Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por Diel96 » 20 Ago 2011, 09:59

a moto vem de fábrica com o óleo um pouco acima do máximo. A minha também está assim, o mecânico da cc disse q elas vem de fábrica assim. Não vejo motivo pra desespero, na revisão dos mil é só tomar cuidado pra colocar o nível recomendado.

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por souzarosas » 16 Jul 2012, 21:12

Ae Helano tirei do outro tópico e postei aqui pois achei mais a ver o assunto com este....

Porra galera eu to muito puto da cara.... :pdavida: :pdavida: .... como nas últimas semanas eu não tinha andado muito com a tenere, resolvi dar uma esticada até Cerro Largo / RS no último sábado...(uns 60 km apenas...)...

Quando cheguei no destino veio a surpresa...um cheiro de óleo, frio na espinha, olhei pra baixo, já procurando a bendita mangueira que tanto falam por aqui, mas no entanto não achei nada..pingou um pouco de óleo no chão e depois parou com a moto desligada...de início pensei: - Será que engraxei as correntes demais e ae vazou um pouco depois de 60 km???? ... bom como com óleo não se brinca, fui no primeiro posto daquela cidade e tirei a tampa achando que o óleo estaria abaixo do nível, só que no entanto aconteceu o contrário....vi que tava muito cheio de óleo, igual ao caso do Bruce ae de cima...porra ...inclinei a moto e tirei muito óleo (não medi) e ainda ficou um pouco acima da vareta..ae fiquei com medo pois gerou a seguinte dúvida: será que a concessionária errou tão feio assim ou aconteceu algo que fez com que o óleo ficasse tão acima da medida??? Bom fechei a tampa e vim embora..vim verificando no meio do caminho e foi tranquilo ... só vi que tava pingando um pouco de óleo perto do parafuso que segura a pedaleira do carona do lado esquerdo....pensei na hora que a corrente teria jogado para aquele lugar....mas quando cheguei em casa verifiquei que realmente não tinha mais vazado óleo e que aquilo perto do parafuso não era óleo...era GASOLINA :?: :?: :?:

Cabe ressaltar que a minha moto ta com 4150 km....ela é pouco rodada...(2011/2011)....e que troquei óleo com filtro com uns 2.600 km....(gosto de trocar com tempo menor do que o previsto...)...Quando troquei, na época, percebi que o óleo não estava tão claro.....até postei fotos aqui na época.....mas desencanei...agora surgiu algumas dúvidas...Será que eles esqueceram de trocar o filtro e largarm a quantidade de óleo prevista??? e ae ficou a mais?? O que será que aconteceu na minha moto???? Eu vou querer acompanhar o serviço na segunda feira, mas gostaria de me inteirar antes do que pode ter acontecido e qual a melhor maneira de se resolver o problema...na minha concepção alguma coisa da vedação foi pro brejo...mas será necessário abrir tudo e trocar toda a vedação????

POR FAVO ME AJUDEM AE!!!! :pdavida: :pdavida: :pdavida:

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por souzarosas » 16 Jul 2012, 21:32

Ae galera hoje levei na concessionária....eles me falaram que é correto o óleo ficar acima do nível máximo do medidor e que o medidor basicamente não mede nada..o mecânico até me disse que em um curso que fez o professor confirmou a situação de que as varetas de medição da fazer, lander e tenere não são parâmetro de compraração para saber se o nível do óleo está ou não correto... :o :o :shock: :shock: inclusive me falaram que eu me arrisquei tirando o dito excesso de óleo, pois na volta poderia ter complicado algo no motor....

ae eu não entendi nada e até perguntei como que eu, mero mortal, vou saber se o nível de óleo vai estar correto??? ae fiquei sem resposta....também perguntei como que tava vazando óleo embaixo do motor quando parei a moto???

