diferença entre a DID original e de reposição

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por RAlves » 24 Fev 2016, 07:21

Cara, que resposta hein! Até ganharam um pouco do meu respeito de volta rs.
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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por danirez » 24 Fev 2016, 11:48

Muito boa a resposta da DID. Eles citaram até o FMEA deles quanto aos erros de processos.

Estou acompanhando para aprender um pouco mais sobre este assunto. Parabéns aos envolvidos, uma verdadeira aula!

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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por LMattosBS » 24 Fev 2016, 13:32

Gostei da resposta mas demostrou um ponto fraco no controle de qualidade e ajustes de maquinário. Onde pode gerar ou não defeitos sendo assim garantia do produto comprometida.

Estou usando a VX2 (japan) fechada com ferramenta apropriada e gabaritada no paquímetro, o elo de fechamento deixei com o mesmo dimensional dos outros elos, depois de 25.000km ja comecou a "pular e estalar" devido a um desgaste irregular da corrente, alguns elos cederam mais que os outros, deixando a correte com um passo diferente, fazendo ela esticar e afrouxar, causando trepidação. Só estiquei três traços dês da vez que instalei.
O pinhão ja era, tive que por outro para economizar e como a corrente e coroa esta desgastada tenho que relaxar e não me incomodar com o tranco que dá, mas deixando lubrificada não da tanto tranco e ruido mas vibra muito.... Então para mim foi um custo e beneficio razoável comprei por R$350,00 a corrente (não lembro ao certo o valor)... E essa sofreu com bastante off road, chuvas e lama...
,
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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 24 Fev 2016, 16:42

Eu sempre fiquei curioso com o mecanismo que causa essas "elongações localizadas" nas correntes, que diversos foristas já citaram. Pelo que entendo, é como se um trecho da mesma alongasse significativamente mais que outro trecho. Na medida que imagino o desgaste aparecendo, em maior ou menor grau, em cada elo da corrente de forma independente dos elos adjacentes, a tendência é imaginar que ela alongue de forma mais ou menos homogênea.

Mas pelos relatos como o seu definitivamente existe um mecanismo que causa alongamentos bem diferentes em diferentes segmentos da corrente, com cada segmento compreendendo muitos elos.

Se alguém souber a resposta do mistério, por favor poste aí.

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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 24 Fev 2016, 16:52

Será que estaria relacionado a rodar com pinhão no limite, quando ele quebra a ponta dos dentes? Poque quando chegar ao ponto da corrente querer pular temos um efeito de multiplicação de tração. Com o dente normal o rolo tem um encosto franco, perpendicular à tração da corrente. A tração na corrente corresponde ao torque transmitido à coroa.
Mas na hora que a corrente quer pular, não há um encosto perpendicular. Daí a corrente tensiona tanto em cima quanto embaixo, fazendo um movimento de expulsar a corrente do pinhão. Nessa hora o torque na roda é a DIFERENÇA entre a tração superior e inferior, ou seja, a tração superior é maior que a necessária para aquele torque na roda.

Esse "plus a mais" (kkkkk) de tensão talvez passe dos limites da corrente e gere esse efeito. Mas se assim fosse, ainda assim se esperaria que essa deformação fosse estatisticamente espalhada pela corrente, e não concentrada num segmento.

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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por LMattosBS » 24 Fev 2016, 18:14

Medi os espaços entre os elos, o passo, tem um trecho que a corrente cedeu mais que o outro, exemplo 10 elos com passo de 150mm e em outro ponto 155mm.
Pinhão novo tá zero, com o passo correto, ai ja viu errado com o correto tá uma lambança... ai escuta aquele toc toc toc toc
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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por hdbatistela85 » 24 Fev 2016, 22:03

O meu deve estar assim tb , por causa do barulho , mas esse foi o valor da medição ? Se for 5 mm seria muita coisa não ?


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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por LMattosBS » 25 Fev 2016, 06:47

Só foi um exemplo. Não anotei na hora. Mas foi e em torno de 0.3/0.4 mm de alongamento no passo...
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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por RAlves » 26 Fev 2016, 07:12

25k km pra uma corrente de 350R$ é osso hein.

Vou montar a KMC UO na tenere estou esperando chegar a ferramenta específica pra não fazer cagada.

Comprei essa aqui:

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... libex-2031" onclick="window.open(this.href);return false;

Qualquer outra ferramenta semelhante estava o dobro ou até mais do preço, a oficial da DID custa 500R$ :(
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Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por disner » 01 Mar 2016, 13:08

Boa tarde amigos
Bom, agora fiquei com medo kkkkk
Depois da relação original, sempre usei corrente KMC, trocando com media de 30k (final da coroa) e nenhuma delas chegou a o final da regulagem.
E sem essas frescura de manter sempre bem lubrificado, sou motoboy, lubrifico com oque tiver na frente, óleo 90, sprey special, óleo de motor(yamalube) e ate WD40, fora os dias que rodei com ela totalmente seca
Agora chegou a hora de trocar novamente, e o vendedor não tinha KMC, então comprei um DID 520V brasileira.
Mas ainda nao instale, estou esperando chegar a ferramenta, pois vou trocar em casa, cansei de esperar a vontade do mecânico
E fica a duvida, serra q essa DID vai aguentar? com esse tipo de uso, vai chegar perto dos 30k? devo devolver a corrente, e ir atrás de um KMC? :( :(
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