Aditivos de Óleo na sua T250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por filipedonato » 09 Out 2016, 15:23

Droid-3D, gostei dessas observações.
Sobre o item 3 - Tem um pessoal que tá aguardando o cara do canal "High Torque" fazer esses teste dos dois carros. Visto que ele vende o Militec depois que fez o teste de andar sem óleo. Eu também tô esperando sair esse vídeo.
Sobre o item 6 - Achei engraçada essa aplicação do Militec.
Sobre o relatório é mais uma prova que não funciona na aplicação militar.

Continuo usando aqui o meu B-12, tem me atendido bem em relação ao câmbio. Quando acabar vou tentar encontrar por aqui um óleo 20W50 de uma especificação acima da SL ou que pelo menos seja SL sem ser mineral. Ou então um 10w40 que a Yamaha vem recomendando ou de especificação similar. Já que o 10W40 também mostra superioridade ao "clássico" 20w50.

jkasites
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jan 2024, 02:20
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por jkasites » 12 Jan 2024, 04:04

Boa noite Pessoal.

Primeiramente gostaria de parabenizar o site tenereclub.com.br: Parabénssss. Show de Bola!!! Obrigadão! Vida longa aos motociclistas e ao rock and roll!!!

Sei que este é um fórum de Teneré mas a minha moto é uma XLX 250R 1988 Original e como o assunto é sobre o Bardhal B12 e minha moto é trail estou pedindo vossas licencas (dos usuários e admins do site) para postar um relato sobre o produto B12 Plus de acordo com minha experiência real.

Eu falo como e para usuários de motos que fazem uso cotidiano normal e precisam da moto para trabalho passeio e afins.

Não falo como piloto de corrida que aí já é outra história (Estes tem que experimentar tudo mesmo para dar gás total e tem muito patrocínio para gastar e trocar motores e afins a hora que quiserem)

Falo para simples usuários que investiram uma graninha para curtir uma motoquinha dos sonhos de infânca e acaba ter que usando para o cotidiano. (E dá trabalho esta curtição mas é só se acostumar)

SE VC ACHA QUE DEVE USAR BARDHAL 12, ANTES DE MAIS NADA PRECISO FALAR O QUE O MECÃNICO DE UMA CONCESSIONÁRIO ME DISSE.

MINHA PERGUNTA - LEVEI PARA TROCAR RELAÇÃO E PNEUS E FALEI QUE ACHAVA QUE O MEU MOTOR ESTAVA BATENDO E ELE ME FALOU...

RESPOSTA DO MECÃNICO DA CONCESSIONÁRIA: "TODO MOTOR DE MOTO GRANDE BATE.PODE SER MOTO NOVA OU ANTIGA.É NORMAL ELES BATEREM. AINDA MAIS SE FOR CARBURADA.TAMBÉM HOJE EM DIS TEM MOTOS QUE SAEM DE FÁBRICA NOVINHA BATENDO.AS ANTIGAS SÃO ATÉ MELHORES.AGORA SE FOR BATIDA DIFERENTE TEM COMO CONFERIR E REVISAR MAS A SUA ESTÁ NORMAL.BATE ALTO MESMO. É NORMAL.SE ESTIVER ANDANDO BEM E REVISADA ESTÁ NORMAL.AFIRMOU ELE ME TRANQUILIZANDO COMPLETAMENTE".

AÍ VÍ ELE TESTANDO REGULAGENS DE ALGUMAS MOTOS CARBURADAS ACIMA DE 250 (A BATIDA DA MINHA É MUITO PEQUENA PERTO DESTAS).

Resumo de minhas considerações sobre o produto após 7 dias de uso (Rodei uns 300KM):

Mudança nos 5 dias que usei: Notei aumento de compressão, câmbio mais macio, motor com mais compressão, vedou alguns vazamentos básicos da XL (Em tempo, não curta motor muito "sequinho" quando está se falando em TRAIL antigas (É sinal que está sendo usado aditivo).Sempre tem alguns vazamentinhos mesmo, é normal, mão pode deixar ficar sério.É só ir tirando os vazamentos com a troca de retentores, anéis, reaperto e troca de parafusos com torque correto de necessário etc e tirando aos poucos para não ficar a vida toda tirando vazamento.

1) Não posso falar mal tampouco bem do produto pode ser que para alguns funcione bem mesmo, os pilotos de corrida usam muito. Tem seu lado bom e ruim e vou falar destes aspectos distintos.

2) Mas o usuário comum, ao meu modo de ver, deve simplismente trocar o Óleo (Ôleo de uma marca razoável como Mobil e Troca de Filtro no Mínimo Valflex, em Toda a Troca, já salva qualquer motor, deixe tudo sempre bem limpinho, se puder trocar em casa ou acompanhar a troca é melhor.

