Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
andrefesi
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jun 2016, 07:23
Cidade onde mora: Camboriu/SC

Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por andrefesi » 08 Jul 2016, 04:35

Amigos, notei que minha teneré, quando eu empurro ela pra trás, a roda traseira faz um barulho tipo como se fosse freando bicicleta e o freio da bike dá aquela "gritada", sabem?

Levei ela pra na concessionária a 2 dias atrás pra fazerem a revisão dos 10.000km e avisei sobre isso, eles me disseram que era só acúmulo de resíduos na pastilha e que com uma limpeza ali isso resolveria...Só que não resolveu e o barulho continua.

Sabem me dizer o que poderia ser isto?
Editado pela última vez por andrefesi em 08 Jul 2016, 14:09, em um total de 2 vezes.

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por meteficha » 08 Jul 2016, 06:56

A minha também faz o mesmo de vez em quando. Acho que você não precisa se preocupar.
Ténéré 250 cinza (2016)

Avatar do usuário
sanguinete
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
Cidade onde mora: Recife

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por sanguinete » 08 Jul 2016, 12:42

Voce pode girar a roda você mesmo com ajuda de alguém e ver se o disco não esta empenado.

Outra hipótese é a pinça estar travando devido a sujeira e falta de lubrificação nos pinos flutuantes. As vezes a pastilha similar tbm prende nos pinos trava e a pinça não retorna. É só dar uma lixadinha na cava da pastilha que resolve.
http://www.blogrotacerta.com" onclick="window.open(this.href);return false;

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por claudiorsp » 08 Jul 2016, 14:47

Se o disco do freio estiver empenado tem que trocar, se não estraga o burrinho do freio e o prejuízo será muito maior.
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por Thiago_1100S » 08 Jul 2016, 15:06

cara coloca a mão no disco dps de um role... se estiver morno blz... se estiver fervendo ai é que a pastilha está pegando o tempo todo no disco... a minha com menos de 5k frisou o disco por isso... o fluido que veio era uma merda e tinha ar no sistema.. coloquei um fluido melhor e sangrei direitinho e ja era...

agora se não tiver pegando, for só barulho de contato leve entre pastilha e disco ai é normal... todas as motos fazem normalmente nas duas rodas..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

andrefesi
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jun 2016, 07:23
Cidade onde mora: Camboriu/SC

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por andrefesi » 08 Jul 2016, 16:13

Thiago_1100S escreveu:cara coloca a mão no disco dps de um role... se estiver morno blz... se estiver fervendo ai é que a pastilha está pegando o tempo todo no disco... a minha com menos de 5k frisou o disco por isso... o fluido que veio era uma merda e tinha ar no sistema.. coloquei um fluido melhor e sangrei direitinho e ja era...

agora se não tiver pegando, for só barulho de contato leve entre pastilha e disco ai é normal... todas as motos fazem normalmente nas duas rodas..
sanguinete escreveu:Voce pode girar a roda você mesmo com ajuda de alguém e ver se o disco não esta empenado.

Outra hipótese é a pinça estar travando devido a sujeira e falta de lubrificação nos pinos flutuantes. As vezes a pastilha similar tbm prende nos pinos trava e a pinça não retorna. É só dar uma lixadinha na cava da pastilha que resolve.
claudiorsp escreveu:Se o disco do freio estiver empenado tem que trocar, se não estraga o burrinho do freio e o prejuízo será muito maior.
Obrigado pelas respostas

Agora pouco dei uma olhada na moto e girei a roda empurrando a pastilha pro lado com a mão e não fez barulho, vou confirmar mesmo se está empenado o disco e providenciar a troca. Uma pena já que estou com a moto a apenas 3 semanas (comprei usada)

Avatar do usuário
sanguinete
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
Cidade onde mora: Recife

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por sanguinete » 11 Jul 2016, 09:45

Cara, se o disco estiver empeando, so vai comprometer a frenagem mesmo. Não vai estragar o burrinho não. Até pq se a pinça estiver ok ela vai retornar até o ponto em que o freio fique liberado. Em casos de empeno extremo ai sim vai ficar pegando. Mas como o Freio traseiro não serve pra muita coisa, caso esteja levemente empenado eu deixaria assim mesmo.
http://www.blogrotacerta.com" onclick="window.open(this.href);return false;

andrefesi
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jun 2016, 07:23
Cidade onde mora: Camboriu/SC

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por andrefesi » 11 Jul 2016, 10:42

sanguinete escreveu:Cara, se o disco estiver empeando, so vai comprometer a frenagem mesmo. Não vai estragar o burrinho não. Até pq se a pinça estiver ok ela vai retornar até o ponto em que o freio fique liberado. Em casos de empeno extremo ai sim vai ficar pegando. Mas como o Freio traseiro não serve pra muita coisa, caso esteja levemente empenado eu deixaria assim mesmo.

Fico mais tranquilo em saber isso. Fiz o teste que o amigo acima recomendou de ver se o disco fica fervendo após uso intenso e no meu caso ficou apenas morno, então creio que se tiver empenado, está apenas levemente.

Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por Wladimir Souza » 12 Jul 2016, 20:58

Simples. Sua pastilha está vitrificada.. Troca a pastilha

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

stratico
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Abr 2016, 07:41
Cidade onde mora: Londrina/PR

Re: Barulho na roda traseira quando empurra a moto pra trás

Mensagem por stratico » 03 Set 2016, 21:51

Boa noite galera, para quem interessar, fiz um vídeo trocando a pastilha da tenere 660.

https://youtu.be/TGBnWZE6FIo

Abraços.
André Stratico
Londrina / PR

ST1200
Tenere 660
XR200
Titan 125

Responder