Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por souzarosas » 30 Jul 2012, 20:38

Fala ae galera...hoje recebi a seguinte resposta do Roger da YAMAHA:

Prezado Senhor Edson Luis de Souza Rosas,

Agradecemos por aguardar o nosso retorno.

Em relação ao seu e-mail, registrado pela ocorrência nº 20120721-15676, referente ao modelo XTZ 250 TÉNÉRÉ, esclarecemos que a Yamaha Motor do Brasil manteve contato com o Sr. Fabiano, chefe de oficina da concessionária autorizada Moto Sport Santo Angelo, confirmando a análise realizada, onde constatou-se que o vazamento de óleo ocorreu devido a quantidade excessiva do produto na motocicleta.

Dessa forma, a concessionária efetuou a revisão de 5.000 km e a motocicleta se encontra em condições normais de uso, conforme a ordem de serviço nº 2112.

Vale lembrar que a medição realizada pela vareta de óleo, é precisa e marca de fato a quantidade de lubrificante existente no cárter (sugerimos que verifique a forma correta para realizar a medição no manual do proprietário).

Em caso de dúvida, orientamos que mantenha contato com o Sr. Fabiano, para obter mais esclarecimentos.

Estamos à sua disposição também pelo telefone – (11) 2431-6500 (de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h30, exceto feriados).

Atenciosamente,

Roger


Ae respondi desta forma:

Aos cuidados do Sr Roger da YAMAHA,

Venho por meio deste agradecer as informações prestadas, no entanto ainda persiste algumas dúvidas e gostaria de saber se você pode me esclarecê-las...

1ª - A fuligem preta que sai do orifício pequeno do escapamento é normal ??? ou foi pq havia muito óleo no cárter da moto??? PS: Estou me referindo a uma quantidade enorme de fuligem preta (que estava se depositando no conjunto balança e freio de disco da moto) que estava saindo pelo orifíco pequeno do escapamento (não é o orifício principal a que me refiro)...

2ª - Como o vazamento do óleo foi devido a quantidade em excesso, por onde ele pode ter vazado???? acredito que pelas juntas do motor....mas existe outro lugar??? E se logo após ter sido o óleo trocado e tirado o excesso e não se apresentasse mais vazamento, significaria que não precisaria trocar juntas do sistema de vedação??? Há garantias que o sistema de vedação está em perfeito estado, mesmo após o sistema ter passado por uma vazamento???

3ª - Quando ocorrem vazamentos de óleo pela junta do motor, qual é o procedimento recomendado pela YAMAHA??? Deve-se trocar todas as juntas ou não há necessidade, caso não se verifique mais vazamentos...

4ª - Caso a fuligem preta da 1ª pergunta seja consequência do excesso de óleo, existe algum procedimento a se fazer no escapamento da moto??? ou não há problemas em se manter do jeito que se encontra...

Fico no aguardo..

Atenciosamente,

Edson Luis de Souza Rosas


Assim que tiver novas respostas eu posto aqui...mas de fato...a VARETA é parâmetro sim!!! ;) e quero deixar claro que na concessionária eles não estavam tentando me enganar ou algo do gênero, pois na época, quando constatei o problema, verifiquei a moto (tb uma Tenere 250) do mecânico e constatei que a moto dele estava igual a minha, com a vareta indicando excesso de óleo e cheio de fuligem preta na balança e ele dizendo que era normal :? ....ou seja..ao que tudo indica ocorreu alguma desinformação mesmo...não quero proteger ninguém, mas só ressaltei isso pois a concessionária daqui sempre me atendeu bem....

mas que isso ficou estranho ficou sim.... :shock:

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por souzarosas » 31 Jul 2012, 21:47

Bom..hoje me ligou no meu celular o Renan ( se me lembro bem o nome...) da Yamaha....

Ae pra resumir a conversa ele me respondeu o seguinte:

1ª - A fuligem preta que sai do orifício pequeno do escapamento é normal SIM devido a queima de óleo (um pouco!) junto ao funcionamento do conjunto pistão e vela... só que no meu caso, como o óleo estava em excesso no cárter da moto, saiu muita fuligem!!! :o :o

2ª e 3ª - Ele acredita que pode sim, ter vazado óleo pela junta do motor, só que como a moto não apresentou mais vazamentos que era pra eu ficar tranquilo pois, se não vaza mais é porque não há necessidade de se trocar nenhuma junta...

4ª - A 1ª pergunta foi devido a consequência do excesso de óleo, mas era pra eu ficar tranquilo que não há problemas manter o escapamento do jeito que se encontra...

Outra situação é com a gasolina que vasou...ele disse que, como eu enchi o tanque pra vir embora, provavelmente saiu pelo suspiro da moto e que era pra eu ficar tranquilo que é normal e que na verdade esse suspiro existe para não danificar a tinta do tanque em caso de vazamento pela tampa de combustível....

É isso...fora eu ter dado uma adiantada na revisão dos 5.000 km, acho que não houve danos maiores...

