Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
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Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Olá, pessoal.
Acabei de fazer mais duas pequenas modificações na minha Té.
Coloquei o mata cachorro e troquei a coroa original da RIFFEL de 40 dentes por uma WAZ de 39 dentes. A intenção é somente manter os 120Km/h com o motor mais "livre". Na viagem a São Paulo que fiz, percebi que o motor trabalha totalmente estrangulado em velocidades acima de 120km/h.
Como não rodei em estrada ainda, as minhas impressões sobre o item são mínimas.
Neste sábado irei fazer um circuito ( vou compartilhar o trajeto com vocês aqui, em uma imagem no final do tópico ) de quilometragem mediana, e então poderei dar minhas melhores impressões. Até o momento, dentro da cidade a 5ª será permanentemente esquecida, pois a moto não sobe giro suficiente. Também notei que a relação trepida muito menos. Mesmo quando em arrancadas com marcha errada ( sobremarcha ) a vibração é incrivelmente menor. Não sei mensurar quanto, mas é muito, muto mesmo.
Não sei se gostei ou se não. Vou deixar o tópico em aberto para que a galera possa acompanhar esta minha mudança.
Espero que tenha utilidade para muitos. Abraços.
Acabei de fazer mais duas pequenas modificações na minha Té.
Coloquei o mata cachorro e troquei a coroa original da RIFFEL de 40 dentes por uma WAZ de 39 dentes. A intenção é somente manter os 120Km/h com o motor mais "livre". Na viagem a São Paulo que fiz, percebi que o motor trabalha totalmente estrangulado em velocidades acima de 120km/h.
Como não rodei em estrada ainda, as minhas impressões sobre o item são mínimas.
Neste sábado irei fazer um circuito ( vou compartilhar o trajeto com vocês aqui, em uma imagem no final do tópico ) de quilometragem mediana, e então poderei dar minhas melhores impressões. Até o momento, dentro da cidade a 5ª será permanentemente esquecida, pois a moto não sobe giro suficiente. Também notei que a relação trepida muito menos. Mesmo quando em arrancadas com marcha errada ( sobremarcha ) a vibração é incrivelmente menor. Não sei mensurar quanto, mas é muito, muto mesmo.
Não sei se gostei ou se não. Vou deixar o tópico em aberto para que a galera possa acompanhar esta minha mudança.
Espero que tenha utilidade para muitos. Abraços.
- Luiz Alcaráz
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Boa tarde Rancanti tudo bem? Recentemente eu troquei minha relação. Todo o conjunto é DID e a coroa é também de 39 dentes.
Percebi uma melhoria de performance na cidade. Melhora bem sutil no torque. Final de semana passado fiz uma pequena viagem e melhorou o consumo, de 28 para 30 na média. Verifiquei que em 60 por hora a quinta vai tranquilo e isso de não ter de reduzir marcha pode ser a causa na melhoria no consumo.
Quanto a pilotar em estrada ela trabalha num giro maior, a 120 bate oito mil, o que não é tanto assim, acho que seria uns 7500 com 40 dentes.
É isso, em princípio gostei da mudança. Espero ter ajudado. Abraço!
Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk
Percebi uma melhoria de performance na cidade. Melhora bem sutil no torque. Final de semana passado fiz uma pequena viagem e melhorou o consumo, de 28 para 30 na média. Verifiquei que em 60 por hora a quinta vai tranquilo e isso de não ter de reduzir marcha pode ser a causa na melhoria no consumo.
Quanto a pilotar em estrada ela trabalha num giro maior, a 120 bate oito mil, o que não é tanto assim, acho que seria uns 7500 com 40 dentes.
É isso, em princípio gostei da mudança. Espero ter ajudado. Abraço!
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Luiz Alcaráz / Rio de Janeiro
Ténéré 250 15 motocona
Suzuki Burgman 125 08 motoquinha
DT 200 93
CBX Aero 93
CB 400 82
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Amigo Luiz.
Acredito que o senhor tenha feito suas medições erroneamente.
Coroa menor, Giro menor.
Coroa maior, giro maior.
Coroa menor, mais final.
Coroa maior, mais força.
Reveja por gentileza, pois se o senhor ganhou força, com uma coroa menor, de certo seu pinhão também é reduzido.
