Vazamento de óleo no motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Savério
Visitante
Visitante

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Savério » 26 Abr 2011, 16:17

aapj vai relatando pra nós sobre a motoca ;)...

slpauli e ai, q q deu o suposto vazamento ??

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Kakko » 27 Abr 2011, 09:06

aapj...........e alpauli

Não custa nada verificar o nível de óleo ;) , pois se houver óleo a mais, pode gerar vazamentos :!:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Faraho
Participativo
Participativo
Mensagens: 395
Registrado em: 31 Jan 2012, 11:11
Cidade onde mora: Macae/RJ
Localização: Macae-RJ
Contato:

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Faraho » 12 Jun 2012, 11:45

A minha com 20k (Revisões todas em dia) abriu o bico...

Imagem

Deixei na CC hoje e vou tentar fazer o reparo pela garantia... agora o motor estará descabaçado... :pdavida:
Vedações: 90 Dilmas
M.O.: 200 Dilmas

Aporrinhação, dor de cabeça e preocupação: não tem preço.
Imagem
+ + + FaRa_Ho + + +
Atual:XT 660R & Bikes Oggi 7.3 e e C10 Fixa Ex: Yamaha YBR 125cc (2005-2011) & Ténéré 250cc (2011-2017) >100K rodados

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Beto Klein » 13 Jun 2012, 08:09

Faraho,

O motor chegou a "bater biela" ou ficou apenas no vazamento?

Se foi apenas o vazamento, é provável que seja problema na junta (ou com defeito ou com pouco torque nos prisioneiros do motor).

Boa sorte.

Avatar do usuário
Faraho
Participativo
Participativo
Mensagens: 395
Registrado em: 31 Jan 2012, 11:11
Cidade onde mora: Macae/RJ
Localização: Macae-RJ
Contato:

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Faraho » 13 Jun 2012, 08:45

Bateu biela não... Graças a Jah :oremos:
Foi um vazamento na "junta do cabeçote... bla bla bla" (fala do mecânico da CC).

Questionei o motivo do acontecimento e dei exemplos de motos sacaneadas (minha ex YBR 2005) que vivem sequinhas... em fim... "deve ser o material que a junta foi feita, já apareceram umas duas ou três com esse mesmo vazamento, duas Landers e uma Fazer"...

Bem, a mão de obra e as juntas ficaram por conta da garantia, torço para que ninguém mais tenha esse problema...
+ + + FaRa_Ho + + +
Atual:XT 660R & Bikes Oggi 7.3 e e C10 Fixa Ex: Yamaha YBR 125cc (2005-2011) & Ténéré 250cc (2011-2017) >100K rodados

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 13 Jun 2012, 10:17

Realmente é algo bem difícil de ocorrer nesse motor, espero que seja um caso isolado.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

diegolouro
Visitante
Visitante

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegolouro » 01 Ago 2012, 18:43

Tive o mesmo problema ! vazamento de óleo no "pé" do cilindro. Gastei 230 reais na autorizada sendo 120 reais MO. não pude usar a garantia pois venceu tinha passado 3 dias e ainda com 12.312km eu não realizei a a revisão de 10.000. Sempre troquei óleo regularmente.... Serviu pra calar minha boca que sempre dizia que não gostava de XRE pois todas vazavam óleo.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 02 Ago 2012, 09:04

Diego, meu xará.

Apesar do acontecido, esse problema é incomum ao motor 250cc da Yamaha, ao contrário da XRE. Porém o defeito na XRE é na tampa do cabeçote, que se resolve com uma junta nova de R$ 25,00 e uma hora de serviço.

A meu ver, como ex dono de duas Fazers, certamente foi problema no material da junta ou na montagem do motor. As vezes, no processo de fechamento do motor, os apertos não são aplicados no torque correto ou até mesmo a junta escapa da posição correta.

Essa questão de achar que abrir um motor é um parto ou ruptura do hímen é bobagem, isso não torna a moto inferior ou menos duradoura. Muitas vezes, ao abrir o motor, se identifica falhas de montagem na fábrica (juntas, apertos, posição dos anéis de seguimento...), que são sanadas na mão de um bom mecânico.

Isso não é motivo pra desgostar duma moto tão boa quanto a TNR 250cc.

:joinha:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por barraforte » 02 Ago 2012, 10:30

slpauli escreveu:Na minha, verifique hoje dois pontos de vazamento. Ela está com um pouco mais de 560 km.
Imagem
É normal isso?
Fica frio, isso é normal mesmo!
Na CC uma das revisões, é soltar esse bujão do cabeçote, pra verificar se o óleo está sendo bombeado. Você retira, liga o motor, e ele vai bombear, a hora que começar a sair, você tampa. Vaza no motor, e eles limpam de qualquer jeito. Com o tempo isso junta sujeira. NÃO É VAZAMENTO.

E ali no motor de partida, é só graxa. completamente normal também.

ABS :joinha: :joinha: :joinha:
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
garcia-cross
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Mai 2011, 22:59
Cidade onde mora: Guaíra/SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por garcia-cross » 02 Ago 2012, 12:35

Galera, minha TÉ apresentou o msm vazamento nessa junta na base do cilindro, isso aos 8500km! DETALHE: sempre a conduzi conforme indica o fabricante e realizei as devidas revisões.

Disse o mecânico ter recebido a mesma queixa de proprietários de fazer e lander, e após abrir o motor para reparo, ele constatou uma deformação (tipo de esmagado) nessa junta próximo ao parafuso prisioneiro (disposto na vertical) - ele acredita ser falha durante a montagem na fábrica.

Hj deixei minha TÉ pra revisão dos 10k e pra sanar este vazamento. Depois posto o resultado aqui pra vcs.

Abaixo seguem as fotos do motor vazando.



XT 660Z Ténéré YAMAHA 11/12
XTZ 250 Ténéré YAMAHA 11
NXR 125 Bros ES HONDA 03
DT 180 YAMAHA 86

Responder