Tô feliz, mesmo eu tendo aplicado em mim mesmo a teoria universal dos cinco dedinhos...rsrsrsrsrsrs.... :animado:

precator
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por precator » 09 Ago 2012, 18:13

Rapaziada !
troquei o óleo da Té hoje e seguindo as orientações do manual. Não troquei o filtro, pois pretendo trocá-lo somente na revisão dos 5k. Troquei neste invervalo (3000km) por recomendação da cc Red Baron na revisão dos 1000.
Mas acho que fiz besteira. Escoei bem o óleo, deixei quase meia hora sem o parafuso do dreno até parar de pingar. Fechei e fui despejar o óleo novo.
Conforme o manual, sem troca de filtro, caberia 1,25 l. Logo, coloquei um frasco inteiro e fui medir pela vareta. Verifiquei que o óleo estava quase no nível máximo.
Achei que como o óleo estava todo no cárter, decidi ligar a moto por uns 3 minutos e depois de desligado aguardei mais uns 3 minutos para o óleo descer. Ao medir novamente, verifiquei na vareta que o óleo estava no mesmo nível. Imaginei que o manual não iria errar na quantidade e a anta aqui foi lá colocar mais um pouco do outro frasco. Pela medida do frasco, coloquei mais uns 150 ml e, catsu, ultrapassou o nível máximo !!!
Algué aí jã trocou o óleo em casa? Coube realmente os 1,25l que consta no manual?
Valeu.

precator
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por precator » 09 Ago 2012, 18:14

Errata ! onde mencionei 1,25 l na verdade queria mencionar 1,35 l sem filtro e 1,45l com filtro.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por Kakko » 10 Ago 2012, 09:31

Precator.....eu faço a mesma coisa...deixo escoar tudo.

Com ou sem troca de filtro, coloco um litro e depois vou colocando até atingir o nível indicado na vareta. simples assim :joinha:

OBS: ver o nível com a moto em pé !! e não apoiada no pézinho. !!
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

precator
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por precator » 10 Ago 2012, 15:11

Fala Kakko!
Então, troquei usando aqueles cavaletes traseiros, que apoia nas balanças.
Verifiquei hj de novo e pelo menos está no nível. O que estranhei é que no total foram mais ou menos 1,150 l de óleo e não 1,35 l como indica o manual.
Bom, pelo menos está no nível. Até o barulho da moto mudou.
Valeu.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por Kakko » 10 Ago 2012, 16:18

Precator...acontece o seguinte:

O motor trabalha com 1250 ml...inclusive está tipado na tampa do motor logo a esquerda da vareta.

Quando escoamos o óleo para efetuar a troca, sempre fica um pouco "escondido" ( nas partes internas, cabeçote, radiador, etc ).

O importante é conferir o nível pela vareta !!! O nível tem que ficar entre a marca mais alta e a mais baixa. Nunca abaixo ou acima.

No manual explica isso . :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por hsishii » 10 Dez 2012, 09:46

Galera... Como alguns observaram, eu fiz revisão dos 1000 km na segunda-feira passada e sempre fico cabreiro com revisões em concessionária, aí acabo ferificando algumas coisas em casa. Seguindo o manual, deixei a moto aquecer, segurei ela de pé (sem o pezinho) e medi o óleo, estava bem acima da marca máxima da vareta. Pois bem, só ontem tive condições adequedas de tirar o entendi que era excesso, comrpei uma seringa e tirei por uma mesmo, para não ter que drenar e correr o risco de sair mais que o desejado, aí medi de novo, segurei de pé e ficou ok, na marca máxima da vareta, tirei mais ou menos umas três seringas de óleo, tvz uns 100ml ou mais.
Mas assim, hoje notei a mudança da marcha um pouco dura, principalmente para entrar a primeira e depois a segunda, as outras até estão tranquilas. Será que pode ser por ter tirado muito óleo tvz ou é apenas uma regulagem no cabo da embreagem?
Abraço!
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Rednar
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Dez 2013, 19:33
Cidade onde mora: MG-Varginha

Nivel Oleo

Mensagem por Rednar » 26 Dez 2013, 21:39

Ola pessoal.

Eu troquei o oleo e o filtro. Coloquei 1,5 litro oleo. Agora to olhando o nivel do oleo e ele esta acima do maximo. Tirei um pouco de oleo e ele continua no mesmo lugar. Eu costumo olhar o oleo cedo antes de ligar a moto e com o motor frio. Eu tiro a vareta, limpo e coloco so um pouquinho, coloco a moto em posição reta, volto ela no descanso e retiro a vareta. Ela acima daqueles resquinho. Nao me lembro se é 4 ou 5 risco. Tem que olhar com o motor quente igual XT ??

Obrigado.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Nivel Oleo

Mensagem por Radames Aragon » 26 Dez 2013, 21:41

Rednar, segundo o manual sim, vc tem q olhar o nível de óleo com o motor levemente aquecido.

Porém, acredito q deixando escoar todo o óleo, com calma, e depois usando 1 garrafa e meia (em média de 1 L) vc já terá a quantidade correta.

Recentemente deixei o mecânico colocar o óleo na minha Té e ela saiu vibrando acima do normal, como um calhambeque, rsrs, então olhei pra garrafa (q tem um medidor transparente) e percebi q tinha 75% do nível. Logo, estava faltando no motor. Coloquei o restante até a garrafa ter 50%, e bingo, a moto ficou certinha outra vez. :thumbup:

Responder