Acredito que o senhor tenha feito suas medições erroneamente.
Coroa menor, Giro menor.
Coroa maior, giro maior.
Coroa menor, mais final.
Coroa maior, mais força.
Reveja por gentileza, pois se o senhor ganhou força, com uma coroa menor, de certo seu pinhão também é reduzido.
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- Mestre
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
mudança na relação não muda velocidade x Giro no painel
a medição da tenere é no pinhão... p saber como está tem que usar um GPS p ver a velocidade.. eu ja usei 13/40, 15/40, 15/39.... na medida 13/40 o painel marcava quase 15% a mais dependendo do giro... e a moto berra p manter 120... na 15/40 o painel fica com uma margem de uns 8% a menos... ela mantem 120 mas demora mais p chegar... a 4 marcha fica muito boa mas a 5 não tem força... com 15/30 o painel chega a marcar quase 20% a menos dependendo da marcha... em 3ª por exemplo a 50 km hr o painel está marcando 41.....a 4 marcha puxa até 110 por hora no painel tranquilo... mas na hora que engata a quinta cai até 90 e não sobe disso..
próximo teste será 14/39...
a medição da tenere é no pinhão... p saber como está tem que usar um GPS p ver a velocidade.. eu ja usei 13/40, 15/40, 15/39.... na medida 13/40 o painel marcava quase 15% a mais dependendo do giro... e a moto berra p manter 120... na 15/40 o painel fica com uma margem de uns 8% a menos... ela mantem 120 mas demora mais p chegar... a 4 marcha fica muito boa mas a 5 não tem força... com 15/30 o painel chega a marcar quase 20% a menos dependendo da marcha... em 3ª por exemplo a 50 km hr o painel está marcando 41.....a 4 marcha puxa até 110 por hora no painel tranquilo... mas na hora que engata a quinta cai até 90 e não sobe disso..
próximo teste será 14/39...
Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Os engenheiros projetam a moto para uso geral. Para uso especifico, a gente pode mudar.
Quem roda só em estrada, pode alongar um pouco. Perde força mas roda em giro menor. Pode até ser que ganhe algo em velocidade maxima.
Quem usa só na cidade e/ou na terra, vale encurtar. A moto ganha força e perde final.
No caso da Tézinha, eu só vejo vantagem em mexer na relação na segunda hipotese. Para mim, o motor dela é fraco para uma relação mais longa.
Quem roda só em estrada, pode alongar um pouco. Perde força mas roda em giro menor. Pode até ser que ganhe algo em velocidade maxima.
Quem usa só na cidade e/ou na terra, vale encurtar. A moto ganha força e perde final.
No caso da Tézinha, eu só vejo vantagem em mexer na relação na segunda hipotese. Para mim, o motor dela é fraco para uma relação mais longa.
- sanguinete
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Thiago_1100S escreveu:mudança na relação não muda velocidade x Giro no painel
a medição da tenere é no pinhão... p saber como está tem que usar um GPS p ver a velocidade.. eu ja usei 13/40, 15/40, 15/39.... na medida 13/40 o painel marcava quase 15% a mais dependendo do giro... e a moto berra p manter 120... na 15/40 o painel fica com uma margem de uns 8% a menos... ela mantem 120 mas demora mais p chegar... a 4 marcha fica muito boa mas a 5 não tem força... com 15/30 o painel chega a marcar quase 20% a menos dependendo da marcha... em 3ª por exemplo a 50 km hr o painel está marcando 41.....a 4 marcha puxa até 110 por hora no painel tranquilo... mas na hora que engata a quinta cai até 90 e não sobe disso..
próximo teste será 14/39...
Qual é o seu objetivo? Seguindo o que você postou:
Original 13/40 = 3,07
15/40 = 2,66
15/39 = 2,6 Nesse caso poderia ter feito o calulo e visto que nem precisa testar, a diferença seria pouca.
15/30 = 2
14/39 = 2,78
Todas as trocas que vc fez alongaram a relação, tiraram a força da moto e diminuíram o giro para rodar em velocidade maior. Imagino que 14/39 ainda nao vai resultar em algo tao bom, vai faltar força.
Pq você não testa o pinhão original e a Coroa 39? Relação de 3.
Eu não acho que o motor esgoela pra andar a 120, o Ruim é o consumo. Se diminuir a relação, só vai mudar mesmo o giro do motor, pois dependendo das condições, peso, vento, o consumo pode até aumentar.
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- Mestre
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
errei quando coloquei 15/30 era 15/39 erro de dedo... .... com essa da para manter mais de 120 em velocidade real, mas o painel marca bem abaixo... porem isso em quarta marcha, pois a quinta não segura... ai o consumo fica o mesmo que com a relação original andando em quinta marcha...
o objetivo quando comecei os testes era, conseguir um top ou pouco maior... pq 120 com garupa a moto ta berrando e os caminhões estão mais rápidos, mas sem matar a autonomia... no modo tio da p fazer mais de 35 por litro, se ela fizesse 30 ja estaria bom, pela segurança de andar mais rapido que os veiculos grandes na via...
mas não deu certo, o problema é força msm, nas outras motos deu certo subir a velocidade e baixar o giro, mas elas eram mais fortes... o motor da tenere é bom pks, mas muito fraquinho....só para a cidade está bom com 15/39 vou ficar com esse conjunto até acabar agora... e o próximo será 14/39 com essa acredito que não fique tão fraca, e não mentirá tanto no painel....
o objetivo quando comecei os testes era, conseguir um top ou pouco maior... pq 120 com garupa a moto ta berrando e os caminhões estão mais rápidos, mas sem matar a autonomia... no modo tio da p fazer mais de 35 por litro, se ela fizesse 30 ja estaria bom, pela segurança de andar mais rapido que os veiculos grandes na via...
mas não deu certo, o problema é força msm, nas outras motos deu certo subir a velocidade e baixar o giro, mas elas eram mais fortes... o motor da tenere é bom pks, mas muito fraquinho....só para a cidade está bom com 15/39 vou ficar com esse conjunto até acabar agora... e o próximo será 14/39 com essa acredito que não fique tão fraca, e não mentirá tanto no painel....
Thiago T. Campos
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Estou aqui com pinhões:
12, 13 e 14
Coroas:
39, 40 e 46
Já fiz todos os testes utilizando todos as combinações possíveis.
A melhor combinação para meu uso acabou sendo mesmo a original 40/13. Infelizmente não terei como extrair nada além do que a Té já oferece.
Entretanto em breve vou manter a configuração 46/14, pois a moto fica muito macia, sem solavancos, progressiva, suave, uma manteiga, delícia...
12, 13 e 14
Coroas:
39, 40 e 46
Já fiz todos os testes utilizando todos as combinações possíveis.
A melhor combinação para meu uso acabou sendo mesmo a original 40/13. Infelizmente não terei como extrair nada além do que a Té já oferece.
Entretanto em breve vou manter a configuração 46/14, pois a moto fica muito macia, sem solavancos, progressiva, suave, uma manteiga, delícia...
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Cara vc está usando passo 428? uma coroa 46 520 deve ser gigante..
Thiago T. Campos
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Re: Troca da coroa ( RIFEL 40 para WAZ 39 )
Gigante e linda! A coroa é maravilhosa!
Pretendo utilizá-la assim que conseguir o pinhão 15.
Perceba:
- Original: 40/13. Proporção: 3,076
- Relação alternativa: 46/15. Proporção: 3,066
A diferença é mínima, possivelmente não dará para perceber diferenças de rotação e potência de forma alguma, nem em testes teóricos. A grande vantagem é que com coroa e pinhão maior dão mais suavidade à moto, ela anda mais macia, arrancadas mais tranquilas.
Enfim, meus testes. Abraços!
Pretendo utilizá-la assim que conseguir o pinhão 15.
Perceba:
- Original: 40/13. Proporção: 3,076
- Relação alternativa: 46/15. Proporção: 3,066
A diferença é mínima, possivelmente não dará para perceber diferenças de rotação e potência de forma alguma, nem em testes teóricos. A grande vantagem é que com coroa e pinhão maior dão mais suavidade à moto, ela anda mais macia, arrancadas mais tranquilas.
Enfim, meus testes. Abraços!