(ajuda) Barulho estranho

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
renatovisk
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jul 2014, 19:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

(ajuda) Barulho estranho

Mensagem por renatovisk » 07 Set 2014, 19:26

Pessoal, comprei recentemente minha tenere 2012/2013 com 7.000km. Agora ela está com um barulho anormal, alguém sabe o que pode ser? Gravei um pequeno vídeo hoje: http://youtu.be/WGBtnaWMtKk andando no ponto morto a cerca de 15km/h.


Desde sábado retrasado começou o barulho. Primeiro pensei que fosse falta de graxa e lubrifiquei a corrente em casa. O barulho parou, mesmo assim levei numa mecânica e disseram que não tinha problema.

Nesse mesmo dia andei uns 40km, e quando estava chegando em casa percebi que o barulho tinha voltado. Deixei uma semana na garagem, e neste sábado fui na concessionária. Detalhe : não havia mais barulho. Expliquei para o mecânico o que havia ocorrido, ele lubrificou a corrente, deu uma volta no pátio e disse que estava tudo ok, que deveria ser falta de graxa. Hoje andei cerca de 20km e chegando em casa percebi o barulho novamente, foi onde gravei o vídeo.

Obrigado desde já.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por oscarmaxi » 07 Set 2014, 21:10

Pode ser mesmo algum problema. Mas o mais provável é que você esteja vivenciando a fase por que todos passamos do: "acabei de comprar uma tenere 250 e acho que ela está com um barulho estranho no motor...". Daqui a algum tempo você estará na fase do: "esse motorzinho é muito bom, não dá problemas, apesar do barulho que parece que já vai fundir...". Boa sorte.

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por Nixal » 07 Set 2014, 21:39

Barulho estranho mesmo. Com a moto parada tente inclinar ela e girar o pneu com a mão algumas vezes, veja se faz o barulho, parece rolamento mas está estranho...

Avatar do usuário
PAULO RICARDO
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 24 Jun 2012, 20:14
Cidade onde mora: TAQUARA
Localização: taquara/RS

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por PAULO RICARDO » 07 Set 2014, 21:47

É parece rolamento mesmo :thumbup:
Imagem

renatovisk
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jul 2014, 19:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por renatovisk » 07 Set 2014, 23:17

@oscarmaxi, tem algum problema mesmo, não eh só barulho do motor.

@nixal e @paulo Ricardo,
Hoje eu não suspendi a moto, mas no sábado passado eu fiz isso e o barulho não aconteceu. A impressão que dá eh que tem algo encostando onde não devia. Vou tentar levar na concessionária amanhã mesmo. Valeu!!

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por diegonunes » 08 Set 2014, 14:01

Se o barulho é intermitente, ótimo, pois descartamos que seja a biela do motor, rs.

Confira rolamentos e a tração, se o pinhão está com folga por exemplo. Se está perto da moto é fogo, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por claudio ciarlini » 08 Set 2014, 17:43

é meu camarada apesar dessa motoka fazer vários "barulhos estranhos"(a minha é 2011) realmente tem coisa errada ai.parece ser a relação. ela por acaso possui emenda? caso positivo troque o conjunto por um selado sem emenda. caso negativo verifique o pinhão.
-tive uma 660 que fazia este barulho e era a emenda da corrente...troquei e tudo ficou bem...
se resolver posta a solução ai...
boa sorte!!!
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por oscarmaxi » 08 Set 2014, 19:51

Renatovisk,

Como a reclamação do barulho do motor é muito comum aqui no fórum, confesso que nem tinha aberto o link para ver e ouvir... Foi mal... Dei uma desses médicos que nem olham a criança a já dizem que é virose... Agora, tendo visto e ouvido, o barulho não é mesmo o característico da tenere... Parece alguma coisa batendo... Mas também não parece ser algo da parte interna do motor, pois se fosse, batendo desse jeito já teria estourado... Estou com o pessoal que acha que é transmissão. Sugiro inspecioná-la com muito cuidado, elo por elo, tirar a tampa do pinhão e ver se, em funcionamento tudo está se encaixando direitinho, dar um aperto nela, ver se a coroa esta bem presa na roda, etc.
Isso não é comum, não se conforme se alguém (como eu fiz no começo...) dizer que é. Boa sorte.

renatovisk
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jul 2014, 19:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por renatovisk » 08 Set 2014, 21:49

Obrigado pessoal. Ainda não consegui levar na concessionária, assim que tiver alguma novidade eu aviso vocês. Abraço

Avatar do usuário
stefanowen
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Out 2013, 08:56
Cidade onde mora: Fortaleza/ce

Re: (ajuda) Barulho estranho

Mensagem por stefanowen » 09 Set 2014, 11:58

Amigo, se vc já não tem, compre as duas chaves pra tirar o pedal da macha e a tampa do pião para limpar e inspecionar vez por outra. Aconteceu comigo uma vez que voltando de uma viagem o pião afrouxou e quebrou 1 dente, era esse o barulho, mas ao lubrificar desaparecia, resultou que comprometeu a corrente!

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk 4

Responder