Consumo aumentou depois de uma queda

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
aurelio.acn
Visitante
Visitante

Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por aurelio.acn » 26 Out 2014, 12:47

Boa tarde pessoal,

tenho uma tenere 250 já faz 2 anos e já caí com ela umas 6x. Na última vez que caí foi a pior, fraturei a fíbula e tal.

Numa viagem que eu fiz ano passado conheci um mecânico da Yamaha e contando a ele sobre minhas viagens e quedas ele me falou que eu deveria passar na concessionária depois para poder reprogramar a moto pois ela fica "bufona" depois de uma queda e além disso registra no computador dela que eu já caí.
Não dei muito importância ao que ele falou pois a minha moto sempre fez 32~34km/L! Isso mesmo. Nunca tive uma média abaixo disso.
Porém na minha última queda eu notei que o consumo aumentou bastante. Não fica maior do que 27km/L. Só carregando a moto agora pra poder voltar ao consumo antigo rs.

A minha dúvida é:
se eu levar na concessionária para eles passarem o computador nela e zerar esses sensores e reprogramarem? a ECU dela o consumo volta ao que era?


ps.: não achei um tópico que falasse especificamente de um consumo elevado devido a queda.

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por vdfritz » 26 Out 2014, 22:49

6 quedas em 2 anos? quantos km voce roda por ano? o.o
nunca ouvi falar em aumento de consumo por queda e nem de a moto registrar na memoria uma queda

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por Marcel Valim » 27 Out 2014, 07:37

Eu acho que ela registra sim, mas acusando que o sensor de inclinação foi acionado, e não propriamente dizendo que você caiu.
Quanto ao consumo, não sei até que ponto a queda pode influenciar. Se é por meio desse registro ou de outra forma qualquer.
O que você pode tentar é o tal "reset" da ECU, que nos automóveis pode ser feito desligando os dois fios dos terminais da bateria e encostando um no outro. Mas não é pra das curto circuito na bateria. Só nos fios.
De repente funciona.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por kablack » 27 Out 2014, 12:57

Isso mesmo. Ela marca quando o sensor de inclinação foi acionado. = queda!

Sobre aumentar o consumo nada sei. Fiquei curioso agora...

Para resetar a ECU sugiro a concessionária mesmo, quanto eles poderiam cobrar neste serviço? Na minha imaginação precisava ser cortesia... (mas no mundo real....)

De qualquer modo, se achar caro ou não quiser ir até a CC eu costumo simplesmente deixar a bateria desconectada por mais de 24h para dar o reset. Nos carros funciona... Essa de desconectar os cabos e encostar um no outro não conhecia.

Abraço

P.S.: 6 quedas em 2 anos? :shock: :sol: Dê férias para seu anjo da guarda.... :sol: Reavalie seu modo de conduzir... :sol: Dê preferência à vida.. :sol:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por vdfritz » 27 Out 2014, 14:57

encostar os cabos um no outro dissipa a corrente restante no sistema de imediato, ou é isso ou é deixar a bateria desconectada por varias horas, o efeito é o mesmo :)

Avatar do usuário
TioSan
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1000
Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Z.Norte

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por TioSan » 27 Out 2014, 14:59

Acho que com a sexxxxxxta queda pode ter soltado alguma crosta de sujeira e obstruiu alguma coisa....
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por LMattosBS » 27 Out 2014, 17:24

Perdi a noção de quantas quedas a minha ja levou!!! Nunca alterou consumo de combustível por cair simplesmente... não é você que esta usando a moto um pouquinho mais agressivo???
Zerar so vai fazer ela apagar o alerta de erro, e se tiver um erro vai surgir novamente...
Leonardo Mattos :dirtbike:

aurelio.acn
Visitante
Visitante

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por aurelio.acn » 28 Out 2014, 13:22

Quanto as quedas:
Essa moto é muito boa. Essas quedas nunca quebrou nada(só o piloto), arranha aqui e ali.
Nunca BATI a moto, sempre caí por derrapar na curva.
Uma vez foi pq o pneu dianteiro furou e esvaziou enquanto estava dirigindo e eu não percebi. Quando fiz a curva lépo no chão.
Outra vez óleo na pista e outra foi areia e outra foi pq tinha muita água na pista etc.

Quanto ao problema:
Não sei o que o mecânico da yamaha quis dizer mas as palavras dele foi que "a moto fica bufona depois de uma queda" e era para eu passar em uma concessionária para eles zerarem as quedas.
Não acho que estou mais agressivo pois viajo muito e preciso ter boas médias, logo, isso é uma preocupação.

Quanto ao registro de queda:
existe um sensor de inclinação em baixo do banco se não me engano. Interpretando a leitura desse sensor e cruzando com outros sensores acredito que é possível entender que foi uma queda.
Até se vc empinar a moto isso fica registrado. Claro que é um registro que deve ser interpretado. Não vai estar escrito "ele empinou" ou "ele caiu".


Eu mesmo faço as revisões da minha moto e ela já está com 70mil. Talvez eu tenha deixado passar alguma coisa. To vendo que vou ter que morrer na concessionária mesmo.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por kablack » 28 Out 2014, 15:08

Retorna o contato com o cara que disse que a moto fica "bufona".

Na CC não vão explicar.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Consumo aumentou depois de uma queda

Mensagem por Marcel Valim » 28 Out 2014, 18:17

aurelio.acn escreveu: Até se vc empinar a moto isso fica registrado. Claro que é um registro que deve ser interpretado. Não vai estar escrito "ele empinou" ou "ele caiu".
Aurélio. Empinando a moto o sensor não atua. O sensor só funciona nas inclinações lateriais.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Responder