Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por lunga » 22 Ago 2016, 15:24

Na minha opinião só faltaria alongar um pouquinho a suspensão dianteira.
A frente não fica muito jogada p baixo quando sobe nela?
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
W Costa
Novato+
Novato+
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Jun 2014, 09:28
Cidade onde mora: Tucuruí/PA
Localização: Tucuruí - Pará

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por W Costa » 10 Set 2016, 01:08

Alteração mais feliz que já vi na Téneré 250...

https://www.youtube.com/watch?v=MIq4Ic-8UxY" onclick="window.open(this.href);return false;

:palmas:

wmatheos
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Ago 2016, 08:43
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por wmatheos » 13 Set 2016, 09:29

Eu adquiri uma teneré 250 a pouco tempo e apesar de estar gostando a moto eu acho os pneus dela muito finos, quase pneus de bicicleta ...

Gostei da ideia de usar aro 19 com pneu 110 na dianteira e aro 17 com pneu 150 ou 140 na traseira.

Eu gostaria de saber se é possível trocar os aros e pneus sem modificar a suspensão da moto ? A moto ficaria um pouco mais baixa ? A frente ficaria mais baixa ?

Na traseira seria melhor usar um pneu 140 no lugar de um 150 ?

Mauro Selba
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Ago 2016, 22:07
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por Mauro Selba » 22 Set 2016, 19:24

meu e-mail é m.selba@terra.com.br, também gostaria de receber as fotos, bem como os dados do aro e raios, mantendo o cubo da Teneré 250. Pergunto: com este diâmetro de 19 polegadas, a moto fica mais baixa? Estão falando com quem tem 1,65 metros! Eu rebaixei minha Teneré, mas ainda não estou satisfeito, gostaria de diminuir mais a altura da moto...manteria a roda traseira, com o que imagino o consumo não seria alterado. Agradeço orientações de quem já fez estas modificações!

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por Roots_Rider » 22 Set 2016, 20:44

Qualquer uma das alternativas deixa a moto um lixo em termos de dirigibilidade, confiança em curvas e até custos...
A única coisa que presta é deixar ela motard, e o ideal é 17 na dianteira e 18 na traseira.
Mesmo assim em uma moto 250 com 21hp é bem difícil que essa alteração seja "aproveitável".
A real é que só vai mudar muito na pista. Na cidade só vai deixar a moto pesada e com o guidão batendo nos retrovisores.
:thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:
A galera chora pela produção uma moto CROSS mesmo, DUAL PROPOUSE de sangue com aro 21 na frente e 18 na traseira coisa difícil de encontrar hj em dia...
Ai a Yamaha vem, faz um baita projeto de uma moto que encara qualquer terreno, faz bonito na cidade, na estrada e até na trilha...põe a moto a venda pra depois colocarem aro 19 na dianteira? :crazy:
Não que eu não seja adepto a mudanças e melhorias de projetos, pois por mais que o negócio seja bom, acredito que ele pode ficar ainda melhor....agora esse tipo de mudança é como um celta com portas asa de gaivota...enfim...tem quem goste....
Desculpe mas quando vir isso na rua vou passar dando risada "lá do alto"...
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por Rancanti » 27 Set 2016, 01:45

Roots_Rider escreveu:Qualquer uma das alternativas deixa a moto um lixo em termos de dirigibilidade, confiança em curvas e até custos...
A única coisa que presta é deixar ela motard, e o ideal é 17 na dianteira e 18 na traseira.
Mesmo assim em uma moto 250 com 21hp é bem difícil que essa alteração seja "aproveitável".
A real é que só vai mudar muito na pista. Na cidade só vai deixar a moto pesada e com o guidão batendo nos retrovisores.
:thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:
A galera chora pela produção uma moto CROSS mesmo, DUAL PROPOUSE de sangue com aro 21 na frente e 18 na traseira coisa difícil de encontrar hj em dia...
Ai a Yamaha vem, faz um baita projeto de uma moto que encara qualquer terreno, faz bonito na cidade, na estrada e até na trilha...põe a moto a venda pra depois colocarem aro 19 na dianteira? :crazy:
Não que eu não seja adepto a mudanças e melhorias de projetos, pois por mais que o negócio seja bom, acredito que ele pode ficar ainda melhor....agora esse tipo de mudança é como um celta com portas asa de gaivota...enfim...tem quem goste....
Desculpe mas quando vir isso na rua vou passar dando risada "lá do alto"...
Fala amigo! "Bão"?