Outra situação que se criou é que de um tempo para cá um buraco pequeno do escapador tem cuspido uma espécie de foligem preta na região de das pastilhas do freio traseiro e balança.....quando cheguei em Cerro Largo tava lá a fuligem....quando voltei (depois de ter tirado o excesso de óleo) percebi que não tinha fuligem preta (em Cerro Largo eu limpei)...ae aproveitei e questionei o mecânico sobre isso e também fiquei sem resposta...

Bom deixei a moto lá para verificarem o que ocorreu, mas saí de lá e fui em um outro local conhecido na cidade que tb faz mnt de moto (não é concessionária) e o cara que me atendeu disse que a vareta é referência sim, e que ele a usa como referência para realizar o serviço... e que provavelmente colocaram óleo em excesso na minha moto, e que como não vazou mais após eu ter tirado o excesso, a princípio não haveria necessidade de se trocar juntas .....

Outro ponto interessante, é que nos dois locais, me afirmaram que era para eu verificar o óleo do motor com o mesmo frio..os dois foram enfáticos ao dizer para olhar o nível no primeiro momento do dia.....e quando retruquei a informação, com base no que tá previsto no manual, os dois disseram que o certo não é o que está previsto no manual.... :shock: :shock: :shock:

E ae galera...me ajudem peloamordedeus!!!! Porra troquei a minha toni tornado pois queria uma moto nova e que me desse confiança....agora com 4 mil rodados vem isso??? fala sério.... :twisted: :twisted: :twisted:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por kablack » 16 Jul 2012, 22:08

Siga o manual e seja feliz!!!


Imagem

A moto é boa, fique tranquilo. Mude de concessionária, estão mentindo para você.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por souzarosas » 16 Jul 2012, 22:21

Po valeu, mas eu sempre segui o manul a risca...foi essa atitude que tá me fazendo ficar grilado...também gosto do moto...mas gostaria de tentar entender o que me aconteceu com a ajuda dos companheiros mais experientes deste fórum..pois não gostaria de confiar apenas na info da concessionária...e aqui na minha cidade só tem essa...não tenho muito pra onde correr.....rsrsrsrs...e antes de levar em algum mecânico, também quero ter certeza se preciso arrumar algum estrago e se vai dar pra cobrar que na concessionária me façam de graça, caso eles tenham errado feio com o nível de óleo....

Também é importante ressaltar que ja via alguns casos relatados aqui no fórum do pessoal observando que a moto vem de fábrica com o nível de óleo acima do máximo e outros dizendo que também já tiraram excessos depois de tirar a moto de uma revisão feita em concessionária....

Ah e tb mandei um email pra SAC da yamaha com as indagações....quando me responderem eu as posto aqui....
Editado pela última vez por kablack em 16 Jul 2012, 22:37, em um total de 1 vez.
Razão: Citação da post anterior retirada

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por Kakko » 16 Jul 2012, 22:35

Além de tudo que já foi falado..mencionado....postado...

...dá uma olhada no bloco do motor ali perto da vareta.

Está marcado em relevo o volume que tem que colocar no motor......1350 cm³ :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por souzarosas » 16 Jul 2012, 23:19

foi mal ae kablack...respondi com citação..não vai ocorrer de novo...

Kakko...valeu ae..mas essa parada ae dos 1350 no bloco eu também tinha comentado hoje com o mecânico da concessionária..não tinha postado antes pois o texto ja tava bem extenso......e ele me falou o seguinte: é 1350ml de óleo sem o filtro e 1450ml de óleo com o filtro...

Sinistro??? Ele tá certo???? vou esperar a yamaha responder meu email....

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por Kakko » 17 Jul 2012, 12:48

Como o nosso amigo KBlack já mencionou: siga o manuel e fique tranqulio. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

silvio martins
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por silvio martins » 17 Jul 2012, 14:18

è isso ai!!!!!
oleo demais faz mal.
Nao é recomendado usar

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por souzarosas » 30 Jul 2012, 20:24

Silvio martins..... acho que vc não entendeu direito.......a questão não é sobre usar óleo demais, mas sim se a maneira de verificar está correta....

De qq forma valeu pela contribuição...

Responder