3) Cuidar da manutenção preventiva da moto mantendo-a sempre bem regulada em todos os aspectos também vai ajudar.

4) Pela minha experiência notei que para motos carburadas e se for muito antiga não funciona e se for partida a pedal como a minha, não coloque jamais que vai sofrer.

5) Se vc já caiu na besteira de colocar, tira rápido e joga o frasco fora para não ter mais perigo de colocar.Talvez vai ter que morrer com uma limpeza ou mesmo troca de discos.

6) Se já colocou não roda muito, se notar diferença, dificuldades ou batidas estranhas tira rápido e troca o ôleo e o filtro que a moto já volta ao normal.Vc vai notar uma diferencinha na batida mas ignore, só manter ôleo e filtro limpo dentro da km indicada.

É porque estas motos antigas carburadas a pedal são como instrumentos que você precisa afinar de vez em quando e o bardhal b12 definitivamente não vai deixar dar uma boa afinada mas, como eu disse, talvez para motos mais modernas e novas funcione mas com estas não tive experiência para poder falar.

MOTO XLX 250 R 1988 Original.

EXPERIÊNCIA COM B12:

Como havia feito uma manutenção na moto achei que o Bardhal pudesse ajudar na parte da lubrificação E PROTEÇÃO POR CAUSA DA TAL PELÍCULA POLARIZADORA DE PROTEÇÃO e usei .

Depois de rodar uns 500 km com o óleo POSSO FAZER UMAS OBSERVAÇÕES.

LADO RUIM: PARA USUÁRIOS COMUNS DE MOTOS.

Para motos carburadas e partida a pedal COMO A MINHA xlx 250 r

1) PROBLEMÃO 1: AUMENTO DE COMPRESSÃO - Como aumenta a compressão porque ele também veda os retentores e juntas se a moto for a pedal vai sofrer muito para dar partida porque pesa o pedal.
2) PROBLEMÃO 2: REGULAGEM DA MARCHA LENTA FICA DIFÍCIL PORQUE O MOTOR FICA MUITO "LISO E RÁPIDO" E A EXPLOSÃO DEIXA DE SER SEQUINHA.
3) PROBLEMÃO 2: BATIDA DA CORRENTE DE COMANDO AUMENTAMUITO TAVEZ PORQUE ELE DEVA CRUDAR NA CORRENTE E NAS GUIAS E TENSOR.
4) PROBLEMÃO 4: BATIDA DO COMANDO E BALANCINS TAMBÉM AUMENTA MUITO PORQUE ALÍ TEM QUE TER FOLGAS ESPECÍFICAS MAIS ALTAS POR CAUSA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA DO MOTOR E O BARDHAL DEVE DIMINUIR MUITO ESTAS FOLGAS.
5) PODE PATINAR A EMBREAGEM DA MOTO. (MAS AÍ É SÓ FAZER UMA LIMPEZA OU TROCA DOS DISCOS)
6) NOTEI O FILTRO DE ÔLEO SUPER RESSECADO E VERDE-MOFO QUANDO TROQUEI O ÔLEO.(JÁ PARECIA MEIO VELHO)
7) COMO MINHA MOTO É NORMAL BATER MAIS EM BAIXA DO QUE QUENTE EM ALTA. (E QUE RODA QUE É UMA BELEZINHA QUENTE) NOTEI QUE O MOTOR COMEÇOU A BATER MAIS EM ALTAS ROTAÇÕES.
8) PROBLEMA GRAVÍSSIMO: NOTEI UM SUPERAQUECIMENTO NA MOTO MUITO GRANDE.FORA DO NORMAL.ISTO PODE FUNDIR O MOTOR.

LADO BOM:

1) PODE SALVAR SEU MOTOR SE VC USOU MUITO OLEO SUJO.
MAS É PRECISO QUE GASTAR COM DUAS TROCAR DE FILTRO E OLEO EM 200KM (NAO COLOQUE BARDHAL COM O OLEO SUJO QUE PODE ATÉ TRAVAR O SEU MOTOR). TIRE O OLEO SUJO E TROQUE O OLEO POR UM NOVO (UM BARATO PARA JOGAR FORA) COLOQUE 50ML DE BARDHAL E RODE UNS 200KM NO MÁXIMO E JÁ TROQUE O OLEO NOVAMENTE POR UM OLEO BOM SEM BARDAL.VC VAI NOTAR UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NA LUBRIFICAÇÃO GERAL E FUNCIONAMENTO DA MOTO APÓS FAZER ISTO.DEPOIS DISTO MANTENHA FILTRO E OLEO TROCADOS E NÃ PRECISA MAIS USAR BARDHAL.

