Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 76)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
RONI01
Visitante
Visitante

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por RONI01 » 03 Fev 2011, 23:23

Ai galera hoje fiz a revisão dos 5000 km e reclamei da suspenção dianteira que estava com barulho eles ajustaram a caixa da direção que fica sob a mesa e não adiantou bulufaz vou levar novamente segunda-feira pra ver o que eles vão fazer,ai eu digo a vcs.
Abç a todos.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por doug01n » 04 Fev 2011, 09:35

Joga na suspensão inteira? Parafuso por parafuso? Batente por batente? Levanta as sanfonas e lambuza as bengalas com WD40?

Que eu saiba, WD40 serve como desengraxante, e não como lubrificante. Em que vai ajudar a aplicação do WD40?
Administrador

marcioho
Visitante
Visitante

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por marcioho » 04 Fev 2011, 13:36

Boa tarde galera!

Fui hoje na Loja para buscar a moto que estava lá desde ontem 3/2/2001 - 12:00h.

-Segundo o mecânico foi feito Ajuste da direção e não encontraram nenhum defeito na suspensão, muito menos o fabricante pode destacar algum problema referente.
Acabei de andar cerca de 20 km e parece ter resolvido.

Perguntei pro mecânico se outros clientes tambem reclamaram do barulho.
Resposta: Na consessionaria já foram vendidas 15 motos desde o seu lançamento, a minha foi a primeira reclamação, sendo que 3 já voltaram pra lá duas vezes para revisões periodicas.

Fui muito bem atendido os funcionários foram muito atenciosos comigo desde o inicio. :clap: (USE Motos YAMAHA, Uberlândia -MG.)

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por RAlves » 05 Fev 2011, 11:43

O barulho na frente da moto e por causa desse monte de plastico dela.

Aranha e a estrutura metalica que suporta a frente da tenere (farois/painel/carenagens) e todo o peso fica em cima dela... com a porrada duma suspensao mais dura, deve haver torcao e acabar chocando pecas de plastico provocando barulho.

Ah e a minha NAO FAZ.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

GustavoCLAM
Visitante
Visitante

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por GustavoCLAM » 10 Fev 2011, 19:34

A minha moto também faz barulho, um estalo metálico ao passar por um buraco, depressão ou ao "saltar" de um meio fio. É sempre quando a suspensão dianteira se distende, chegando a se esticar toda. Há uma mola interna pequena justamente para não dar tranco na distenção, e isso não é problema para a suspensão, é assim mesmo.

O problema é que isso transmite um impacto para a caixa de direção, que a transmite para a "aranha" (a estrutura de metal) de sustentação da carenagem frontal. Se observar bem, veremos que toda a carenagem é suportada por essa aranha e ela é ligada ao chassi perto do tanque e na coluna de direção. Por melhor que seja a fixação e por maior que seja o aperto dos parafusos, um barulho até um certo nível pode ser considerado normal. Para que se possa eliminar de vez o barulho, a estrutura metálica teria que ser mais reforçada, mas a tal ponto que o peso seria excessivo.

Mas não adianta também uma estrutura rígida demais porque, assim como uma peça de plástico "seco", algo muito rígido, se submetido a um esforço grande, pode se quebrar (é assim que se quebram os bagageiros e etc).

Se serve de consolo, tive uma Freewind 650 que fazia mais barulho que a Té, nas mesmas condições (cada vez que escuto o barulho na Té, sai uma lágrima de saudade da FW, a 2° melhor moto que tive... pois o barulho é igualzinho!!), pois na Freewind a carenagem, farol, bolha e etc, eram fixados apenas pela coluna de direção; nesse ponto a Téneré é até mais caprichada que outras motos.

Uma solução poderia ser a colocação de arruelas de material mais macio (alumínio ou cobre) em todos os parafusos dessa "aranha", o que permitiria, em tese, uma pequena movimentação das peças sem provocar barulho. Mas isso em teoria, teria que alguém se dispor a desmontar tudo e testar. Sugiro isso pois na TDM 900 que eu tive a fixação de toda a carenagem era apenas pela coluna de direção, mas eram todas peças de alumínio e não havia barulho nenhum.

Quando eu desmontei as laterasi da carenagem para colocar os piscas de lentes transparentes, notei que toda a estrutura era bem feita e reforçada. Numa queda lateral, as carenagens vão se estragar, mas o tanque será bem protegido e não haverá problemas em continuar a viagem, pois a estrutura em si dificilmente seria afetada.

marcioho
Visitante
Visitante

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por marcioho » 14 Fev 2011, 11:06

Sexta- Feira levei a moto pra revisão dos 1000 km, pela segunda vez reclamei do barulho pro chefe a oficina.
Ele mesmo desmontou toda frente e avaliou a suspensão dianteria e não encontrou nenhuma defeito.
A montagem foi feita com muita cautela e obsevou se existia algum defeito na estrutura da "aranha" da frante ou nas bengalas da susp. dianteira.
Montaram novamente apertando todos os parafusos com muita precisão. Ele mesmo andou na moto pra testar e não apareceu mais o barulho.

Andei bastante no ultimo sabado e domingo e não tem mais nenhum Ruido.

Problema solucionado, acho que era uma questão de ajustar bem os parafusos da frente dela.

Avatar do usuário
Hespanha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 97
Registrado em: 14 Fev 2011, 07:55
Cidade onde mora: Saquarema/RJ

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por Hespanha » 14 Fev 2011, 21:44

Pois é, esse barulho me assustou e estou pretendendo esperar mais um pouco para fazer um investimento desse, espero que seja solucionado logo pela Yamaha.
Yamaha XT1200Z Súper Ténéré branca - la máquina

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por diegonunes » 15 Fev 2011, 12:07

GustavoCLAN deu uma dica valiosa.

Outra coisa que quero destacar (forçadamente por Helano, :lol:) são as abas laterais que ficam presas ao tanque. Com a vibração elas transmitem esse barulho tão citado.

Consegui uma foto que dá mais ou menos pra ilustrar. Percebam em suas motos que as abas ficam sobre o tanque, e que no momento das trepidações o barulho é percebido. A solução é adicionar algo que amorteça o contato entre estas abas e tanque.

Imagem

Como não tenho Tenere, a próxima vez que eu for na CC levar minha Fazer pra revisão tira umas fotos em macro pra poder completar o post.

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por andregoes19 » 16 Fev 2011, 15:32

apertei os parafusos da carenagem e o barulho desapareceu acho que é so isso que deve-se fazer pra parar com o barulho!!!
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

rodrigomtr
Visitante
Visitante

Re: BARULHO NA SUSPENSÃO DA TÉNÉRÉ

Mensagem por rodrigomtr » 17 Fev 2011, 21:16

Pessoal, boa noite, hoje estava esperando minha carona em um posto de combústivel, ai apareceu uma Té... fui até a bomba onde o cara parou pra dar uma olhada na motoca (ainda não tenho a minha e não a tinha visto de perto antes)... puxei assunto sobre a motoca... e surgiu o papo da suspensão... ele tava com uma mulher na garupa etc... e perguntei se a dele tb fazia o estalo na suspensão dianteira... ele confirmou o problema e disse que a dele ja foi trocada toda a suspensão dianteira e ficou um tempo para analise mas de resto a motoca é ótima... resumindo... com barulho ou não... a motoca é show e em breve compro a minha...

Responder