Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por ivnn » 06 Dez 2012, 19:44

Chega a ser comico o que acontece comigo às vezes:

Saio de 1ª do semáforo acelerando bem (meu pinhão é de 14), subo a rotação ali até uns 5 - 6k, passo para a 2ª, continuo acelerando bem.... e o motor viaja até 8, 9k instantaneamente, enquanto nenhum torque vai para a roda. O câmbio as vezes para no neutro.

Jé tenho 8600km nela. A frequência disso aí é de 1, 2 vezes por semana.

george-gil
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por george-gil » 06 Dez 2012, 20:17

olá senhores,.! dá uma apertada no cabo,. lá em cima na manete,. obs,.!! 1/2 volta, faz um teste, e tal,.! naõ apertar muito pois a mesma pode ficar enforcada,., o cabo tem que ter uma folga,. os discos saõ banhados a óleo, como todos sabem., quando acionada a embreagem, eles naõ livram total mente,. e entaõ naõ livra a caixa ,. uma apertadinha faça um teste,.! boa sorte!! e deixe a maquina rodar,. com o tempo isso melhora,.!! abraço!

Avatar do usuário
Fábio Tuze
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1334
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:10
Cidade onde mora: Guapimirim/RJ

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por Fábio Tuze » 26 Jan 2013, 20:28

Amigos, vou postar minha dúvida aqui, se não for o lugar certo, por favor realoquem.

Tenho dúvidas com o tacômetro. Qual é a rotação mais apropriada para a troca das marchas?
Vi no teste do dinamômetro a seguinte troca de marchas:

1° marcha 50Km/h 2° marcha 74Km/h 3° marcha 100Km/h 4° marcha 123Km/h 5° marcha 151Km

veja:

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... 4w0R0JRW_s" onclick="window.open(this.href);return false;

Isso é o correto?

Eu achei hiper estranho. Quando passo as primeiras marchas, não chego a 4.000rpm.
Fábio Tuze
Vice-Presidente do Elfos Moto Clube - Guapimirim-RJ

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Jan 2013, 01:33

Lembre-se que no dinamometro a moto não tem resistência e os roletes de teste ajudam, são testes para força e curva de torque apenas.

Não leve em consideração, pois falta vento, peso do piloto, asfalto e etc...

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Fábio Tuze
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1334
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:10
Cidade onde mora: Guapimirim/RJ

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por Fábio Tuze » 27 Jan 2013, 01:55

Ah, valeu!!!
Mas qual é a rotação mais indicada para se rodar na 5ª marcha???
Fábio Tuze
Vice-Presidente do Elfos Moto Clube - Guapimirim-RJ

Avatar do usuário
Zizo Mendel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 190
Registrado em: 20 Jun 2012, 20:41
Cidade onde mora: Duque de Caxias - RJ

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por Zizo Mendel » 27 Jan 2013, 07:06

Fábio,

Eu tenho por hábito trocar as marchas sempre que a rotação do motor chega a 4500 - 5000 rpm. Em 5ª marcha, nesta rotação, a moto já está por volta de 75 - 80 Km/h.

Acho que a moto não anda bem em baixas rotações, por isso, em qualquer marcha, estou sempre rodando em torno de 4000 rpm. Nesta tocada, a bichinha vira um veneno.

Diminuiu a velocidade, a rpm cai logo, aí tem que reduzir a marcha para continuar rodando na rpm que o motor gosta.

Sua motoca já chegou?

Abração,
Francês

"NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA!"

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Jan 2013, 12:30

Engraçado, criei o hábito de trocar marchas com o ouvido, tanto moto como carro...é um hábito natural que criamos que por sinal bate com o indicado pro manual...comico rsrs...

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Zizo Mendel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 190
Registrado em: 20 Jun 2012, 20:41
Cidade onde mora: Duque de Caxias - RJ

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por Zizo Mendel » 27 Jan 2013, 19:42

Eu também troco as marchas pelo barulho do motor, mas últimamente, vendo as postagens do pessoal com consumo na casa ACIMA dos 30 Km/litro, comecei a me "policiar" já que não consigo sair da casa dos 27 Km/litro e tenho tentado acompanhar as rpms, mas o barulho do motor vem sempre na rpm correta da hora de trocar.

Aí mano, "desencanei" a minha magrela é beberrona mesmo ou então a galera está medindo errado... o que não acredito... risos!
Francês

"NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA!"

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Jan 2013, 20:26

Fato Zizo, a minha é nova e tive outras e sempre mensurava e cheguei em uma conclusão:

Cada moto é uma moto, cada gasosa é uma gasosa e cada piloto é um piloto...rsrs...

Não adianta parei de comparar...também...

Enviado do meu GT-I9100
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por kablack » 27 Jan 2013, 21:42

PietroTavolazzi;

Concordo.

O motor é elástico o suficiente para vários tipos/estilos/necessidade de condução e várias situações de peso/carga/aclive/On ou Off-Road.

Disso chegamos a conclusão que uma comparação nunca será precisa... Porém os parâmetros estão aí no senso comum... Em resumo: - qualquer troca entre 2.500~3.000 rpm e uns 6.500 ~ 7.000 rpm está de acordo com uma tocada considerada "normal"...

Zizo Mendel;

Lá no tópico de consumo tem muitos dados... Veja:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=6&t=95" onclick="window.open(this.href);return false;

De qualquer modo minha Te250 fazia perto de 27 km/l quase sempre quando engarupado no trânsito urbano de SP... Nada de anormal... Na estrada a menos de 90 km/h e sem garupa fez, várias vezes, 34 km/l.

Mas são condições mais do que ideais... Não me lembro de ter feito mais de 30 km/l na cidade, mesmo sem garupa... Não está excelente? A minha atual Lead 110, nas mesmas condições faz entre 27 e 29 km/l também...

FABIOHTCARVALHO;

Quando você pergunta qual a rotação indicada para andar na 5a marcha refere-se a velocidade de cruzeiro da moto, certo?

É quase um consenso aqui no fórum que o cruzeiro da Té250 está entre 90 e 110 km/h, ou seja, 100 km/h, nesta velocidade ela está a 6.500.

A rotação de cruzeiro dela está entre 6.000 e 7.000 rpm.

Minha experiência com a moto demonstrou que acima dos 7.000 rpm ela deixa de ser econômica.

Veja:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php? ... 9&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;
Rodrigo - Ctba escreveu:(...)

Imagem

Imagem

Imagem

(...)
Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder