Oxidação na corrente

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
dmesteves
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Jul 2015, 08:53
Cidade onde mora: Petrópolis/RJ

Oxidação na corrente

Mensagem por dmesteves » 16 Set 2015, 09:12

Olá amigos,
hoje ao sair de casa, meu irmão se atentou em um detalhe na minha magrela. Uns 3 elos da corrente estavam apresentando oxidação na parte externa. O detalhe é que minha tenebrosa não tem 2 meses de saída da concessionária. Infelizmente só lembrei de criar o tópico aqui e, consequentemente, tirar algumas fotos depois de deixar a moto no estacionamento. Não tenho muita experiencia com motos então fico na dúvida:
Ainda que eu acredite que não, essa oxidação é normal? Considerando que não é aquela oxidação puramente estética pois a ferrugem está se manifestando com relevo.
Pretendo procurar a concessionária amanhã mas já aproveito pra tirar a dúvida com os amigos do fórum e até para, depois de todo o tramite, deixar registrada a experiencia.
Ténéré 250 2016 Azul

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por Radames Aragon » 16 Set 2015, 09:26

Dmesteves, vc provavelmente não está lubrificando a corrente. Isso só acontece pq ela não está banhada em óleo adequado. Recomendo que compre um spray de lubrificante para corrente (chain lub); qualquer marca já faz o trabalho, não é necessário comprar um caro. O óleo vai saindo com o tempo, mas principalmente chuva, então recomendo olhar isso semanalmente em tempo seco, e após qualquer chuva. Para passar o spray pode pedir ajuda a alguém pra girar a roda com a moto inclinada, não precisa desmontar nada.

Eu uso o Ipiranga Moto Expert, compro por R$ 13 e dura em torno de 2 meses.

Avatar do usuário
dmesteves
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Jul 2015, 08:53
Cidade onde mora: Petrópolis/RJ

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por dmesteves » 16 Set 2015, 09:41

Radames, o pior é que eu tenho lubrificado a corrente. Apliquei óleo aos 500km, aproximadamente na segunda semana da moto e a duas semanas atras ela foi lubrificada novamente na revisão de 1000km. Desde então a moto ficou praticamente parada.
Estou usando o Chain Lube da Motul.
Ténéré 250 2016 Azul

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por Kakko » 16 Set 2015, 11:14

É normal oxidar, se ela estiver exposta, e sem algum lubrificante ou graxa, afinal a corrente não é de material inoxidável nem foi banhada para esse fim.

Se prestar atenção até os discos de freio tbm oxidam.

se for litoral , pior ainda ! :thumbdown:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Gil_cwb
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 19 Mar 2015, 13:17
Cidade onde mora: Curitiba/PR
Localização: Curitiba

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por Gil_cwb » 17 Set 2015, 02:03

Verdade kakko, estes dias lavei a relação modo hard, e deixei secando por umas 3 ou 4 horas, quando fui lubrificar já com a corrente seca, a corrente apresentava pontos laranjas típico de oxidação. Estes dias vi no YouTube um cara usando sacola plástica para proteger a balança de respingos de lub. Com o lub. acumulado no plástico VC esfrega pela corrente na medida em que vai jateando com spray. Fica muito bom.
Antes passava uma camada fina de graxa com grafite na parte externa da corrente, funciona bem tb, mas depois com a sacola lubrifico somente com o C2 da Motul e pt. Abs

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Gilson Camargo
------------------------
XT250 - 15/15
Curitiba - PR
Imagem

gabrielrmores
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 18 Jun 2015, 23:48
Cidade onde mora: São José / SC
Localização: São José - SC

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por gabrielrmores » 19 Set 2015, 07:10

Esta semana reparei que a minha Tenere apresenta bastante partes com ferrugem na corrente. Achei estranho pois estou com ela à 1 mês e apenas 700km rodados, sendo que todo sabado lubrifico a corrente com Motul Chain Lub C4. Na minha antiga Crosser, lubrificava com bem menos frequência e passei por bem mais chuvas que a Tenere e ela nunca apresentou nenhum ponto de ferrugem. Achei a qualidade dessa corrente original meio duvidosa

rzeymer
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Jan 2016, 18:01
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por rzeymer » 02 Fev 2016, 10:46

Estou com o mesmo problema,
Com um mês de moto e 300 km rodados, minha corrente anda sempre lubrificadinha, mas agora ja vi uns pontos de ferrugem nela e na roda também!
Não moro perto de litoral, peguei umas chuvinhas com ela, mas nada demais... E minha moto antiga com 3 anos tava ainda com a corrente melhor do que a Tenere está agora.....
O que vocês recomendam fazer pra consertar e evitar isso?

Avatar do usuário
mike_jp
Participativo
Participativo
Mensagens: 366
Registrado em: 02 Jun 2014, 09:14
Cidade onde mora: joão pessoa / pb
Localização: joão pessoa - pb
Contato:

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por mike_jp » 02 Fev 2016, 17:26

A minha corrente não rodou nem 600 km e está com uns pontos de ferrugem. Estou usando um kit vaz com corrente KMC com retentor. Limpo a mesma com uma escova de limpar corrente e querosene, seco com um pano e aplico Motul C4. Agora só rodo 1x por semana na moto. Tenho outra moto para o dia a dia.


Abs

Mike
LANDER 250 2020
YAMAHA TENERE 250 ;)
HONDA XRE 300
HONDA XR 200
SUZUKI INTRUDER 250
SUNDOWN STX 200
HONDA TWISTER 250
YAMAHA XTZ 176 CC
HONDA XLR 125
HONDA XLX 250
HONDA CG 125

rzeymer
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Jan 2016, 18:01
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por rzeymer » 12 Fev 2016, 10:10

Valeu pelas dicas Mike, mas fazendo isso você conseguiu eliminar a ferrugem e evitar que enferrujasse de novo?

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Oxidação na corrente

Mensagem por vdfritz » 12 Fev 2016, 12:58

a roda não tem jeito mesmo, mas a corrente... continue lubrificando, com produto próprio pra isso (esse motul offroad é bom demais, a lata é cara mas dura pra caramba!) e curte a moto, se ela estiver bem lubrificada, não vejo problema uma ferrugenzinha superficial... essa original roda no mínimo uns 30 mil km, a minha ta com 31, nos primeiros 15 eu negligenciava totalmente lubrificação (só quando rangia) e ta lá ótima ainda

Responder