2) ACHEI BOM COMO EVENTUAL CORREÇÃO E AJUSTE DE LUBRIFICAÇÃO. MAS SOMENTE SE NECESSÁRIO O USO. E DEVE-SEUSAR POR POUCOS KM PARA NÃO VICIAR O MOTOR E JÁ TIRAR.TIPO DAR UM BANHO E VOLTAR COM O LEO PURO.

FALO COMO SIMPLES USUÁRIO COM BASE NA EXPERIÊNCIA QUE TIVE COM O PRODUTO.

AGRADEÇO A TODOS.

jkasites
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jan 2024, 02:20
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por jkasites » 12 Jan 2024, 04:06

Boa noite Pessoal.

Primeiramente gostaria de parabenizar o site tenereclub.com.br: Parabénssss. Show de Bola!!! Obrigadão! Vida longa aos motociclistas e ao rock and roll!!!

Sei que este é um fórum de Teneré mas a minha moto é uma XLX 250R 1988 Original e como o assunto é sobre o Bardhal B12 e minha moto é trail estou pedindo vossas licencas (dos usuários e admins do site) para postar um relato sobre o produto B12 Plus de acordo com minha experiência real.

Eu falo como e para usuários de motos que fazem uso cotidiano normal e precisam da moto para trabalho passeio e afins.

Não falo como piloto de corrida que aí já é outra história (Estes tem que experimentar tudo mesmo para dar gás total e tem muito patrocínio para gastar e trocar motores e afins a hora que quiserem)

Falo para simples usuários que investiram uma graninha para curtir uma motoquinha dos sonhos de infânca e acaba ter que usando para o cotidiano. (E dá trabalho esta curtição mas é só se acostumar)

SE VC ACHA QUE DEVE USAR BARDHAL 12, ANTES DE MAIS NADA PRECISO FALAR O QUE O MECÃNICO DE UMA CONCESSIONÁRIO ME DISSE.

MINHA PERGUNTA - LEVEI PARA TROCAR RELAÇÃO E PNEUS E FALEI QUE ACHAVA QUE O MEU MOTOR ESTAVA BATENDO E ELE ME FALOU...

RESPOSTA DO MECÃNICO DA CONCESSIONÁRIA: "TODO MOTOR DE MOTO GRANDE BATE.PODE SER MOTO NOVA OU ANTIGA.É NORMAL ELES BATEREM. AINDA MAIS SE FOR CARBURADA.TAMBÉM HOJE EM DIS TEM MOTOS QUE SAEM DE FÁBRICA NOVINHA BATENDO.AS ANTIGAS SÃO ATÉ MELHORES.AGORA SE FOR BATIDA DIFERENTE TEM COMO CONFERIR E REVISAR MAS A SUA ESTÁ NORMAL.BATE ALTO MESMO. É NORMAL.SE ESTIVER ANDANDO BEM E REVISADA ESTÁ NORMAL.AFIRMOU ELE ME TRANQUILIZANDO COMPLETAMENTE".

AÍ VÍ ELE TESTANDO REGULAGENS DE ALGUMAS MOTOS CARBURADAS ACIMA DE 250 (A BATIDA DA MINHA É MUITO PEQUENA PERTO DESTAS).

Resumo de minhas considerações sobre o produto após 7 dias de uso (Rodei uns 300KM):

Mudança nos 5 dias que usei: Notei aumento de compressão, câmbio mais macio, motor com mais compressão, vedou alguns vazamentos básicos da XL (Em tempo, não curta motor muito "sequinho" quando está se falando em TRAIL antigas (É sinal que está sendo usado aditivo).Sempre tem alguns vazamentinhos mesmo, é normal, mão pode deixar ficar sério.É só ir tirando os vazamentos com a troca de retentores, anéis, reaperto e troca de parafusos com torque correto de necessário etc e tirando aos poucos para não ficar a vida toda tirando vazamento.

1) Não posso falar mal tampouco bem do produto pode ser que para alguns funcione bem mesmo, os pilotos de corrida usam muito. Tem seu lado bom e ruim e vou falar destes aspectos distintos.

2) Mas o usuário comum, ao meu modo de ver, deve simplismente trocar o Óleo (Ôleo de uma marca razoável como Mobil e Troca de Filtro no Mínimo Valflex, em Toda a Troca, já salva qualquer motor, deixe tudo sempre bem limpinho, se puder trocar em casa ou acompanhar a troca é melhor.

3) Cuidar da manutenção preventiva da moto mantendo-a sempre bem regulada em todos os aspectos também vai ajudar.

4) Pela minha experiência notei que para motos carburadas e se for muito antiga não funciona e se for partida a pedal como a minha, não coloque jamais que vai sofrer.

5) Se vc já caiu na besteira de colocar, tira rápido e joga o frasco fora para não ter mais perigo de colocar.Talvez vai ter que morrer com uma limpeza ou mesmo troca de discos.

6) Se já colocou não roda muito, se notar diferença, dificuldades ou batidas estranhas tira rápido e troca o ôleo e o filtro que a moto já volta ao normal.Vc vai notar uma diferencinha na batida mas ignore, só manter ôleo e filtro limpo dentro da km indicada.

É porque estas motos antigas carburadas a pedal são como instrumentos que você precisa afinar de vez em quando e o bardhal b12 definitivamente não vai deixar dar uma boa afinada mas, como eu disse, talvez para motos mais modernas e novas funcione mas com estas não tive experiência para poder falar.

MOTO XLX 250 R 1988 Original.

EXPERIÊNCIA COM B12:

Como havia feito uma manutenção na moto achei que o Bardhal pudesse ajudar na parte da lubrificação E PROTEÇÃO POR CAUSA DA TAL PELÍCULA POLARIZADORA DE PROTEÇÃO e usei .

Depois de rodar uns 500 km com o óleo POSSO FAZER UMAS OBSERVAÇÕES.

LADO RUIM: PARA USUÁRIOS COMUNS DE MOTOS.

Para motos carburadas e partida a pedal COMO A MINHA xlx 250 r

1) PROBLEMÃO 1: AUMENTO DE COMPRESSÃO - Como aumenta a compressão porque ele também veda os retentores e juntas se a moto for a pedal vai sofrer muito para dar partida porque pesa o pedal.
2) PROBLEMÃO 2: REGULAGEM DA MARCHA LENTA FICA DIFÍCIL PORQUE O MOTOR FICA MUITO "LISO E RÁPIDO" E A EXPLOSÃO DEIXA DE SER SEQUINHA.
3) PROBLEMÃO 2: BATIDA DA CORRENTE DE COMANDO AUMENTAMUITO TAVEZ PORQUE ELE DEVA CRUDAR NA CORRENTE E NAS GUIAS E TENSOR.
4) PROBLEMÃO 4: BATIDA DO COMANDO E BALANCINS TAMBÉM AUMENTA MUITO PORQUE ALÍ TEM QUE TER FOLGAS ESPECÍFICAS MAIS ALTAS POR CAUSA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA DO MOTOR E O BARDHAL DEVE DIMINUIR MUITO ESTAS FOLGAS.
5) PODE PATINAR A EMBREAGEM DA MOTO. (MAS AÍ É SÓ FAZER UMA LIMPEZA OU TROCA DOS DISCOS)
6) NOTEI O FILTRO DE ÔLEO SUPER RESSECADO E VERDE-MOFO QUANDO TROQUEI O ÔLEO.(JÁ PARECIA MEIO VELHO)
7) COMO MINHA MOTO É NORMAL BATER MAIS EM BAIXA DO QUE QUENTE EM ALTA. (E QUE RODA QUE É UMA BELEZINHA QUENTE) NOTEI QUE O MOTOR COMEÇOU A BATER MAIS EM ALTAS ROTAÇÕES.
8) PROBLEMA GRAVÍSSIMO: NOTEI UM SUPERAQUECIMENTO NA MOTO MUITO GRANDE.FORA DO NORMAL.ISTO PODE FUNDIR O MOTOR.

LADO BOM:

1) PODE SALVAR SEU MOTOR SE VC USOU MUITO OLEO SUJO.
MAS É PRECISO QUE GASTAR COM DUAS TROCAR DE FILTRO E OLEO EM 200KM (NAO COLOQUE BARDHAL COM O OLEO SUJO QUE PODE ATÉ TRAVAR O SEU MOTOR). TIRE O OLEO SUJO E TROQUE O OLEO POR UM NOVO (UM BARATO PARA JOGAR FORA) COLOQUE 50ML DE BARDHAL E RODE UNS 200KM NO MÁXIMO E JÁ TROQUE O OLEO NOVAMENTE POR UM OLEO BOM SEM BARDAL.VC VAI NOTAR UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NA LUBRIFICAÇÃO GERAL E FUNCIONAMENTO DA MOTO APÓS FAZER ISTO.DEPOIS DISTO MANTENHA FILTRO E OLEO TROCADOS E NÃ PRECISA MAIS USAR BARDHAL.

2) ACHEI BOM COMO EVENTUAL CORREÇÃO E AJUSTE DE LUBRIFICAÇÃO. MAS SOMENTE SE NECESSÁRIO O USO. E DEVE-SEUSAR POR POUCOS KM PARA NÃO VICIAR O MOTOR E JÁ TIRAR.TIPO DAR UM BANHO E VOLTAR COM O LEO PURO.

FALO COMO SIMPLES USUÁRIO COM BASE NA EXPERIÊNCIA QUE TIVE COM O PRODUTO.

AGRADEÇO A TODOS.

Responder