Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Diogo
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 307
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:36
Cidade onde mora: Porto Belo\ SC

Re: Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do mo

Mensagem por Diogo » 17 Out 2014, 13:31

Imagino que se o nível de óleo ta correto não tem pq trocar o óleo.

É difícil responder sem ver o caso, mas já trabalhei muito em oficina mecânica de automóvel e a recomendação quando se tem um vazamento de óleo que não se sabe a fonte é fazer o limpeza completa do motor. Talvez a limpeza da caixa de filtro de ar te dê a certeza do local do vazamento e ajude a descobrir o motivo.

Abraço
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004

Avatar do usuário
glaucomoreira
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 773
Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
Cidade onde mora: sao paulo sp

Re: Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do mo

Mensagem por glaucomoreira » 17 Out 2014, 13:47

eu continuaria andando e observando, c o nivel baixar e muito ai sim é motivo d preocupação......
sou o q sou e é tudo q sou

Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do mo

Mensagem por Thales » 17 Out 2014, 14:24

Bem, então é isto, vou continuar andando e monitorando. Seria zica demais um problema numa moto zero, assim, sem explicação.

Vlw pela força, pessoal.

Abç.

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do mo

Mensagem por Marcel Valim » 17 Out 2014, 16:20

Faz limpeza geral na caixa do filtro de ar e na mangueira que vai do motor até ela, assim como na mangueira de dreno. Limpa filtro de ar também e aproveita pra dar uma olhada no corpo da injeção, onde a caixa do filtro de ar se encaixa, pra ver se não tá lambuzada de óleo. Pode borrifar um "car 80" pra limpar sem desmontar.
Tira a tampa do pinhão e lava ela toda, principalmente por dentro e limpa ao redor do pinhão (parede do motor).
feito isso, anda com a moto e verifica se volta a vazar, e por onde.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
PauloFaisca
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do mo

Mensagem por PauloFaisca » 22 Out 2014, 14:00

Buenas!

Minha primeira lubrificação de corrente e minha primeira queda boba (quase parado e na areia fofa) foram praticamente na mesma época, minha moto também é zerin e reparei uma ou duas gotas exatamente onde você falou. Como venho das custom, vazar óleo e fazer barulho estranho era meu dia-a-dia por isso nem dei atenção hahaha

Maaaas no meu caso imagino ser o lubrificante de corrente, por questões $$$ to usando aquele oleozinho de 8 conto e aquilo lambuza geral, imagino que deve estar acumulando oleo em algum lugar (carcaça, guia etc) e pingando quando deixo a moto parada. Imagino isso pois lubrifico de mais a corrente, ando mais de 100 km por dia em são paulo então não dá pra deixar de cuidar.

Tendo acabado de ler esse seu caso acho que vou lá dar uma olhada na Té ver se é culpa do lub de corrente mesmo, rs.
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!


Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia

Avatar do usuário
PauloFaisca
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do mo

Mensagem por PauloFaisca » 22 Out 2014, 14:03

Aliás,

Posso aproveitar o tópico e fazer uma pergunta rápida? Na minha virago, mesmo sem cavalete conseguia lubrificar a corrente sozinho e com a moto parada, levantava a traseira dela com o ombro no sissy bar e girava a roda... e na Té, tem como lubrificar a corrente sozinho, sem cavalete e sem ter que sair empurrando a moto? kkk
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!


Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Estranho vazamento de óleo: sem vestígios em torno do mo

Mensagem por Thales » 23 Out 2014, 14:09

Cara, dá uma olhada nos tópicos específicos a respeito deste assunto. Mas, só para não te deixar sem resposta, eu mando meu irmão apoiar a moto por um minuto no descanso, puxando-a para o lando esquerdo e suspendendo a roda traseira. Talvez não seja o ideal, mas ainda não encontrei (nem procurei, pra ser sincero) uma alternativa.

Sobre a questão do vazamento, aparentemente o ocorrido bate com a explicação do glaucomoreira:
glaucomoreira escreveu:minha opinião,

na caixa do filtro de ar geralmente acumula oleo ali mesmo, pq tem uma tubulação de retorno de gases q sai do motor e volta pra caixa de ar, como ali é mais frio o oleo acaba c condensando ali, em algumas motos existe uma mangueira onde vc pode drenar esse oleo excedente.

o q pode ter acontecido é q com a queda o oleo q estava alojado em outra parte dentro da caixa de ar, c moveu e começou a vazar.
outra explicação, é q com a queda, o oleo q estava perto da saida deste retorno no motor ter entrado na tubulação do retorno e conforme vc anda com a moto ele c dirija para o filtro de ar, fazendo com q vaze pelo respiro........
Os pingos deixaram de acontecer. A caixa do filtro ficou melando por alguns dias ainda, mas cada vez menos, e parece (parece!) que agora parou de vez (dando a entender que o mela mela era consequência de algum resíduo que ficou no local, e não de óleo que estivesse subindo o tempo todo). Como não tive tempo, não fiz limpeza alguma no local. Apenas observei o nível de óleo no motor e a região por onde vazou. Inclusive, acrescentei um pouco de Yamalube, por segurança, respeitando as marquinhas da vareta. Ficou ok. De toda forma, estou sempre atento.

Agora, o que acho chato é a imprecisão das medições de óleo em motos. Qualquer diferençazinha de nada no posicionamento da vareta ou inclinação da moto, é capaz de alterar a leitura. Isso transmite um pouco de insegurança. Em carros, a precisão é mil vezes maior. Vc pode botar e tirar a vareta 100 vezes que a leitura será a mesma. É natural que seja assim. Mas que é chato é.

Responder