Mudei minha moto com 700km rodados. Aproveito ela a beça!






-----







-----



Agora um pouquinho de off:


Os pneus condenam o terreno:


Logicamente que a moto perdeu muito em trilhas ( que nem dá pra fazer mais ) e em terrenos de cascalho e terra, mas ganha muito, mas muito mesmo no asfalto ( que é onde eu predominantemente rodo ).

A Dona Patroa agradece a cada curva que fazemos.

Avatar do usuário
Ethernal
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 07 Ago 2016, 00:37
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por Ethernal » 28 Set 2016, 16:30

Moto está linda! Não vejo a hora de montar a minha motard.
Tenere Tenebrosa 16/16 - Cinza "The First"

Imagem

wmatheos
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Ago 2016, 08:43
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por wmatheos » 05 Out 2016, 14:11

Pesquisando formas de usar pneus mais largos na tenere 250 ( 2016 ) eu estou considerando usar os aros da crosser 150 na tenere . A crosser tem aros DIANT. 1.85-19 e TRAS. 2.15-17 , como são de ferro eu gostaria de usar aros de alumínio Viper Street DIANT. 1.85-19 e TRAS. 2.50-17 . Para os pneus eu gostaria de usar Metzeler 100-90-19 Tourance na dianteira e Metzeler 130-80-17 Tourance na traseira. Fiz os cálculos e verifiquei que com esta configuração o raio da roda dianteira diminui 7,4 mm e o raio da roda traseira diminui 4,7 mm. Calculando a diferença no velocímetro em função da mudança no diâmetro da roda traseira temos um fator de correção de 0,9855 o que significa 1,4478 % de marcação para menos o que ao meu ver e perfeitamente aceitável.

Consultei o catalogo de peças da tenere e da crosser e verifiquei que ambas usam o mesmo cubo dianteiro : 4AN–F5111–10 CUBO DA RODA DIANTEIRA . O cubo traseiro são de códigos muito semelhantes : 4B4–F5311–00 CUBO DA RODA TRASEIRA para a tenere e 2CC–F5311–00 CUBO DA RODA TRASEIRA para a crosser . Minha pergunta e sera que posso usar os mesmos raios da crosser e aro da crosser no cubo da roda traseira da tenere ?

Tentei ver o cubo traseiro da lander X e seu código também e ligeiramente diferrente : 4B4-F5311-10-22 CUBO DA RODA TRASEIRA. Os raios da lander X seriam iguais aos raios da crosser ou compatíveis ?

Alguém tem alguma experiencia ou sugestão ?

Avatar do usuário
mmpanela
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 77
Registrado em: 22 Abr 2015, 15:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por mmpanela » 05 Out 2016, 14:20

Salvo ledo engano , não haverá alteração no velocimetro , pois acho que o velocimetro é com sensor no pinhão.
á que se confirmar...
"Vem comigo ,que no caminho te explico"
Tenere 250 2014 / Vstrom 650 2011

wmatheos
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Ago 2016, 08:43
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Teneré com aro 19 - fotos na página 2

Mensagem por wmatheos » 05 Out 2016, 15:02

mmpanela escreveu:Salvo ledo engano , não haverá alteração no velocimetro , pois acho que o velocimetro é com sensor no pinhão.
á que se confirmar...
O sensor do pinhão mede a rotação do pinhão. Esta rotação é transmitida para a roda traseira pela corrente. Então a rotação do pinhão se traduz em rotação da roda traseira e esta rotação é que determina a velocidade. Se o diâmetro da roda muda a velocidade muda proporcionalmente. Como a velocidade é calculado pelo "computador" da tenere seria muito simples calcular o fator de correção, inserir no software de calculo da velocidade e corrigir o problema. Falta entretanto uma interface com o usuário para fazer a mudança....

Responder