho de válvula batendo.

Entendo um pouco de mecânica e eu mesmo já abri e conferi o ajuste de válvulas, a de escape estava com 0,09 mais ou menos e estranhei que a admissão estava com mais de 0,15. Fiz o ajusta para 0,05 nessa última e mesmo assim persistiu.

Muito cabreiro entrei em contato com o dono anterior que disse ter levado para alguns mecânicos que garantiram que é assim mesmo, que Yamaha bate um pouquinho mesmo, que o motivo pode ser pq o cilindro dela seja de porcelana, daí dá um pouco de saia de pistão mesmo. Mas eu não acredito, aquilo não pode ser normal e com certeza dá pra ser ajustado ou corrigido. Ele sempre usou Yamalube e trocou a cada 1500km. Moto sempre revisada e carimbada na Yamaha mesmo.

Estou disposto a ir até a "alma" da moto pra resolver isso e postei para que SE ALGUÉM tiver histórico ou solução para isso eu ficaria imensamente grato.

Já estou com revisão agendada na Yamaha. Vou trocar por minha conta o tensor da corrente de comando para um desses de catraca(diz ser melhor que o original) e se for o caso a válvula de admissão(caso esteja com a cabecinha machucada).

AGUARDO ANSIOSAMENTE e agradeço antecipadamente a todos que puderem me ajudar aqui na comunidade!!!

Gde Abço! JC!

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Mensagem por filipedonato » 19 Nov 2016, 17:44

Barulho normal, todas as motos 250 da Yamaha fazem. Além do que a Ténéré faz mais alto que a Lander e a Fazer porque o formato do tanque ajuda a intensificar o barulho.

Rafael11
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 80
Registrado em: 07 Mai 2015, 10:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Mensagem por Rafael11 » 19 Nov 2016, 18:10

https://youtu.be/c-Z22rGrrfs" onclick="window.open(this.href);return false;

Video no youtube fala do eixo de comando da blueflex que tem um furo a mais para lubrificacao, trocou o comando pelo da moto a gasolina e o barulho melhorou.

Talvez vale a pena assistir o video.

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Mensagem por claudiorsp » 20 Nov 2016, 21:53

Fala joão,

Tem bastante discussão à respeito deste barulho e, muita gente que já quebrou a cabeça e não conseguiu kkk. No fim das contas, a gente aceita bem esse barulho e vai ser feliz com a moto :thumbup:

Dá uma olhada aqui: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... tor+quente
aqui: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... tor+quente

e pesquisa um pouco mais antes de gastar com a moto e se frustrar... A moto é show e tem outros motores que faz barulhos piores.
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

joao.oncken
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Nov 2016, 10:12
Cidade onde mora: Cruzeiro do Oete/PR

Re: Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Mensagem por joao.oncken » 25 Nov 2016, 10:04

Obrigado a todos pelas respostas!

Já estou realmente me acostumando com as particularidades do motor MASSS como sou brasileiro e brasileiro nunca desiste vou levar a moto semana que vem pra revisão dos 15K e tentarei alguns procedimentos.

Sobre o resultado posto na sequência.

Abraço a todos os TNRzeros!

João

joao.oncken
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Nov 2016, 10:12
Cidade onde mora: Cruzeiro do Oete/PR

Re: Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Mensagem por joao.oncken » 27 Fev 2017, 14:38

Olá galera da comunidade!

Após alguns meses e várias experiências e testes........... é normal mesmo! KKK

Não tem santo que resolva o tal sininho no motor quando se tira um pouquinho a mão do acelerador. Vários mecânicos me acompanharam e dizem ser particularidade dos motores 250 Yamaha.

É uma pena pois apesar do tempo ainda não me acostumei direito.

Troquei conforme disse o tensor da corrente de comando, que realmente deixou o motor mais silencioso. Comprei no mercado livre e é bem barato.

Outro detalhe que descobri, um barulho de corrente vibrando nas retomadas de marcha. Troquei o guia de corrente da balança(borracha preta que acompanha e fica parafusada na balança) mas não resolveu, precisei calçar com uma câmara de ar de bike a parte de cima e de baixo colando com uma super bonder na própria borracha do guia, aí sim resolvido!

Motinha filé! Próximos dias viagem de 2000km passando pelo Serra do Rio do Rastro na serra catarinense.

Abço a todos!

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Barulho no Motor - Tic Tic depois de quente - AJUDA!

Mensagem por Monteverdi » 28 Fev 2017, 23:50

Fala gente! Realmente, o motor 250 da Yamaha é barulhento. Lembro que quando comprei a Fazer em 2007 quebrei cabeça com isso e não era nada, e acredito que até hoje, não seja nada! Torço para isso!!

No entanto, não sou mecânico, mas gostaria de compartilhar uma experiência com a XT 660 que, de repente, pode servir para os colegas, já que o tema do tópico é um "tec-tec" com o motor quente.

Minha motoca apresentou uma estalo muito acentuado toda vez que eu dava partida como motor quente e depois parava. Depois de muita especulação sobre regulagem de válvulas, excesso de pressão por excesso de óleo e tudo mais, deixei a moto na oficina e disse que só buscaria quando o problema fosse solucionado.

Ao desmontar o cabeçote e analisar peça a peça, o mecânico percebeu um pino solto, que era componente do descompressor do motor, sistema usado para minimizar o arranque no momento da partida (me corrijam se for outra coisa!). Não se sabe como isso se soltou lá dentro, pois não há espaço para tal.. :crazy: A questão é que ao recolocar o pino no seu devido lugar o barulho parou de vez!! Não sei se isso serve para a 250, mas fica mais uma dica! Muitos dos proprietários de XT tem esse problema e não descobrem.

Inté! :thumbup:
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Responder