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MensagemEnviado: 30 Dez 2015, 22:49 
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Eu estou no 15w50 semi-sintético da Mobil, que é API-SL / JASO MA.

Dia desses eu encontrei o Lubrax Tecno Moto 10w40 (raridade) em um posto BR, por 18 mangos. Como os dois são semi, acho que não tem problema em usar o Mobil e, numa próxima troca, mudar para o Lubrax, né? Como aqui o mercado nem sempre é constante, é possível que eu precise mudar de óleo em alguma troca, caso não encontre o que venho usando habitualmente. Pelo que tenho lido, a única situação em que eu precisaria ser mais 'pé atrás' seria na substituição de um mineral por um 100% sintético. Confere?

Outro ponto: o índice de viscosidade a quente - 50, no Mobil - não seria preferível quando comparado ao do Lubrax?


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MensagemEnviado: 31 Dez 2015, 09:47 
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Diego, no RJ é comum termos temperatura superior e 40 reais, com sensação térmica superior a 50. No asfalto imagino termos sensação superior a média geral.

Nestas circunstâncias, vc percebe problemas na utilização de óleo tipo 10/30?

Vou te falar uma coisa. A doutrinação do 20w50 foi tão eficaz ao longo dos anos que mesmo lendo os tratados aqui publicados eu ainda temo óleos mais finos. Ainda mais agora, com minha modinha beirando os 80 mil


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MensagemEnviado: 31 Dez 2015, 10:06 
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10w30 nem o manual da novas recomenda.

Pensando nisso que vc disse, eu sempre quis um óleo que mantivesse o 50, e fosse, ao mesmo tempo, menos viscoso a frio. Mas agora que a própria montadora indica o 10w40, tenho mais uma opção.


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MensagemEnviado: 31 Dez 2015, 16:40 
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Thales, o Mobil 15W50 (ele é JASO MA2 já) é um óleo muito, muito bom mesmo, já usei bastante e nada me impede de usar novamente, principalmente em se tratando de motos que usam arrefecimento a ar. Esse óleo dá um banho no Yamalube. Permanecer nele é bem inteligente.

Drigo, essa opção da Honda pelo 10W30 certamente cumpre sua função mesmo no RJ mas sinceramente, diante das minhas proposições, não o usaria nessa condição em um moto sem arrefecimento líquido, usaria sem dúvida o 10W40 também.

No caso da sua moto com 80 mil, a adoção de um óleo menos viscoso só requer um único cuidado, verificação constante do nível na primeira troca. Eu acho difícil no caso das 250cc da Yamaha haver desgaste significativo no motor com essa quilometragem, a ponto de consumir óleo menos viscoso demasiadamente mas o seguro morreu de velho, rs.

Se a gente parar pra analisar os manuais dos veículos, sejam eles motos, carros, pickups, caminhões... mais de 90% deles usam SAE 10W40 ou menos viscosos.

Essa demora pra gente acreditar na mudança é normal, assim como foi com o carburador, nos celulares touch screen...

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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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MensagemEnviado: 31 Dez 2015, 21:01 
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Acabou de surgir grande curiosidade em usar o 10/40, principalmente para ver se havera consumo substantivo de oleo, em uma espécie de teste do motor. Recentemente fiz uma viagem de 1600 ida e 1600 volta ( Salvador), onde nao tive que repor quase nada de oleo.( ta, na ida repuz um ppuco no meio do caminho, mas talvez a viagem ja tinha sido iniciada com um tracinho a menos).

Daqui a duas trocas eu experimento, ja que minha moto esta com o motul 3000 que usei pela primeira vez, so pq queria usar um oleo sem os 25/ de oleo reciclado.


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MensagemEnviado: 05 Jan 2016, 08:31 
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Cara na minha opinião tem que se utilizar o melhor custo/beneficio.

o beneficio de um oleo mto fino nas nossas temperaturas não compensam o custo gerado a longo prazo.

no meu caso 20w50 API SL havoline (Yamalube), comprei de caixa direto do fornecedor por 10 cada litro, na próxima compra vou consultar o valor do 20w40, se a diferença for pequena talvez eu troque se não continuo no 20w50


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MensagemEnviado: 05 Jan 2016, 08:58 
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Dúvida: coloquei Motul 3000, só que estou com um pequeno vazamento e preciso completar, porém só tem um Yamalube em casa. Tem algum problema em misturar os dois?


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MensagemEnviado: 05 Jan 2016, 17:26 
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Segundo a Motul:

Citação:
POSSO MESCLAR DOIS TIPOS DE ÓLEO DE QUALIDADES OU MARCAS DIFERENTES?
Se utilizar o mesmo tipo de óleo (por exemplo, óleo para motor de 4 tempos), pode misturar diferentes marcas ou qualidades. Em todo caso, assegure-se de cumprir com os requisitos mínimos de qualidade do fabricante, tendo em mente que a qualidade obtida da mistura será geralmente mais próxima à do produto de menor qualidade, dependendo das proporções.
Por outro lado, não podem ser misturados óleos de diferentes tipos (óleo de motor de 4 tempos, óleo de motor de 2 tempos, óleo para caixas de marcha manuais, óleos para caixas de marcha automáticas, líquidos de freios...).


Fonte: https://www.motul.com/br/pt-br/community/404

No caso específico não vejo problemas.

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MensagemEnviado: 05 Jan 2016, 17:38 
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Thiago_1100S escreveu:
Cara na minha opinião tem que se utilizar o melhor custo/beneficio.

o beneficio de um oleo mto fino nas nossas temperaturas não compensam o custo gerado a longo prazo.

no meu caso 20w50 API SL havoline (Yamalube), comprei de caixa direto do fornecedor por 10 cada litro, na próxima compra vou consultar o valor do 20w40, se a diferença for pequena talvez eu troque se não continuo no 20w50


Sem dúvida, tb penso assim. Não justifica usar um óleo sintético de R$ 50,00 o litro.

Ao optar por um óleo 20W40 você não está levando ao motor importantes benefícios. Você está mantendo a viscosidade a frio (mesmo comportamento do óleo 20W50 durante a partida) e diminuindo a viscosidade a quente.

Ao invés de optar por um 20W40, é mais proveitoso migrar pra um 10W40 ou 10W50.

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MensagemEnviado: 10 Nov 2018, 13:33 
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Pessoal, tava usando o LUBRAX 10W40, porém na ultima troca o pessoal da oficina colocou o 10W30 e eu não percebi, só percebi hj, qdo fui fazer outra troca e usar os 500ml que restaram da ultima troca. Como ja tava com esse resto coloquei o 10W30. Algum problema?


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