Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 76)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
vagner
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por vagner » 17 Jul 2012, 17:50

aí galera, blz?

comprei a Té usada 10/11 com 5.400km, agendei a revisão de 5.000 pq ainda não foi feita...

sinto esse barulho de algo socando na frente da moto ao passar por ruas de pedras, na verdade nem me incomoda tanto, mas fico com medo pela segurança e problemas de desgastes anormais, alguém sabe se é perigoso isso?

a revisão de 5.000 vou ter q pagar, pois a moto já saiu da garantia...
ainda não avisei sobre isso na cc e nem entrei em contato com a fábrica... será q por ser um problema de fábrica vão trocar as flautas da minha sem custo, como se fosse um recall?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Kakko » 17 Jul 2012, 18:50

Liga no SAC, ou procure uma boa CC , e explique a situação.

Se houver respeito pelo consumidor, creio que deveriam trocar as flautas sem ônus.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
PauloRocha
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Fev 2012, 21:38
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por PauloRocha » 18 Jul 2012, 10:56

Bom dia a todos,

Acabei de pegar a moto na revisão, recall da susp. dianteira (flauta) + troca de óleo da bengala, balança e link lubrificados e tudo isso a custo zero, sem choradeira, nem SAC, e outros.
Revisão 5.000 km R$34,00 (apenas óleo). Que venha o SUL em agosto!

Concessionária Moto Roma (Av. Cristiano Machado) BH/MG.
Vendedora: Denise
Recepção revisão: Leandro

Abs
Paulo Rocha
De Ténéré é melhor ainda!!!
Fé em Deus e pé na estrada

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por edvar » 24 Jan 2014, 13:09

estou desenterrando o tópico mas é por um bom motivo.

Esta semana li em algum tópico aqui do fórum que não achei mais, alguem que havia colocar o fluido 5w nas canelas da moto e tinha melhorado a maciez da suspensão.

Fiquei com inveja e fiz o mesmo :gargalhada:

Comprei 2 garrafas de 500ml de óleo 5w duma tal de menzelub (ou coisa do tipo) e troquei.
A primeira coisa que me assustou foi como estava sujo o óleo que estava na bengala com apenas 5mil km rodado.
Trocado o óleo original pelo 5w senti um diferença boa na suspensão. Ela não da mais aquele "tranco" qndo passa em lombadas ou calçamento. A moto agora está tão macia qnto a XRE (que sempre achei muito mais macia que a T250).

E a surpresa maior é que até agora, coisa de uns 300km nao ouvi nenhum toc toc, nem fiu fiu, leco leco leco nem nada no amortecedor da frente.

Acho que a solução pra quem fica incomodado com o barulho do amortecedor é usar as peças da moto 2014 e fluido 5w
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por LMattosBS » 18 Fev 2014, 06:32

Oleo 5w e menos viscoso e afeta diretamente a digiribilidade, a suspensão não afunda na curva não???
A minha e 10/11 e sem trocar as flautas e o toc toc e muito raro, to indo para uma mistura 10w com 15w para um 12,5w para colocar ela mais rígida para contornar curvas mais rápido ( meu estilo de pilotagem)

Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos :dirtbike:

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por edvar » 21 Fev 2014, 10:08

afunda um pouco, mas ainda nao consegui dar fim de curso e a estabilidade ta a mesma coisa.
Mas tem um porem, eu ando igual uma vovozinha, nao exijo tanto da moto.
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

MotoMecânicaOnline
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por MotoMecânicaOnline » 06 Mar 2014, 20:51

Pessoal por experiencia própria
experimenta adicional cerca de 2 a 4ml em cada garfo para ver se o toc toc não desaparece
Falo isto porque tenho uma titan ex 2012 que desse 0km apresentava mesmo problema de fazer este barulho sempre ao passar em uma valeta ou buraco em baixa velocidade, e ao trocar o fluido do garfo pela primeira vez e por falta de um recipiente decente ! (uma proveta), acabei colocado uma pequena quantidade de fluido a mais em cada garfo, por incrível que pareça isso foi a solução dos toc toc da suspensão da minha titan 150
se alguém fizer e der resultado satisfatório deixa um comentário aqui pois recentemente adquiri uma Yamaha fazer 250 2014 blueflex que apresenta este mesmo defeito e só não fiz teste na mesma por não ter e não saber o fluido que ali esta sendo utilizado.

Hans Blackbullet
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mar 2014, 11:27
Cidade onde mora: Itatiba/SP

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Hans Blackbullet » 18 Mar 2014, 15:48

GALERA, NA MINHA MOTO ACONTECEU O MESMO. PARECIA CAIXA DE DIREÇÃO SOLTA E BATENDO, SEMPRE QUANDO PASSAVA POR ALGUMA DEPRESSÃO OU BURACO.
APÓS VÁRIAS VISITAS A CONCESSIONÁRIA, RESOLVERAM O PROBLEMA: FIZERAM UM FURO MAIOR NO RETORNO DO EMBOLO DAS BENGALAS DIANTEIRAS ALEGANDO QUE TRATAVA-SE DE UM PROBLEMINHA DE PROJETO, E QUE NAS NOVAS NÃO MAIS APRESENTAVA ISSO, PORQUE O PROBLEMA HAVIA SIDO SANADO...
ENFIM, TROCARAM O ÓLEO DAS BENGALAS POR OUTRO DE MAIOR VISCOSIDADE, MAIS GROSSO, E AUMENTARAM O FURO DO RETORNO DA BENGALA, E O PROBLEMA FOI RESOLVIDO.
AGORA, QUANDO ELA PASSA POR DEPRESSÃO, SÓ DÁ UM LEVE "ASSOVIO" AO CEDER E RETORNAR, MAS EM TERMOS DE ESTABILIDADE E FUNCIONAMENTO FICOU PERFEITA.
DETALHE, ME PEDIRAM PARA NUNCA REVELAR ISTO. A YAMAHA JAMAIS IRÁ ADMITIR QUE TEVE ESTE PROBLEMA, PORQUE IRIA ER QUE TROCAR AS BENGALAS DE PRATICAMENTE TODAS AS TÉNÉRÉ 250 DE 2011/12...
POR ISSO QUEM TIVER ESTE PROBLEMA, ABRA RECLAMAÇÃO SIM E NÃO ABRA MÃO DE SEU DIREITO.
LAMENTÁVEL.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Radames Aragon » 18 Mar 2014, 15:52

Acho q eles fizeram uma alteração do conjunto pra vc em particular pela amizade (q vc comentou no outro tópico), e ñ querem espalhar o assunto.

Tenho uma 2011 e o único "toc" q eu ouço é o do painel flexionando o suporte qdo abaixo mto a dianteira rapidamente.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Kakko » 19 Mar 2014, 08:53

Hans Blackbullet escreveu:...APÓS VÁRIAS VISITAS A CONCESSIONÁRIA, RESOLVERAM O PROBLEMA: FIZERAM UM FURO MAIOR NO RETORNO DO EMBOLO DAS BENGALAS DIANTEIRAS ALEGANDO QUE TRATAVA-SE DE UM PROBLEMINHA DE PROJETO, E QUE NAS NOVAS NÃO MAIS APRESENTAVA ISSO, PORQUE O PROBLEMA HAVIA SIDO SANADO.....
Pelo que me consta...na época que fizeram as trocas das flautas, e o problema era o " furo a mais " !!

Eles trocaram por uma com um furo a menos.

O doug poderia confirmar isso com mais certeza, inclusive postou uma foto comparativa das duas flautas.

diz aí doug
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder