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MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 10:57 
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Bom dia amigos, estou com uma dúvida, talvez vocês possam me ajudar
O óleo recomendado para a tenere 250 é o SAE 20W-40, API SL JASO MA
Como não encontrei na minha cidade e a quilometragem da moto já estava um pouco alta eu troquei por um castrol semisintetico SAE 10W-30, API SJ, JASO MA2
Será que posso rodar 1500 km com ele até trocar pelo recomendado pelo manual
?


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MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 12:41 
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adailson escreveu:
Bom dia amigos, estou com uma dúvida, talvez vocês possam me ajudar
O óleo recomendado para a tenere 250 é o SAE 20W-40, API SL JASO MA
Como não encontrei na minha cidade e a quilometragem da moto já estava um pouco alta eu troquei por um castrol semisintetico SAE 10W-30, API SJ, JASO MA2
Será que posso rodar 1500 km com ele até trocar pelo recomendado pelo manual
?


Trabalho com essa parte de óleos, nesse caso você ão poderia trocar a especificação de óleo para um mais fino, mesmo a homologação jaso sendo superior... um 20w40 significa que a frio a vistosidade é 20w e a quente é 40... trocando por um 10w30 você está clocando um óleo menos viscoso tanto a frio (o que seria bom já que o óleo circularia mais rápido quando motor é frio) porém trocando a viscosidade a quente o que nunca se deve fazer... Pode ocorrer danos no motor, não a curto prazo mas a longo prazo. Se você tem condições de trocar o óleo troque-o o quanto antes.

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MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 14:00 
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Obrigado, vou comprar outro e usar este enquanto o outro não chega!


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MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 14:54 
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Não percebo problema substantivo. Pesquise aqui no fórum que há longa discussão sobre o assunto. As montadoras estão indicando óleos cada vez mais finos. O legal deste óleo castro e que ele é sem sintético. ..

olhemos, o Yamalube até pouco tempo atrás era API sj. Confere?


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MensagemEnviado: 29 Dez 2015, 08:15 
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Eu não vejo problema algum. A própria Yamaha está saindo do 20W50 para o 10W40 semissintético em toda a sua gama de motos, inclusive na TNR 250cc, confira no manual da 2016.

E antes que mencionem algo sobrem, o motor permanece o mesmo desde o seu lançamento.

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MensagemEnviado: 29 Dez 2015, 08:50 
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diegonunes escreveu:
Eu não vejo problema algum. A própria Yamaha está saindo do 20W50 para o 10W40 semissintético em toda a sua gama de motos, inclusive na TNR 250cc, confira no manual da 2016.

E antes que mencionem algo sobrem, o motor permanece o mesmo desde o seu lançamento.




Realmente, acabei de consultar o manual e é bem por aí mesmo vou por o recomendado mas, agora fico mais tranquilo! https://www.yamaha-motor.com.br/arquivo ... 53p.wa.pdf


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MensagemEnviado: 29 Dez 2015, 12:19 
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adailson escreveu:
diegonunes escreveu:
Eu não vejo problema algum. A própria Yamaha está saindo do 20W50 para o 10W40 semissintético em toda a sua gama de motos, inclusive na TNR 250cc, confira no manual da 2016.

E antes que mencionem algo sobrem, o motor permanece o mesmo desde o seu lançamento.




Realmente, acabei de consultar o manual e é bem por aí mesmo vou por o recomendado mas, agora fico mais tranquilo! https://www.yamaha-motor.com.br/arquivo ... 53p.wa.pdf



Amigão, como eu disse a curto prazo não faria praticamente nada no seu motor... mas de uma olhada nesse vídeo que é referência em informações de óleo motor no youtube. https://www.youtube.com/watch?v=ndypIHfl5Yg

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MensagemEnviado: 29 Dez 2015, 17:18 
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Lucas, seguir o manual é crucialmente correto, não há o que contestar mesmo.

Porém com a evolução do óleo, novos ensaios e estudos, óleos menos viscosos protegem mais o motor, trazendo inclusive maior vida útil ao mesmo. Não existe nenhuma montadora hoje indicando mais o óleo 20W50. A Honda por exemplo indica 10W30 (para todos os anos e modelos) para motos e 0W20 para seus carros. Vale salientar ainda que existe o fator mercadológico na escolha do óleo do motor, além dos critérios técnicos.

A meu ver, raríssimos são os casos em que o óleo 20W50 mineral é a melhor opção. Nos dias de hoje, usar Yamalube 20W50 é gastar relativamente muito e proteger o motor de forma apenas básica. Qualquer óleo 10W40 semissintético hoje trará uma proteção superior ao motor, quase pelo mesmo custo.

Se a gente comparar o Yamalube 20W50 SL com o Yamalube 10W40 SL semissintético não há o que discutir, o desempenho e proteção da primeira opção é inferior. Dois dados importantes para quem quer aprofundar na discussão, índice de viscosidade (IV) e JASO MA2.

Enfim, tem uma Yamaha? O 10W40 trará mais proteção e durabilidade ao motor.

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MensagemEnviado: 30 Dez 2015, 12:04 
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Fiquei interessado em usar o yamalube 10w40, liguei para a concessionária da yamaha e perguntei se eles já tinham recomendação para uso nos modelos de 250cc, falaram que por enquanto estão usando somente em motos de alta cilindrada. Fica meio controverso porque uns dizem que não tem problema e só traz benefícios, outros dizem que é prejudicial e é melhor usar o 20w50 mesmo. Alguém aqui já usa ele a alguns meses que possa dar relato de como o motor tem se comportado?


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MensagemEnviado: 30 Dez 2015, 12:40 
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Como de costume, concessionária não reciclada.

Rodei 27 mil km com a TNR, usava 10W40.

Agora estou com uma XT. Peguei com 23 e agora está com 37 mil.

Mas se você ainda tem dúvidas, manual do proprietário das 250cc 2016.



A primeira opção é o 10W40.

:thumbup:

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