Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
andrecura
Visitante
Visitante

Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por andrecura » 20 Abr 2011, 08:16

Gente me perdoe mas, procurei e não achei nada relacionadaao que estou passando.

Helano se estiver errado remova e e mande para o lugarcerto ok

Estou tendo dificuldade na troca de marchas principalmente quando estou quase parando em semaforos, tenho a mania boa de deixar em neutro mas quando vou colocar a primeira :boxe: vsf....... não entra nem :oremos:

E as vezes entre 2 e 3 marcha ela da umas enroscadas ?

Alguem esta tendo esta dificuldade tb, ou é alguma regulagem que existe para melhorar isso.

Obrigado

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por Savério » 20 Abr 2011, 09:00

entaum.... o q as vezes me acontece é quando estou reduzindo marcha, 3ª pra 2ª pra 1ª, a marcha naum entra ai tenho q dar uma soltadinha na embreagem com isso vc escuta o clock da marcha entrando em 2ª e quando vou passar pra primeira ela naum vai fica parada no neutro, ai tenho q repetir o mesmo processo dou uma soltadinha na embreagem e bato 1ª novamente ai ela entra... naum é sempre q ocorre e naum me atrapalha pq já ficou automático pra mim e ajusto isso muito rápido... mas li em varias revistas especializadas assim mesmo q a terezinha entrou no mercado q o cambio dela continuava instável como era na lander... por isso nunca fui a traz pra saber realmente se tem algo de errado, acredito q seja crônico este tipo de funcionamento nela ?!?!

se alguém souber de algo nos informe ;)

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por Hugo Falcão » 20 Abr 2011, 09:02

Vez ou outra acontece comigo.
Mas faço o meso processo do Savério aí em cima!!
Tem vez que a TNR parece aqueles carros que a gente tem que apertar o pedal da embreagem até o final! :)

Mas já acostumei!
Abraços! :joinha:

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por Savério » 20 Abr 2011, 09:13

mercedão caixa de cambio seca tem q trocar em dois tempos pra naum arranhar hehehe

Salvador
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por Salvador » 20 Abr 2011, 10:01

Eu também estava com esse problema, mas depois da revisão de 1000km quando reclamei na CC não tive mais o problema, ao menos ate agora.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por Helano » 20 Abr 2011, 11:25

andrecura

sei que parece não ter o menor sentido, mas quando a primeira não quiser entrar faça o seguinte... você segura a embreagem até o final, solta ele toda, depois aperta de novo... pronto, a primeira entra uma manteiguinha depois disso... coisas da yamaha

isso é só enquanto a moto estiver pouco rodada, com o tempo ela deixa de fazer isso.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por doug01n » 20 Abr 2011, 12:19

Eu deixo o pé apoiado para reduzir as marchas, e na hora que aperto a embreagem, o pé desce com o peso, ou pouca força.

É uma troca meio que no tempo, mas com auxílio da embreagem. Uma coisa que muita gente não presta atenção é no tempo para troca de marcha. Se o motor não estiver em giro compatível com o resto do conjunto, as engrenagens não estarão em velocidades compatíveis, o que dificulta a troca!
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por Kakko » 20 Abr 2011, 13:10

Exatamente.....o câmbio das maquinetas é seco...ou seja...sem "sincronizado", coisa de veículos 4 rodas.

Esse lance de não engatar a prineira....se acontecer eventualmente...tudo bem.....as vezes as engrenagens não estão "casadas".....daí é só dar uma aceleradinha ou movimentar um pouco a moto..ou ainda fazer como o Helano comentou...acionar o manete da embreagem novamente, que entraaaa....rs.

Quanto às reduções antes de uma parada....segue o que o doug comentou......procure fazer com gentileza....rs...se forçar.....e sem trocas bruscas....senão dá tranco mesmo.

Com o passar dos quilometros.....tudo vai se desgastando e se engrenando mais fácil.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Gadz
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por Gadz » 20 Abr 2011, 13:59

Helano escreveu: isso é só enquanto a moto estiver pouco rodada, com o tempo ela deixa de fazer isso.
É verdade. Eu reclamei disso quando eu tinha a minha XTZ250 X. E todo mundo diz que depois dos 10.000 km fica mais fácil das marchas entrarem. Como eu vendi a minha X com 8000 km, eu nem vi. :mrgreen:

slpauli
Usuário
Usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 27 Fev 2011, 19:48
Cidade onde mora: Foz do Iguaçu/PR

Re: TROCA DE MARCHA - DIFICULDADES?

Mensagem por slpauli » 21 Abr 2011, 23:20

Pessoal, hoje foi a primeira vez que peguei estrada com a Tezinha.
Reparei que depois de andar algum tempo em velocidade maior (90-110 km/h), na hora de reduzir, ela começou a travar na terceira marcha. Não queria engatar nem 2ª e nem a 4ª. Aí tive que soltar a embreagem algumas vezes e forçar o motor um pouco pra liberar a marcha... bem estranho... Ela fez isso tanto na ída (35km), quanto na volta... Acabei meio que passando um apuro, num cruzamento perigoso da BR277. Agora ela está com 568 km rodados... Alguém já passou por isso?
Abraços.

Atual: Ténéré 250 Azul

Responder