diferença entre a DID original e de reposição

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 08 Jan 2016, 11:08

Tenho duas motos aqui usando o mesmo tipo de corrente, 520 com o'ring 106 elos:

- A lander X da minha esposa,
- Minha Te modelo 2015.

As duas correntes sou eu que lubrifico, e faço igual. Óleo 140 com escova de dentes, sobre o núcleo e sobre as emendas com orings. Não deixo ficarem com aspecto de metálicas exceto em trechos de off ou chuva, quando então lubrifico após os eventos. Nuca lavo as correntes (e tampouco as motos).

A corrente da minha Te é original de fábrica, está com 25000km, e praticamente não tive ainda que esticá-la.

A corrente da Lander é DID com o1rings comprada na corcopin e montada, usando a ferramentinha da DID, numa oficina ali quase do lado.

As duas correntes fizeram viagens iguais. Fomos para o Chile ano passado, fomos para Bonito (MS) neste natal. As correntes enfrentaram climas e condições idênticas, lubrificadas identicamente.

A corrente da Lander rodou muito menos, só uns 15000 km, e está esticando num ritmo assustador. Antes de sair para Bonito, dia 24/12/15, eu deixei ela ajustada certinho, ali com os 25mm de jogo recomendado. Só 2800km depois e já está bem folgada de novo.

Isso indica que:
- A corrente DID montada pela Yamaha é boa, e
- A corrente DID com retentor vendida pela Corcopin é uma bosta.

Alguém com experiência semelhante? Diferente?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por diegonunes » 08 Jan 2016, 16:24

Antes de mais nada, a corrente comprada na Corcopin era a 520VD2? Creio que não.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 08 Jan 2016, 21:08

Existe então mais de um tipo de corrente did com retentor, além das caras com retentor em X? Realmente achei que tinha comprado uma pretensamente igual à original.

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por hdbatistela85 » 08 Jan 2016, 21:10

Cara tb tive problemas com corrente did e também com uma coroa que simplesmente estourou ! No mínimo pra competir com preço colocaram produtos de menor qualidade ! Da coroa fiz uma reclamação e me deram outra relação completa , adivinha ? A nova coroa já veio com micro trincas , um lixo , acabei tendo que colocar uma coroa riffel, não tenho nada contra did gostava muito das peças deles mas pisaram muito feio na bola !


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por hdbatistela85 » 08 Jan 2016, 21:10

Esqueci dizer a relação original é did japonesa , a da corcopin é did Brasil , a fábrica fica em taubate


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por diegonunes » 09 Jan 2016, 15:00

Exato, existem vários modelos de corrente DID com retentor O, Z e X. Cada modelo além de retentores específicos, possuem ligas, tratamentos e espessuras diferentes, mesmo tendo o mesmo passo (428, 520, 530...).

Poucos modelos japoneses estão disponíveis fora da concessionária e os vendedores acabam indicando produtos inferiores aos que equipam originalmente o modelo, haja visto que boa parte dos clientes não costumam comprar produtos de primeira linha por causa do preço.

Se quiser uma corrente de qualidade e com preço justo, uma opção é a KMC 520UO. Essa corrente equipa motos até 400cc e muita gente usa nas XT 660R, apesar de não ser indicada. A DID 520VD também é uma puta corrente pra TNR 250cc. Essas duas opções é corrente sobrando, rs.

A DID Brasil indica a corrente 520V para motos até 400cc. Qual foi o modelo que você comprou?

Jamais use correntes VAZ ou de outras marcas duvidosas ou desconhecidas, o risco que acidentes é muito grande, com corrente não se brinca.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 11 Jan 2016, 14:28

Foi uma 520V, o "arroz com feijão" da corcopin para Lander e Tenere. (editado: na corrente o elo tem a marca 520 VD. Infiro que seja a 520 VD 106L)

Eu juro que comprei achando que seria equivalente à original. Só por ser "DID com retentor". Santa inocência.

Escrevi para a Daido e liguei para a Corcopin. A Daido ainda não me respondeu.

A Corcopin disse "ahhh, é isso mesmo. Dura 15000km, por aí. Não tem a original para vender".

Falei que a 520V eu não compraria mais. O que tem mais durável? Durar muito menos da metade da original é ridículo.

Ele teria para me vender agora a 520VP2 e a 520VX2, se eu me dispusesse a tirar uns elos a mais; ele só tem com 110 elos para cima. VP2 a R$330 ou VX2 a $450. Não vejo problema em eu tirar uns elos, então vejo essas opções como viáveis. Inclusive penso em comprar a ferramentinha, já que tenho duas motos semelhantes para manter e altas viagens a fazer.

A KMC 520UO está no nível da original da Te? E dessas outras duas aí?

E mais um update: Neste FDS demos um rolezinho de 400km só. Nesse nada de distância, a corrente dela folgou mais um bocado; deve dar um tracinho inteiro ou mais. Nem estiquei de novo porque vai direto para o reciclável. Fim de vida total em 15000km, enquanto a minha original está zerada com 25000. Chego a ver como propaganda enganosa o texto do catálogo da daido:
Série DID 520V
Maior vida útil e praticidade
As correntes D.I.D 520V são referência em qualidade e desempenho pelo uso de anéis retentores. Para o mercado de reposição, mantém a construção original de fábrica aliada à praticidade da instalação com emendas. Trata-se de uma corrente robusta....
de http://www.youblisher.com/p/1224234-Cat ... tos-D-I-D/, pg 14

Quem lê esse "mantém a construção original de fábrica" pode inferir que mantém a "qualidade original de fábrica" também. É enganação.

O que deveria estar no catálogo é:
Série DID 520V
Preço baratinho para vida pequena
As correntes D.I.D 520V são o que a gente consegue fazer pela merreca que vocês estão dispostos a pagar. É a mais vagabunda de nossas correntes com retentor, e dura entre um quarto e um terço de uma corrente decente. E o preço é entre um quarto e um terço também.

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por Mamão » 11 Jan 2016, 16:32

Durar igual a original, acho que nem comprando original na concessionaria....rsrsr....

A original da minha XT600E durou 43.500 km.... E só troquei porque o pinhão acabou. A corrente estava na regulagem 4 de 10 e a coroa ok.

Depois disso, a que mais durou foi Riffel (coroa e pinhão) com corrente D.I.D. 35.000 km.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 11 Jan 2016, 16:39

com essa quilometragem de 35000km, é óbvio que não foi DID 520VD.

Foi a 520VP2 ou VX2 ou ainda outra?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por diegonunes » 11 Jan 2016, 19:56

A KMC 520UO é padrão da original pra frente, a corrente é muito boa mesmo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder