embuchamento do cubo traseiro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Amerson
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 88
Registrado em: 26 Set 2014, 19:46
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

embuchamento do cubo traseiro

Mensagem por Amerson » 29 Ago 2016, 20:31

folga no cubo traseiro sendo que já fiz no lado da coroa o embuchamento, o que vocês acham... :animadao:
Amerson Jose dos Santos
trabalhar de moto é tudo de bom!

Flávio Filete
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2016, 00:49
Cidade onde mora: Campos/RJ

Re: embuchamento do cubo traseiro

Mensagem por Flávio Filete » 04 Set 2016, 12:16

Em minha moto tive este problema. Pedi para que fosse colocado dois rolamentos em cada lado assim como colegas tem feito e não relataram problemas posteriores. No meu caso, após ter substituído o cubo torneado por um cubo novo, retirei os rolamentos e verifiquei que o espaçador interno foi cortado em tamanho superior as sedes de apoio dos rolamentos no interior do cubo. Isso fez com que os rolamentos não se apoiassem na sede no interior do cubo. Não sou mecânico, apenas tenho sido um pouco curioso!

Gilson_Almeida
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jul 2019, 11:01
Cidade onde mora: Reserva/PR

Re: embuchamento do cubo traseiro

Mensagem por Gilson_Almeida » 04 Set 2019, 14:54

Fiz o embuchamento para colocar dois rolamentos de cada lado. Agora deu folga novamente e a sugestão do mecânico foi mandar para um torneiro mecânico para preencher a folha. No entanto, a parede do cubo iria ficar muito fina e ele encontrou a solução de reforçar a bucha e usar o rolamento 6202 nos dois lados. Alguém já teve essa experiência?

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk


Avatar do usuário
sanguinete
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
Cidade onde mora: Recife

Re: embuchamento do cubo traseiro

Mensagem por sanguinete » 22 Out 2019, 20:47

Fiz o embuchamento somente do lado do disco, pois nunca tive problemas com o rolamento maior que fica na coroa. Entao fiquei com 3 rolamentos no cubo. Apos o serviço rodei 40 mil km e troquei os rolamentos por prevenção. Antes nao dava nem 15 mil km. Dei muito cacete nessa moto nesse tempo, muito off road, uma viagem internacional e nenhum problema no cubo. Notei que depois de quase 50 mil o cubo estava um pouquinho mais folgado já(Coisa micrométrica, só com muita sensibilidade pra notar) mas pode ter sido pela velocidade que o torneiro deu o passe interno na bucha que deixou estrias mais espaçadas. De la pra cá a moto esta com outro dono e nenhum relato de problema. Hoje já tenho um cubo torneado esperando ir pra minha Nova Tenere que ja ta com 8200km.

Um adendo, sim a bucha espaçadora ela é maior que os encostos dos rolamentos no cubo, mas pouca coisa, 0,1mm. Se fosse maior os rolamentos correriam no cubo de um lado pro outro, e se fosse menor causaria pressao lateral nas pistas do rolamento causando problemas precoces.
http://www.blogrotacerta.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder