Moto cortando ignição

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
filipebatt
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jun 2016, 13:02
Cidade onde mora: Linhares/ES
Localização: Linhares - ES

Moto cortando ignição

Mensagem por filipebatt » 25 Jul 2016, 17:27

Boa tarde a todos os entusiastas do faça você mesmo. Kkk

Faço o relato a seguir para que possa servir a alguém que passe pela mesma experiência. Pois bem, ocorre que na data de hoje, saí normalmente com minha TN, e após rodar cerca de 10 km, a mesma passou a cortar a ignição, por duas vezes, em seguida, ao pegar a estrada em velocidade de 90 km/h (motor ainda amaciando) os cortes passaram a acontecer novamente, e em maior intensidade, sendo o sintoma idêntico a uma pane seca (falta de combustível). Imediatamente retornei do objetivo do trajeto, e encostei na concessionária, onde deixei a moto as 12:00 e peguei novamente as 16:00. Foi constatado que o problema era a marcha lenta da moto que se encontrava desregulada (muito baixa), sendo que a provável causa apontada foi baixa qualidade do combustível. Para constar, só abasteço gasolina v-power em um único posto de minha confiança, e achei estranho o sintoma em relação a causa apontada. De toda forma, deixo aqui o agradecimento pelo excelente atendimento prestado na YAMALIDER de Linhares/ES, e vou acompanhar o funcionamento para ver se de fato foi sanado. Já rodei cerca de 50 km sem que a moto voltasse a manifestar o defeito, e acredito que o problema foi resolvido, e o melhor, a custo zero :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Minha moto é uma Tenere 250 16/16.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Atual Yamaha Ténéré 250 16/16 Cinza
Ex-Suzuki Bandit 600N 2001 Preta
Ex-Honda Falcon 400 2000 Cinza
Ex-Honda XR200 1998 Branca
Ex-Honda XLR 125 ? Roxa
Ex-Yamaha YBR125 ? Preta

Lucascrds
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 162
Registrado em: 10 Dez 2015, 22:38
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Moto cortando ignição

Mensagem por Lucascrds » 27 Jul 2016, 08:45

Minha moto estava com o mesmo problema, cortava ignição. No meu caso era de tanto andar com um molho de chaves gigante e pesado grudados na chave da moto. As vibrações fez o miolo da chave da moto ficar todo frouxo, ocasionando mal contato... aparecia até um ta de erro 19. Pra voltar o normal eu segurei a chave e mexia nela na própria ignição... isso fazia voltar a funcionar.
Tenere 250 marrom 2016
Honda CB300 2009
Honda Bros 125 2002

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Moto cortando ignição

Mensagem por KANEKO » 27 Jul 2016, 21:17

filipebatt escreveu:Boa tarde a todos os entusiastas do faça você mesmo. Kkk

Faço o relato a seguir para que possa servir a alguém que passe pela mesma experiência. Pois bem, ocorre que na data de hoje, saí normalmente com minha TN, e após rodar cerca de 10 km, a mesma passou a cortar a ignição, por duas vezes, em seguida, ao pegar a estrada em velocidade de 90 km/h (motor ainda amaciando) os cortes passaram a acontecer novamente, e em maior intensidade, sendo o sintoma idêntico a uma pane seca (falta de combustível). Imediatamente retornei do objetivo do trajeto, e encostei na concessionária, onde deixei a moto as 12:00 e peguei novamente as 16:00. Foi constatado que o problema era a marcha lenta da moto que se encontrava desregulada (muito baixa), sendo que a provável causa apontada foi baixa qualidade do combustível. Para constar, só abasteço gasolina v-power em um único posto de minha confiança, e achei estranho o sintoma em relação a causa apontada. De toda forma, deixo aqui o agradecimento pelo excelente atendimento prestado na YAMALIDER de Linhares/ES, e vou acompanhar o funcionamento para ver se de fato foi sanado. Já rodei cerca de 50 km sem que a moto voltasse a manifestar o defeito, e acredito que o problema foi resolvido, e o melhor, a custo zero :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Minha moto é uma Tenere 250 16/16.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Sobre a moto apagar o meu único tombo foi por causa disso.
Estava inclinado para a esquerda para desviar de um carro nisso ela pagou de vez como não sou muito alto (1,75) não tive força para segura ela e deixei cair :shock: fiqui com uma raiva sem fim , resultado aba do tanque esquerda com um trincado.

Troquei de posto e subi a lenta para 1.500 rpm nunca mais apagou.

Avatar do usuário
filipebatt
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jun 2016, 13:02
Cidade onde mora: Linhares/ES
Localização: Linhares - ES

Re: Moto cortando ignição

Mensagem por filipebatt » 30 Jul 2016, 00:42

Pois bem, como prometido, fiz hoje um passeio de aproximadamente 180 km, sendo ç cerca de 100 km de chão, e adivinha só, a moto voltou a falhar. Não falhou tanto como antes, mas falhou.. Mesmo sintoma, aparentando pane seca, a moto simplesmente apaga e vai perdendo velocidade, e do nada volta ao normal.

Pois bem, por sorte consegui terminar o trajeto, e já encostei na concessionaria, marcando uma análise para a segunda feira de manhã. Seguindo então para casa, a moto resolveu apagar de vez, e desta vez, para meu júbilo, apresentou a falha no painel.. ERRO 19. Pesquisando no dr. Google apurei que se trata de mau-contato no sensor do descanso. Aproveitando a lavagem da moto, já que o off inclui uma incursão na praia, realizei a limpeza do sensor do descanso, e da conexão ao chicote, aplicando wd-40 para retirar uma possível umidade que estivesse causando um curto-circuito e provocando o a falso sinal de descanso estendido. Após o procedimento acima, rodei alguns quilômetros e até agora tudo perfeito. Volto em breve com o próximo capítulo da novela.. :( :(

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Atual Yamaha Ténéré 250 16/16 Cinza
Ex-Suzuki Bandit 600N 2001 Preta
Ex-Honda Falcon 400 2000 Cinza
Ex-Honda XR200 1998 Branca
Ex-Honda XLR 125 ? Roxa
Ex-Yamaha YBR125 ? Preta

Lucascrds
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 162
Registrado em: 10 Dez 2015, 22:38
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Moto cortando ignição

Mensagem por Lucascrds » 02 Ago 2016, 09:13

Olá filipebatt, caso dê erro 19 tente da uma sacudida na chave dentro da ignição. Comigo quando deu esse erro 19 era por causa do cofre da chave que sofreu muito com a vibração do molho GIGANTE cheio de chaves que eu tinha junto a chave da moto. Como você disse... deu erro 19 depois de um off road... dacudio bastante e pode ter dado esse corte da ignição por mal contato do cofre da chave.
Tenere 250 marrom 2016
Honda CB300 2009
Honda Bros 125 2002

Daniel da Barra
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Ago 2016, 08:45
Cidade onde mora: Florianopolis

Re: Moto cortando ignição

Mensagem por Daniel da Barra » 17 Ago 2016, 09:04

Tenho uma Tenere 250/2016 e há uns 3 meses ela me cortou a ignição no meio da rua, ainda bem q consegui ir para o acostamento sem problemas. Depois no semáforo de novo, morreu do nada. Ligava e desligava umas 3 ou 4 vezes e ela voltava a funcionar. Pensei ser o alarme e desativei. Não me cortou mais em funcionamento, mas algumas vezes pra ligar a moto eu passava trabalho, sempre apagava tudo como se tivesse cortado a bateria.
Na revisão dos 5 mil pedi para q fosse verificado o alarme. Foi diagnosticado problemas no miolo da ignição. A Moto está a 15 dias na concessionária esperando a peça......
Acho q a peça é comprada no Ali Express para demorar tanto tempo pra chegar....rsrs

jonatas_os
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Out 2015, 14:30
Cidade onde mora: Porto Velho/RO

Re: Moto cortando ignição

Mensagem por jonatas_os » 10 Set 2016, 15:37

Estive com o mesmo problema do Daniel da Barra, a moto estava frequentemente apagando, como se tivesse cortado a bateria. Esse problema coincidiu com o problema pra ligar a chave, ou seja, a origem disso no meu caso estava no miolo da ignição. Pra ligar a moto tinha que ficar sacudindo a chave até pegar no ponto certo e ligar.

De uns tempos pra cá estou sem andar na terra e poeira e faz tempo que a moto não vê água, acho que por isso o problema parou de acontecer. Vou jogar um WD40 no miolo só pra garantir. E vou passar a tampar o buraco da chave quando for lavar.

rafaelff
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 14 Fev 2014, 19:49
Cidade onde mora: Montes Claros - MG

Re: Moto cortando ignição

Mensagem por rafaelff » 11 Set 2016, 19:49

Quando uma concessionária fala que o problema é a sua gasolina, ou eles não querem assumir a garantia ou não fazem a mínima ideia do que está acontecendo. Não acredite em diagnostico "é a gasolina", é conversa de picareta. Sugiro entrar em contato com o SAC da Yamaha, eles vão abrir uma chamada direto na concessionária, desta forma eles trabalham direito. Já tive dois problemas com a minha, um pneu rachando e uma junta vazando com 8 mil kms, só consegui resolver em contato direto com a Yamaha, na concessionária deram mil desculpas para não darem garantia.

Responder